lollapalooza na europaJohannes Riggelsen/Lollapalooza Berlim

Lollapalooza na Europa: Berlim, Paris ou Estocolmo?

Hey, Lolla lovers! Temos notícias pra vocês. Talvez elas sejam boas, talvez nem tanto – depende do ponto de vista da sua conta bancária. A notícia em si é que o Lollapalooza na Europa agora tem três paradas. Além de Berlim (desde 2015) e Paris (desde 2017), também teremos Estocolmo (a partir de 2019).

Se o ponto de vista das suas finanças é aquele sempre verdinho, isso quer dizer que você pode passar o verão europeu inteiro fazendo um mochilão de festivais focado no Lolla. No entanto, se o ponto de vista é aquele vermelho tenebroso, talvez você tenha que fazer muitas considerações para decidir se e em qual Lollapalooza na Europa pode ser melhor investir o suado dinheiro para uma viagem internacional.

Falando do ponto de vista de quem já foi aos três países onde o Lolla tem filiais na Europa – Alemanha, Paris e Suécia, pode ser útil levar em conta a época de cada festival e as características de cada país ao fazer essas considerações.

As características de cada festival seriam fundamentais também. Mas essa parte vou ficar devendo. Por enquanto, só fechei a conta do Lollapalooza na América do Sul – Brasil, Chile e Argentina. (se ajudar, tem um relato de Lolla europeu a partir da experiência do nosso leitor Fábio Arêas, que foi ao Lolla Paris na sua lua de mel)

Lollapalooza na Europa: Suécia, França e Alemanha

Tudo se mantendo dentro do programado e do que vem se repetindo nos últimos anos, a ordem dos Lollas europeus no calendário será a seguinte:

Junho: Lollapalooza Estocolmo, Suécia
Julho: Lollapalooza Paris, França
Setembro: Lollapalooza Berlim, Alemanha

Vou considerar as datas, a logística de voo pra chegar a cada país partindo do Brasil e os custos locais como tentativa de pesar os prós e os contras de cada Lollapalooza na Europa. Aviso que vão entrar em jogo também considerações muito pessoais, e acho que ao final vai ficar claro que eu tenho um destino preferido. O que não quer dizer que é o melhor.

Lollapalooza Estocolmo

Datas

Junho marca o início do verão na Europa, que é também conhecida como a alta temporada no continente. Isso pode ter um peso no preço das tarifas aéreas para a Europa como um todo e também nas tarifas dos hotéis.

Voos

Não há voos diretos do Brasil para a Suécia. Inevitavelmente, vai ser necessário fazer pelo menos uma conexão na Europa pra chegar até Estocolmo, fora uma possível conexão ainda dentro do Brasil dependendo de onde você mora. Além de tornar o voo mais longo, isso pode deixá-lo mais caro também, pois serão mais trechos no mesmo bilhete. Ficar de olho numa promoção de passagens é bem necessário aqui.

Custos

Apenas uma palavra: SOCORRO! A Escandinávia é uma região caríssima em função dos altos impostos que são cobrados da população (que em troca tem altíssima qualidade de vida). Amamos a região, mas a nossa conta bancária não tem condições de amar. Quem acompanha o Festivalando já deve saber disso.

Não se engane ao fazer a conversão de real para coroas suecas. Seu dinheiro pode ir embora fácil, fácil. É preciso planejar muito bem o seu orçamento pra absolutamente tudo por lá para não passar aperto nem se endividar.

Veja onde ficar em Estocolmo e estimativas de quanto dinheiro levar pra Suécia. Temos também dicas de passeios em Estocolmo e também em outra cidade mara da Suécia, Malmö

Lollapalooza Paris

Datas

Se em junho temos o início do verão na Europa, dá para dizer que em julho temos o ~pleno verão em termos turísticos. Um fluxo muito maior de gente viajando e uma quantidade muito maior de eventos e atividades, dentre eles os festivais. É nessa ferveção que o Lolla Paris acontece.

É preciso adicionar ainda o fator “Paris em si”. A capital da França é bastante saturada turisticamente falando e, claro, a lógica capitalista se aproveita disso e a experiência de viagem sofre os efeitos.

Voos

Paris leva vantagem sobre todas as demais no quesito voos, pois a popularidade do destino garante uma maior oferta de voos diretos tanto no que diz respeito às companhias aéreas quanto no que diz respeito às capitais de onde partem os voos. Mais opções costumam ser mais favoráveis ao consumidor. Mesmo assim, aquela atenção com as promoções de passagens é sempre recomendada.

Custos

Paris está longe de ser uma Escandinávia e Suécia da vida em muitos aspectos, inclusive no quesito custo. Mas o apelo turístico, a alta temporada e o euro (cujo céu é o limite numa economia como a brasileira) requerem algumas economias.

Veja onde ficar em Paris. Temos também dicas de passeios e roteiros em Paris e em outras partes da França

Lollapalooza Berlim

Datas

Em setembro, apesar de ainda ser tecnicamente verão, boa parte da poeira da estação já baixou. Os próprios europeus já estão voltando à rotina normal de trabalho e estudos. Além disso, o calendário de festivais já é beeem mais enxuto.

Aquele clima de farra do alto verão dá lugar a uma quase normalidade. Perde-se um pouco o brilho da temporada de festivais, mas ganha-se mais tranquilidade em troca. E umas vantagens financeiras também.

Voos

As opções de voos diretos para Berlim não são tão fartas quanto para Paris. Mas existem, ao contrário do que acontece com Estocolmo. A vantagem real é que, por setembro já não ser considerado mês de alta temporada, a penúria para encontrar passagens com preços pagáveis é menor.

Custos

Das três capitais que recebem o Lollapalooza na Europa, tranquilamente Berlim é a mais barata. Ela ganha, inclusive, de outras capitais super visitadas da Europa. A cotação do euro pode ser um complicador, principalmente porque a gente já não sabe mais onde essa economia brasileira sem freio vai parar. Mas, do que depender de Berlim, você pode conseguir manter seus gastos num patamar razoável.

Veja onde ficar em Berlim e também dicas de passeios e roteiros em Berlim

E aí?

Pensa numa pessoa descaradamente apaixonada por Berlim. Sou eu. Chorei no meu último dia lá porque não queria ir embora. Acho que isso pesa muito quando considero essas três opções de Lollapalooza na Europa e concluo que Berlim parece ser a mais interessante. Não vou nem entrar no mérito de que você pode emendar o Lolla Berlim com a Oktoberfest, em Munique.

Tetando ser mais objetiva, financeiramente falando, continuo achando que a Alemanha é a mais imbatível. O fato de o Lolla Berlim ocorrer em setembro ajuda muito o bolso. O Lolla Estocolmo é o mais complicado de todos, tendo em vista o custo, apesar da Suécia e de toda Escandinávia ser uma experiência turística fantástica. Lolla Paris corre por fora, com alguns poréns, mas com todo charme e apelo que só Paris tem.

Por outro lado, se você não precisa fazer escolhas nem estabelecer prioridades, se joga em qualquer um deles (ou em todos). Porque só mesmo limitações de tempo e dinheiro para fazer a gente preterir um Lollapalooza na Europa por outro. 😛

Pra quem prefere o Lolla mais perto e mais barato, veja o nosso comparativo do Lollapalooza na América do Sul: Brasil x Chile x Argentina

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

2 comments

Add yours

Deixe seu comentário