onde ficar na suéciaKarlshamn, Suécia. PH: Piotr Wawrzyniuk via Shutterstock

Onde ficar na Suécia para o Sweden Rock?

A Suécia, terceiro maior país da União Europeia, é também onde acontece um dos maiores festivais de metal da Europa, o Sweden Rock. Estivemos lá em 2015 e foi uma experiência fantástica. Um dos melhores festivais nos quais já pisamos – aliás, ele é o mais bem ranqueado em nosso Festivalômetro, reinando soberano desde 2015. O festival possui camping, mas muita gente prefere o conforto de uma cama macia. Por isso, decidimos fazer este post sobre onde ficar na Suécia – a princípio, algo que vai orientar quem está planejando a viagem para o Sweden Rock. Mas para quem pensa em viajar pelo país, é claro que o post também vai ajudar a encontrar as melhores possibilidades de hospedagem na Suécia.

Uma vantagem sobre os países escandinavos é o fato de onde quer que você escolha ficar, sempre vai haver mobilidade. Ou seja, não faltam meios de transporte pra você viajar pelas cidades que talvez poderia ter se hospedado. Como o sistema é eficiente e muito farto, não há tantos problemas com relação a horários.

Sabemos que a Escandinávia não é uma região barata. Por isso, a escolha por ficar em um hotel em qualquer um dos países nórdicos é uma escolha que exige planejamento e muita pesquisa. Mas a gente adianta essa pesquisa aqui para você.

Sölvesborg, a cidade sede do Sweden Rock

ponte metálica de solvesborg onde ficar na suécia

Ponte metálica de Solvesborg, Suécia. Ph: Piotr Wawrzyniuk via: Shutterstock

Sölvesborg possui suas origens ligadas à Dinamarca medieval ( sim, Suécia e Dinamarca eram tudo a mesma coisa antes das guerras entre eles). Por isso, a cidade é bem charmosa, com ruelas medievais, casas antigas e uma ruína de um castelo. Ainda há vilas de pescadores muito simpáticas e praias. Imagina tomar um banho no mar Báltico? Dependendo das temperaturas, é super recomendado! A ilha de Hanö é outra parte desta comuna que vale muito uma visita.

Sem dúvidas, a cidade é a primeira opção para muita gente que deseja ir ao Sweden Rock. Mas não se engane. Apesar de parecer a opção mais fácil, dependendo da sua antecedência para fazer a reserva e do seu orçamento, vai ser complicado. Sölvesborg é uma comuna. Ainda que seja a cidade principal do condado de Blekinge, é um lugar pequeno, com possibilidades de acomodação restritas.

Porém, você pode encontrar, desde que reservando com antecedência, propriedades que estão perto da estação ( e essas eu recomendo muito mais do que as outras – este hotel aqui é super perto da estação, e muito bem avaliado. Eu ficaria aí facilmente. A estação te dá mobilidade, é lá que os ônibus do festival vão estar, e também é onde você vai encontrar supermercados e um centro comercial). Outro hotel perto da estação em que eu ficaria é esse aqui, vale a pena reservar, ainda mais se for com antecedência.

As demais acomodações podem ser boas também, desde que você alugue um carro, ou não se importe de caminhar um pouco mais até a estação para então ir ao festival. Há também os Bed and Breakfast que estão relativamente próximos ao festival, o que pode não ser uma má ideia, aqui neste link.

Kristianstad, a cidade histórica mais próxima

Igreja da Santa Trindade em Kristianstad onde ficar na suécia

Igreja da Santa Trindade em Kristianstad.Ph: Sophie McAulay via Shutterstock

A primeira coisa que preciso falar sobre essa cidade é: aprenda a pronúncia para não se confundir ou se perder. É algo um pouco diferente. Quando eu estava no trem indo para o Sweden Rock eu fiquei sabendo porque seguia escutando e lendo as estações. Porém, amigos meus que pegaram táxi tiveram algum problema em entender. É mais ou menos assim /kurianstá/, sacou? rsrsrs

Kristianstad é o segundo lugar mais perto do Sweden Rock -um pouco mais de 20 minutos. Além de ser uma cidade histórica, é preciso reconhecer que em Kristianstad há mais opções de hospedagem perto do centro urbano. E aí também há uma estação de trem que leva ao festival. Ainda existe a opção dos táxis que são regulados em um acordo com a própria organização do Sweden Rock, fazendo uma corrida com preço justo até a cidade.

Algumas acomodações em Kristianstad são ideais para quem viaja com grupo de amigos. Pode-se dividir um apartamento pra sair baratinho para todo mundo. E essa daqui, por exemplo, fica exatamente no centro da cidade! Perto de tudo, inclusive da estação. E ainda está com ótimo preço. Outras opções separamos aqui neste link para você.

Karlshamn é uma opção a pouco mais de 20 minutos de Solvesborg

A segunda cidade mais próxima de Solvesborg é a Karlshamn. Somente 22 minutos, para o norte. É uma cidade com atrativos naturais e culturais, tão bonitinha como Solvesborg e Kristianstad. Mas é uma possibilidade entre as duas, uma opção caso o seu plano A, B ou C tenha falhado. Da mesma maneira, também há boa oferta de transporte e uma estação de trem que vai te levar para perto do festival.

A vantagem de Karlshamn pode ser o preço. Em algumas épocas é possível encontrar preços mais baratos do que as duas outras cidades anteriores. Separamos algumas acomodações aqui que podem ser boas opções para quem quer ir ao festival, ou para quem vai conhecer um pouco da parte sul do país. Karlshamn fica pouco mais de uma hora de cidades muito legais da Suécia, como Lund e Malmo.

Karlskrona é mais distante, mas tem a cidade naval e mais ofertas

karlskrona suécia onde ficar na suécia

Karlskrona, Suécia. PH: Imphoto. Via: Shutterstock

Karlskrona é uma cidade bem maior do que as demais das quais te falamos. Além disso, a maior parte da cidade fica em uma linda ilha, chamada Trosso. A cidade naval de Karlskrona foi construída no século XVII, e hoje é Patrimônio Histórico da Humanidade. Com construções únicas, museus e facinantes histórias para quem gosta dos temas de guerra e militares.

O único problema é que a cidade fica entre 1h e 1h30 de distância do lugar onde acontece o Sweden Rock. No entanto, é uma ótima opção por causa da oferta de lugares que é maior. Consequentemente, os preços também ficam levemente mais baixos do que as outras opções de acomodação. No entanto, o valor do transporte também vai aumentar. Por isso, deve-se fazer a conta direitinho. Pode ser que você esteja somente trocando seis por meia dúzia.

De qualquer maneira, há ótimas opções de hotéis na cidade. Algum deles podem te atender bem, ainda mais se a sua intenção não for ficar o dia inteiro dentro do festival, mas sim fazer turismo na região. Separamos algumas opções interessantes aqui neste link.

Malmö é a princesinha da Suécia e também uma boa opção

Por fim, ainda acho possível ficar em Malmö para os dias de festival. Ou até mesmo em Copenhague, lá na Dinamarca. Mas aí já é assunto para outro post. Malmö está muito perto da Dinamarca, e ainda sim perto de Sölvesborg, onde acontece o Sweden Rock. São 1h30 de viagem. Ou seja, planejando-se bem, é possível ir e voltar todos os dias do festival, pois há ofertas de trem durante a noite ( de forma um pouco mais espaçada, mas há).

Malmö é uma das cidades mais lindas do país. É lá que está a Copacabana da Suécia! Estivemos lá. Há também muitos parques legais, como o Folkets Park, e ótimos lugares para balada e gastronomia. Sobre gastronomia, te damos dicas sobre uma ótima vizinhança aqui, na qual recomendaria muito alguns hoteis que separei neste link.

Outras opções que estão perto da estação e nas partes mais centrais da cidade também são ótimas. Preparamos um guia sobre onde ficar em Malmö com hotéis com conforto e por um preço relativamente menor do que alguns lugares da Dinamarca, por exemplo.

estação triangeln malmo onde ficar na suécia

Triangeln station, Malmo. Ph: Tong Kung. via Shutterstock

O post chega ao final e não falamos de Estocolmo, né? Mas a capital da Suécia é assunto para um post inteiro, inclusive este com um roteiro de turismo musical em Estocolmo. A capital é certamente um dos lugares altamente recomendados para se hospedar no país. No entanto, fica a quase 5 horas de distância do festival Sweden Rock. Por isso, reservamos o espaço só para ela num post com dicas de onde ficar em Estocolmo.

Vai para a Suécia? Então faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

4 comments

Add yours
  1. Renan 31 Janeiro, 2017 at 16:05 Responder

    Estava pesquisando no google maps e tem uma cidade chamada Ronebby, que fica a 40 minutos de carro e 48 de trem até Sölvesborg. Será que se hospedar por lá também seria mais uma opção viável? Suécia e França são os lugares da Europa que mais me encantam. Assim como você sempre fala bem da Dinamarca, eu adoro a Suécia. E tendo Sweden Rock na jogada, melhor ainda. O line do Sweden tá bem legal, mas o do Graspop me chamou bastante a atenção.

    • Gracielle Fonseca 31 Janeiro, 2017 at 20:38 Responder

      Ei, Renan! Olha só, a distância não parece ser ruim. Mas eu geralmente procuro um mapa mais completo de acomodações. Não sei se o google maps mostra todas as acomodações disponíveis. Ou seja, a cidade pode ser perto, mas pode não ter lugar para ficar. Por isso, sugiro você dar uma olhada antes no mapa do booking.com e do AirBNB para ver suas possibilidades nesta cidade específica.=)

  2. Everaldo 26 novembro, 2017 at 11:09 Responder

    Oi, Graci!
    Conforme promessa, em 2018 irei finalmente ao Sweden Rock!
    Devo estar em Copenhague no dia 05 (Maiden toca lá!) e seguir pro festival no dia 06/06… A dica é ir de trem até Malmo, e de lá seguir nos Shutlles do próprio Sweden?
    Ou há roteiro melhor ou mais barato?
    Beijão! Obrigado por soprar e fazer pegar a chama! hehehe

    • Gracielle Fonseca 27 novembro, 2017 at 11:39 Responder

      Everaldo, meu querido!!! Muito feliz por vc! Sua espera valeu a pena pq vc vai pegar um super lineup!! Muito massa, viu? E de quebra vai pegar o Maiden em CPH? Perfeito! Muito bom! Olha só, vc vai de CPH para Solvesborg. Tem trem direto pra lá ( o trem é mais barato doq as excursões que saem de CPH pro Sweden. Pelo menos era em 2015). Aí, vc vai direto de trem ( Oresundtag). Vai descer em Solversborg e na estação mesmo vai ter barraquinhas vendendo o ticket do shuttle pro Sweden. Aconselho vc já comprar a volta. Informe-se com eles sobre horários e pontos de partida dos Shuttle de volta, pq isso às vezes muda. O mais barato é esse caminho mesmo =) Nossa, que demais! Desejo a vc um festival fantástico <3

Deixe uma resposta

Close