Políticas do site

Atualizado em 14/5/22 – Oi, gente. Tudo bem? Esta página explica todas as políticas relacionadas à atividade aqui no Festivalando, tanto no que se refere à orientação da produção do conteúdo quanto as atividades paralelas. Você fica sabendo como é construída a relação com você, que curte o conteúdo do site, bem como com os parceiros.

Política Editorial

O Festivalando é feito por uma jornalista, portanto, não há como fugir dos procedimentos da profissão. Sendo assim, o objetivo é produzir conteúdo orientado pela pertinência, relevância e checagem de informações. Ao mesmo tempo, há a decisão consciente de fugir da linguagem jornalística tradicional, que é mais fria e impessoal.

Como a prioridade é estabelecer um diálogo próximo com você, que gosta do conteúdo produzido aqui, não há motivo para se prender a formalidades, não é mesmo? Aqui a ideia é ter uma conversa com você, mesmo que ela seja virtual. Para que todo mundo fique à vontade, precisamos de um trato: os textos do site expressam a opinião da autora. Não há omissão de opiniões. E sempre há abertura para discussão, mas com algumas regrinhas. Não há tolerância para conteúdos preconceituosos e que não respeitem a diversidade.

Aqui o conteúdo é integralmente autoral, com base nas experiências vividas in loco e apuração de informações. “Ctrl C + Ctrl V” de outros sites ou aquela tradução malandra de um site gringo? Isso você não vai encontrar aqui.

Eventualmente o Festivalando é convidado para algum festival ou recebe apoio para isso – isso está mais detalhado na política comercial logo abaixo, aqui nessa página, mas vale adiantar um ponto: o convite não interfere na opinião sobre o que foi vivenciado, sendo isso feito da maneira mais ética possível, respeitando a audiência, os parceiros comerciais e demais partes envolvidas.

Política de Copyright

Por falar em conteúdo copiado, preste atenção à licença Creative Commons do Festivalando. Ela é uma licença de Atribuição-SemDerivações-SemDerivados (CC BY-NC-ND). Isso quer dizer que ninguém tem autorização para copiar o conteúdo do site sem citar a fonte nem de modificar o conteúdo mesmo quando a fonte é citada. Acima de tudo, não há permissão, em hipótese alguma, de reproduzir o conteúdo na íntegra, a não ser que você peça autorização previamente. Isso também quer dizer que pode haver consequências jurídicas caso você não respeite a licença e o direito autoral. Para saber mais, leia aqui em detalhes as regras da licença.

Política de Comentários

É ótimo quando você vem aqui e deixa um comentário. Se você já percebeu, todos eles são respondidos. Porém, existem alguns tipos de comentários que são excluídos. Isso acontece porque:

  • Eles são ofensivos, agressivos ou preconceituosos
  • Têm conteúdo publicitário
  • Não têm a autoria assumida
  • Não têm ligação direta com o tópico do texto

Comente sempre que quiser, mas lembre-se dessa listinha na hora de deixar sua pergunta, crítica, elogio ou opinião.

Política de conteúdo de terceiros

O conteúdo do Festivalando é autoral e feito unicamente pela autora do site. No entanto, na seção Leito@r Festivaleir@ há conteúdo produzido de forma espontânea, em caráter de colaboração. Lembre que escrever um texto para essa seção não gera nenhum vínculo empregatício ou profissional com o site.

Eventualmente são usadas fotos, vídeos e outros conteúdos de terceiros como ilustração ou apoio. Ou seja, não há cópia ou reprodução de conteúdos de terceiros tampouco a escrita é orientada pelo conteúdo alheio. Quando esse tipo de material é utilizado, há citação de fonte, indicação de créditos e respeito às licenças de uso referentes a esses conteúdos.

Política de Privacidade

Pode assinar a newsletter do Festivalando sem medo. Seu e-mail está aqui guardadinho. Ele é usado como forma de divulgação interna e não é repassado a terceiros nem utilizado para envio de spams.

Periodicamente são feitas pesquisas para entender melhor você. Participa quem quer, mas uma coisa dá para te assegurar: todos os dados permanecem com o Festivalando e são anônimos. Da mesma forma, quando eles são usados para divulgação no mídia kit (apresentação do site para parceiros comerciais), as informações são apresentadas numericamente e não em caráter pessoal.

Quando você escreve um e-mail para o site, o conteúdo dele também está resguardado. Se algum dia for preciso publicar alguma trecho ou a integralidade de algo que você escreveu, pode deixar que você vai receber um contato antes em que será solicitada a sua autorização.

Para terminar, a política de privacidade é ajustada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Você pode ver a política de privacidade em detalhes aqui.

Política Comercial

Festivalando avalia sempre a melhor maneira de produzir conteúdo pertinente que respeite a audiência; que cumpra os acordos com os parceiros comerciais; que satisfaça a sustentabilidade e a saúde financeira do Festivalando para a continuidade das operações; e que preserve a ética nas relações com todas as partes envolvidas. A busca é pela transparência das relações comerciais da seguinte forma:

  • Conteúdo comercial e com fins publicitários é sinalizado com a categoria publieditorial no início do texto, a tag #AD e com esclarecimento destacado no fim do texto. Neste caso, o site recebeu dinheiro para produzir os conteúdos em questão
  • Conteúdo produzido com suporte de empresas parceiras é sinalizado com a tag #AP e com esclarecimento destacado no fim do texto. Neste caso, o site recebeu ajuda de custo para cobrir as despesas totais ou parciais da viagem, como traslado e hospedagem
  • Conteúdo com links de empresas das quais o site é afiliado é sinalizado com a tag #AFF. Nas redes sociais e nos e-mails, estes links virão acompanhados da mesma tag. Atualmente, o Festivalando faz parte dos programas de afiliados das seguintes empresas: Booking.com, Seguros Promo, Passagens Promo, Action Pay (RentCars), Get Your Guide, Melhor Câmbio, Festicket, Civitatis, Viaje Conectado, America Chip, GetMalas, Buser, El Quarto, Real Seguro Viagem e Mobility. Neste caso, quando é efetivada a compra, uma porcentagem do valor da venda é repassada ao Festivalando. As transações comerciais bem como a disponibilização de produtos e serviços por meio desses links é de inteira responsabilidade das empresas ofertantes