festivais em barcelonaPrimavera Sound – Christian Bertrand via Shutterstock

15 festivais em Barcelona para mergulhar nessa cidade que é só <3

Tenho uma dívida com Barcelona. Depois de passar pelo Rock in Rio Lisboa e pelo Download Festival Madrid, encerrei a viagem na Catalunha sem nenhum festival no roteiro. Tinha pouco tempo e preferi me dedicar exclusivamente a Barcelona. Não errei na decisão, pois nem sei definir o tanto que esse lugar mexeu com meu coração. Porém, PRECISO voltar pra vivenciar pelo menos um dos muitos festivais em Barcelona e descontar o pouco tempo que tive dessa primeira vez.

Eu até tinha na manga outras possibilidades de roteiros que incluíam festivais na cidade em outras datas, mas o bolso falou mais alto no arranjo final. Pra não ficar refém de poucas opções da próxima vez, fiz uma pesquisa mais ampla de festivais em Barcelona.

Como não poderia ser diferente de tantas outras grandes cidades europeias, as opções de festivas por lá chegam às dezenas. Filtrei os achados de modo que tivesse alguma variedade no estilo, no tamanho e no propósito do festival. A maioria esmagadora em julho – é quando a coisa FERVE na Europa toda, mas há algumas opções em outros meses também.

Fechei a lista em 15 festivais, que eu arbitrariamente categorizei assim:

Os festivais em Barcelona donos da coisa toda

Não tem como escapar: quando se fala de festivais em Barcelona, há dois nomes que são óbvios, incontornáveis e solidificados. Mais que isso, são dois dos mais representativos festivais europeus da alta temporada:

Primavera Sound

Lineup de babar pra quem é fã de indie e correlatos, referência de festival urbano pra cena inteira e quase duas décadas de história.

Quando: normalmente no fim de maio/início de junho
Mais informações

Sónar

Vanguarda é o sobrenome do Sónar, que desde 1994 foca em tendências da música eletrônica e arte multimídia. Mais recentemente, a vertente vanguardista foi acentuada com um congresso paralelo ao festival que discute criatividade, negócios e tecnologia.

Quando: tradicionalmente em junho, com exceção de 2019, quando será em julho
Mais informações

Os festivais da nova onda

A bolha de festivais não está de brincadeira e tem evento novo nascendo pra todo lado, muitos deles com apelo internacional. Em Barcelona, alguns dos exemplares dessa nova linhagem que surgiu de 2010 pra cá são:

Cruïlla

Aquela combinação que já está virando básica dos festivais: lineup híbrido com os principais nomes da temporada, atividades artísticas paralelas, muitas opções gastronômicas e mercado de criadores independentes

Quando: normalmente em julho
Mais informações

Rockfest Barcelona

Caminha para ser o festival de metal mainstream de Barcelona. São quatro dias de evento e os headliners são “herdados” de festivais como o Graspop, Hellfest e Download.

Quando: normalmente em julho
Mais informações

Vida Festival

Festival com lineup focado no indie que tira partido da sua locação próxima ao mar e áreas de vegetação nativa para se diferenciar. Acontece mais precisamente em Vilanova i la Geltrú, um dos municípios da província de Barcelona.

Quando: normalmente no fim de junho
Mais informações

Paral.lel Festival

A área montanhosa de Barcelona é o cenário deste festival de música eletrônica com foco especial no techno. Acontece mais precisamente em Guardiola de Berguedà, um dos municípios da província de Barcelona.

Quando: normalmente em agosto
Mais informações

Veja também: dicas de onde ficar em Barcelona

Para aproveitar o verão ao máximo

Barcelona é uma cidade quente, úmida, com praia. Tem verão de verdade – o que não se aplica a qualquer lugar da Europa. Alguns festivais se aproveitam deste grande atributo:

The Ark Cruises

O The Ark Cruises é um festival de música eletrônica que acontece a bordo de um cruzeiro que parte de Barcelona com destino a Sète, Ibiza e Mallorca. Precisa dizer algo mais?

Quando: normalmente no fim de agosto/início de setembro
Mais informações

Barcelona Beach Festival

O nome já entrega: um festival na praia. Mais precisamente, o primeiro festival de Barcelona na praia. No lineup, música eletrônica.

Quando: normalmente em julho
Mais informações

Os festivais dos locais

Muitos dos festivais citados anteriormente têm um apelo mais internacional, não só no lineup como também na audiência, mas há também os festivais em Barcelona que, por suas ambições mais locais, têm uma ligação forte com o público da cidade:

ARTeNOU

Com foco na cena eletrônica local e de novidades da cena internacional, o ARTeNOU é um festival inteiramente gratuito que acontece nos arredores de Barcelona.

Quando: normalmente em julho
Mais informações

Altaveu

Com 30 anos de historia, o Altaveu tem uma programação que combina pop, jazz e folk com documentários musicais, feira de discos e palestras sobre música.

Quando: normalmente em setembro
Mais informações

Ripollet Rock Festival

Outro festival gratuito nesse bloco dos locais, mas desta vez o foco é o rock e o hard rock. Acontece desde 1993.

Quando: normalmente em agosto
Mais informações

Barna ‘n’ Roll

Punk, hard core e ska compõem o perfil do Barna ‘n’ Roll, já considerado o principal festival do gênero na região.

Quando: normalmente em julho
Mais informações

MIRA

O MIRA é um festival de artes digitais e música experimental com shows audiovisuais, instaçãoes, exibições em 360º e som em 3D.

Quando: normalmente em novembro
Mais informações

As franquias

Por toda sua importância, mais especificamente no cenário eletrônico, Barcelona também tem em seu calendário de festivais alguns labels que não são originais da cidade, mas migraram pra lá para tirar partido da notoriedade da capital da Catalunha:

DGTL

O festival holandês conhecido por apresentar o que há de mais inovador e avançado sendo produzido na música eletrônica tem sua edição exclusiva em Barcelona.

Quando: normalmente em agosto
Mais informações

UNITE with Tomorrowland

Tecnicamente o UNITE não é um festival, mas sim um evento do Tomorrowland realizado em várias cidades pelo mundo que consiste no livestream do Main Stage do festival belga combinado com atrações locais. Entretanto, vale o registro de que Barcelona é uma das cidades premiadas com a festa.

Quando: normalmente em julho
Mais informações

Além dos festivais, há muito o que fazer na capital da Catalunha. Veja uma lista com 17 passeios em Barcelona

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

1 comment

Add yours

Deixe seu comentário