rock e metal em BruxelasMagasin 4/ Divulgação

Mini roteiro do rock e metal em Bruxelas

Muita gente pensa que, depois de um festival, ninguém quer mais saber de festa e música na cabeça. Só que não é bem assim, meu povo. Principalmente se você vai a um festival em terras estrangeiras e vai ficar por lá para fazer turismo, por mais alguns dias. Aí é que o mosquito do “como será que o povo desta cidade se diverte?” te pica, mesmo. E foi assim que cheguei a esse pequeno roteiro do rock e metal em Bruxelas.

Mesmo achando que o Graspop 2016 tinha sido sensacional, e ainda tendo o Copenhell pela frente, fui picada e tive que dar uma conferida nessa “noite metálica” e roqueira da cidade. Bom, eu sei que nem todo mundo é picado por este mosquito. Nesse caso, para quem vai ficar uns dias na capital belga, antes ou depois do festival, compensa fazer este roteiro de turismo musical básico em Bruxelas. Rola de fazer tranquilo, durante o dia, até mesmo enquanto você dá aquele confere nas atrações “turistonas” da cidade.

Neste mini roteiro do rock e metal em Bruxelas, além de três pubs muito legais, mais o famoso Hard Rock Cafe, há também duas lojas que compensam uma visitinha. Bora?

Celtica – para quem curte rock e cerveja

Depois do Delirium Cafe Bruxelas, este é o lugar que considero mais legal para beber. Bom, a carta de cervejas deles é bem menor, quando comparada com a do Delirium. No entanto, enquanto curte shows ao vivo você  pode tomar , por 3 euros, Duvel e Chimay ( para quem não conhece, deliciosas cervejas belgas). Este foi um dos primeiros lugares em que estive e realmente havia música ao vivo.

O pub tem dois ambientes. O de cima é tipo uma pista, com DJs tocando diariamente. Já no de baixo, rolam os shows, de gêneros variados. Mas, a programação deles é predominantemente rock. Os shows rolam de quinta a sábado, podendo haver algumas apresentações também aos domingos. Vale lembrar que a casa é super central, pertinho da Grand Place e tudo mais. Portanto, além de estar perto de vários hoteis, ainda está muito acessível pelos diversos meios de transporte.

Mais informações 

Rock Classic Bar – “no shit, just good music”

rock e metal em Bruxelas

Rock Classic Bar Hall/Divulgação

O recado já é dado pela direção: “no shit, just good music”. E realmente, a música que se toca por lá honra o aviso. O Rock Classic Bar fica bem perto do Manneken Pis, a estátua do garotinho fazendo xixi. Este talvez seja um dos lugares mais visitados pela galera do rock e metal em Bruxelas, não só por ser em uma região central, mas também porque é um lugar bem interessante.

O bar abre diariamente, de 8 da noite às 6 da matina. É um dos bares de rock mais bonitos que já vi. Quando entramos, parece que estamos dentro de uma igreja antiga, ou de um compartimento de um palácio de outras épocas. As paredes são bem rústicas, mescladas com uma decoração simples e parafernálias de som.

Os preços são um pouco mais salgados que em outros lugares. Mesmo assim, compensa muito a visita.

Mais informações 

Magasin 4 – uma casa de shows bem alternativa

rock e metal em bruxelas

Magasin 4, Bruxelas/ Divulgação

A Magasin 4 é uma casa de shows maior. Nela, você vai sempre poder curtir shows de rock e metal em Bruxelas, além de outros gêneros como punk e indie. O legal é que sempre há shows de bandas internacionais. Assim, você não vai conhecer somente bandas da cena belga. De todos os lugares propostos neste roteiro, a Magasin é a casa mais distante. Ela está na região portuária, próxima ao Rio Senne. Mesmo assim, caso você tenha mais tempo na cidade, compensa muito se deslocar até lá em dia de concertos.

O legal é que tem shows em vários dias da semana. Hoje mesmo, 02/04/18, quando este post entra no ar, vão tocar três bandas de sludge/doom metal (Bell Witch, Monarch e Lethvm), em plena segundona!

Mais informações 

Elektrocution – a loja de discos mais alternativa de Bruxelas

rock e metal em Bruxelas

Elektrocution records/ Divulgação

Esta loja é uma das mais importantes para a cena alternativa de Bruxelas. Não só por vender raridades e selos alternativos de artistas de rock, metal, indie, punk, etc. Mas também, por ser um dos pontos de encontro de musicistas e músicos, e de referência para fãs de música não comercial. Não chega perto, em termos de tamanho, da conterrânea Juke Box . Mas é definitivamente um lugar que curiosos e amantes de música pesada deveriam passar algumas horinhas.

Mais informações 

Hard Rock Market – a “galeria do rock” de Bruxelas

O Hard Rock Market está pertinho do burburinho turístico, muito perto também do Hard Rock Cafe Bruxelas. Apesar de ter esse nome de mercado, e tal, trata-se de uma loja pequena que reúne cds e camisetas de bandas de rock e metal. Compensa a visita, principalmente para colecionadores em busca de edições especiais de cds, e até mesmo modelos de camisas diferentes dos que encontramos por aqui.

Mais informações

Hard Rock Cafe Bruxelas

Todo mundo sabe que cada capital turística tem um Hard Rock Cafe, não é? Com Bruxelas não seria diferente. O Cafe segue o padrão internacional dos estabelecimentos da rede, com mesma decoração e menu bem parecido. Na Bélgica, o que muda é o fato de haver uma maior oferta de cervejas boas. No entanto, o preços não são dos melhores.

Contudo, vale a pena a visita para dar uma olhadinha nos “arquivos musicais” que eles têm nesta filial belga. Há um chapéu do John Lennon, um colar de couro de Jimmi Hendrix, manuscritos de Johnny Cash, John Lennon e Bruce Springsteen, além de uma camisa que pertencia ao Bono e outra camisa de futebol usada por Noel Gallagher.

Mais informações 

Resumo da Ópera do mini roteiro do rock e metal em Bruxelas:

Fizemos este mini roteiro do rock e metal em Bruxelas pra vocês se divertirem mais no pós ou pré Graspop. E o resumo dos lugares onde a gente passou está aqui embaixo, no mapa.

Algumas dicas básicas para quem vai visitar Bruxelas:

Decidiu mergulhar nesse roteiro do rock e metal em Bruxelas? A gente te dá algumas dicas super importantes para você já chegar na Bélgica preparadx. Além disso, fizemos um apanhado com os melhores lugares onde ficar em Bruxelas e também uma lista com sugestões de passeios em Bruxelas.

Apesar de o foco deste post ser o turismo musical, não podemos deixar de mencionar uma das coisas mais legais que fizemos por lá. Trata-se do tour das cervejas Belgas em Bruxelas. É simplesmente demais!

Para planejar tudo para esta sua viagem, damos uma forcinha na organização aqui com a Central de Marcações de viagem do Festivlando. Lá tem promoções de passagens aéreas, hoteis, seguro viagem, e mais.

Por fim, caso esteja nos seus planos dar uma esticadinha em Bruges, também tem seleção de hoteis em Bruges para você.

Vai viajar pra Bélgica? Faça agora o seu seguro viagem. Muitos países europeus barram turistas caso eles não tenham o contrato de seguro viagem em mãos. Vai arriscar ou garantir que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a imigração, ou com sua viagem e até mesmo com a sua saúde? Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento e ainda conseguir até 15% de desconto.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário