guia de viagem para o HellfestHellfest Open Air/Divulgação.

Guia de viagem para o Hellfest

Fizemos um guia de viagem para o Hellfest  pra juntar tudo aquilo que já escrevemos sobre o festival em um só lugar. Assim, aqui neste post, você vai poder planejar passo a passo a sua viagem para o festival. Mesmo para quem ainda não vai este ano, ler este guia é essencial para ajudar a tirar o sonho do papel, #ficaadica 😉

Você quer mesmo fazer uma viagem para o Hellfest?

Há muita gente que fica em dúvida sobre qual festival de metal europeu ir. Principalmente quando se deparam com gigantes como o Wacken, Hellfest e Graspop pra escolher. Por isso, antes de tudo a gente te aconselha ver este comparativo, pra saber se o Hellfest é mesmo o festival no qual você deseja estar 😉 https://www.youtube.com/watch?v=1yu1UUjrmr0

“Valeu, Gra! Mas é o Hellfest mesmo que eu quero!”- Então, só vem:

Pra ficar mais fácil, a gente separou o guia de viagem para o Hellfest em algumas seções. São elas: planejamento,  turismo e check list. Assim, fica mais fácil de navegar, além de poupar o trabalho de quem já tem o planejamento mais adiantado e agora quer algumas dicas de turismo para fazer durante o festival.

Guia de viagem para o Hellfest – Planejamento

1.Money talks $$$

Antes de qualquer coisa, um dos posts mais importantes para o seu planejamento é o quanto custa ir para o Hellfest. Como o próprio título já indica, a gente levanta os custos de viagem para o festival. São três propostas, em que incluímos custos estimados de aéreo, transporte terrestre, ingresso, hospedagem e comida. Além disso, também prevemos o gasto com turismo. Outro post fundamental é quanto dinheiro levar para sua viagem à França. Apesar de parecer se tratar da mesma coisa, o “quanto custa” e “quanto dinheiro levar” são muito diferentes. Explico: “quanto custa” é uma visão global dos seus gastos. Já o “quanto dinheiro levar ” te orienta sobre o dinheiro em espécie necessário para a sua viagem, bem como as formas aconselhadas de diversificação das suas reservas financeiras para essa viagem para o Hellfest.

2. Logística

Fundamental no planejamento de viagem, a logística vai te ajudar a não ficar igual barata tonta, nem gastar mais do que deve. Assim, aqui é o momento de se perguntar: minha viagem para o Hellfest vai ser feita via Nantes ou via Paris? Ou seja, em qual aeroporto vou chegar e quanto isso pode impactar meu orçamento? O post com a minha experiência foi este aqui. Mas só você poderá decidir a sua situação. Assim, antes responda às seguintes perguntas: quero fazer turismo em Paris, ou vou me concentrar apenas em Nantes? O voo da minha cidade no Brasil fica mais barato quando eu saio de Nantes ou de Paris? E caso fique mais barato saindo de Paris, compensa o valor e tempo de deslocamento até Nantes? https://www.youtube.com/watch?v=0g0KW4sPw9Y&t=327s Então, depois de decidir qual vai ser a melhor opção de chegada à França, o próximo passo é saber onde ficar, pois acomodação para o Hellfest é sempre uma questão um pouco problemática (caso você queira muito ficar em Clisson). Da mesma maneira, você também vai ter que se fazer algumas perguntas: vou fazer ou não turismo em Nantes ou Paris, ou nas duas cidades? Ou não farei turismo algum e vou somente acampar no festival? Isso importa muito, pois vai definir os locais onde você terá que fazer reserva de hotel. Depois de responder essas questões:

  • Leia nossas dicas para saber onde ficar em Clisson
  • Saiba onde ficar em Nantes, a cidade base mais comum para brasileiros que vão ao Hellfest.
  • Leia nossas indicações de hotel em Paris
  • Caso você tenha decidido acampar no festival, existe a opção inclusa no ingresso e gratuita. Mas, você também pode optar pelo easycamp, pagando 150 euros pra ficar numa tenda montada e com kit de camping básico.

Guia de viagem para o Hellfest – Turismo

onde ficar em Clisson

Clisson, França. PH: Svetlana Bondareva via
Shutterstock

Uma viagem para o Hellfest vai sempre oferecer uma oportunidade turística de brinde. Isso porque a região onde o festival fica é muito propícia pra isso. Além do mais, não está tão longe de uma das capitais europeias mais visitadas do mundo. Caso você fique só na região de Clisson e Nantes, a gente te dá dicas do que fazer nos intervalos do Hellfest. Mas se o seu interesse é Paris, aí não faltam dicas. Inclusive, tem um roteiro de turismo que eu fiz na minha viagem para o Hellfest e aconselho muito que façam. Porém, um dos passeios merece especial atenção: o cemitério de Paris. Lá estão enterrados artistas como Jim Morrison, por exemplo. Outra atração que é de arrepiar são as catacumbas de Paris.

Conhecendo mais a França

Ainda acho que quem puder deveria aproveitar a viagem para o Hellfest para conehcer melhor a França. Por exemplo, alugar um carro e viajar pelo interior francês. Ainda, para quem é aventureirx, é possível emendar o camping do festival com camping pelo país, por exemplo. Veja aqui onde acampar na França.

Guia de viagem para o Hellfest – Checklist

quanto dinheiro levar para o Hellfest

Official Hellfest

Depois de ter a sua viagem para o Hellfest organizada, é super importante fazer um checklist para facilitar a sua vida no dia. Nós fizemos um post com o checklist completo do Hellfest. Mas vou aproveitar para destacar algumas partes que são cruciais:

#1- Esquematizar o transporte terrestre

Pra quem vai precisar se deslocar entre Paris, Nantes e Clisson, ou apenas de Nantes a Clisson as dicas são:

  • Confira os horários do transporte público francês e compre tickets para os trens antecipadamente. Muita gente recomenda que os tickets dos trens tanto de ida quanto de volta para os principais aeroportos sejam comprados com antecedência, uma vez que costuma a acontecer certo tumulto nas bilheterias por conta do hellfest, e às vezes você pode acabar se atrasando para o check in etc. Para planejar ou comprar seus tickets, acesse o site da SNCF.
  • Quem vai precisar de shuttle bus do festival: em casos especiais, como quem vai precisar voltar do festival direto para a estação e/ou aeroporto de Nantes outro dia que não seja o final do festival pela manhã. Nesse caso, é preciso escrever um email para [email protected]  e pedir a reserva do seu lugar no ônibus. Pra quem chega à noite em Nantes, depois do início do festival, também será necessário reservar antes.
  • Tanto para quem tem base na estação de Nantes quanto para quem tem base em Clisson, haverá shuttle bus disponível sem a necessidade de reservas, todos os dias. Só é preciso ficar atento para separar a grana ou, se possível, comprar todos os tickets necessários antecipadamente. De qualquer forma, para quem está em Clisson, lembre-se de separar no mínimo 2 euros para cada viagem. Já para aqueles que estão em Nantes, separar de 10 a 15 euros para cada viagem ( 10 para as viagens até 20h e 15 para depois desse horário).

#2 – Registre sua conta cashless do Hellfest e carregue a pulseira

Sem fazer ativar uma conta cashless vinculada à sua pulseira, você não poderá comprar comida e bebida dentro do festival. Portanto, faça o registro e a carga o quanto antes. Você deverá entrar neste link, fazer uma conta que será vinculada automaticamente à sua pulseira do festival no dia do check in, ou seja, na troca do voucher pela pulseira. E eu aconselho extremamente que você faça a carga da pulseira com dinheiros desde casa. Pois as filas da recarga do casheless no festival são indecentes e meio insuportáveis sob o sol de 40 graus. Também pelo app do Hellfest é super fácil fazer a recarga. Eu super recomendo estar logado nele, inclusive. Basta ir em “My account”, “Cashless” e fazer a recarga com o código impresso em seu voucher de ingresso.
Caso tenha mais dúvidas, não hesite entrar em contato com a equipe cashless por este email .

#3 – Baixe o app do festival

O app do festival ajuda você organizar sua vida dentro do festival em vários sentidos. Primeiro, ele é o canal mais rápido de avisos importantes enquanto o festival rola. Segundo, ele tem o mapa do local e a grade de horários dos shows. Além disso, também se pode encontrar amigos pelo aplicativo etc. Você pode baixar gratuitamente aqui ou aqui.

Uma playlist do primeiro Hellfest, que rolou em 2006:

Pra fechar nosso papo, que tal voltar aos primórdios do festival. A primeira edição do Hellfest foi nesse clima da playlist. Desde então, o festival só vem se aprimorando. Até que chegou ao status de um dos maiores festivais de metal da Europa. Longa vida ao Hellfest Open Air!

Planejando sua viagem para a França?

1. Veja as ofertas de passagem para a França e outros destinos. 2. E não se esqueça de fazer o seu seguro viagem, para garantir sua entrada na Europa sem problemas e evitar complicações durante a sua estadia. 3. Ah, caso ainda não conheça a Melhor Câmbio, faça um teste comparando as diversas casas e tarifas em um só lugar.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário