quanto custa ir para o hellfestDivulgação Hellfest

Quanto custa ir para o Hellfest?

O Hellfest há muito tempo virou um objeto de consumo entre os festivais de metal. Portanto, caso ele também faça parte do seu sonho, nada melhor do que começar o seu planejamento sabendo quanto custa ir para o Hellfest.

Além de sempre ter uma curadoria de lineup que agrada uma vasta audiência headbanger, o festival ainda acontece em Clisson, na França, uma cidade cheia de encantos turísticos, que fica perto de outras lindas, como Nantes e  Paris.

Fomos para o festival em 2015, e vivemos o céu e o inferno no Hellfest. Afinal, nada é perfeito. Mas a sensação que ficou no geral é que este é um dos maiores e melhores festivais que alguém pode visitar na Europa. Já falamos por alto sobre os custos de se escolher vôos que vão direto para Nantes, cidade mais próxima de Clisson, ou aqueles que passam por Paris.  Também demos várias dicas para você planejar bem a sua ida ao festival. Mas, ainda faltava fazermos uma estimativa de custos completa. Então, agora não falta mais =)

Quanto custa ir para o Hellfest?

hellfest

Como falamos rapidamente em outros posts, quanto custa ir para o Hellfest vai depender se você escolhe fazer sua viagem via Nantes ou Paris. Além disso, se você vai querer ficar no camping comum, no easycamp ou ficar em hotéis. Ainda, é preciso saber a sua disposição para fazer turismo em Nantes ou Paris ou em ambas as cidades, para aproveitar a oportunidade da visita, não é?

Antes de ler cada propsota de orçamento pro Hellfest:

  • Primeiramente, saiba que estes cálculos são uma estimativa. Ou seja, uma aproximação que pode variar muito de acordo com o perfil viajante de cada um;
  • Em segundo lugar, nós fizemos os dois cálculos mais econômicos com base em valores médios de passagens aéreas de Brasil para Nantes ( maior cidade mais próxima ao local do festival). Também é possível e pode ser relativamente mais barato viajar via Paris, como será explicado adiante;
  • As modalidades que incluem estadia em hotel refletem o menor preço de acomodação encontrado no Booking.com.
  • Por fim, os cálculos foram feitos com base na cotação do euro em 20/01/2019

Quanto custa ir para o Hellfest: econômico

Nesta categoria a gente prevê que você vá gastar apenas para se locomover do aeroporto de Nantes até a cidade mais próxima, e da cidade mais próxima até o festival. Assim, não estão previstos deslocamentos turísticos para Nantes, por exemplo. Assim, o valor do transporte inclui apenas os ônibus dos trajetos hellfest – Nantes e Nantes – aeroporto.  Contudo, isso não te impediria de conhecer a cidade de Clisson, igualmente linda, durante os dias de festival. É possível caminhar a pé por lá ;).

Neste sentido, a gente traz como proposta somente a sua ida ao festival com estadia no camping comum. Caso seja uma possibilidade ficar em um easycamp ( camping pronto, com tenda, colchões etc), acrescente ao seu cálculo 650 reais de hospedagem. [Lembrando que você precisa reservar o camping especial com antecedência no site do festival].

Como estamos falando de algo bem econômico, a comida será comprada em sua maior parte em supermercados. Assim, está prevista uma refeição quente dentro do festival (que vai custar em torno de 35 reais para além daquilo que você comprar no mercado). Bebidas também são limitadas, já que o orçamento é baixo. Vale lembrar que o custo médio de uma cerveja dentro do festival é de 23 reais por 600 ml. Rrefirgerantes e vinhos, custam em torno de 12,50 reais. Também a água é neste valor, mas eles colocam vários bebedouros no festival. Então, enfie sua cara na água de graça, meu bem!

quanto custa ir para o Hellfest

Quanto custa ir para o Hellfest: econômico+ turismo

Esta segunda proposta de gastos no Hellfest envolve a estadia em Nantes por mais 3 dias, além dos dias do festival. A gente considera Nantes uma cidade muito incrível pra deixar de conhecer. Então, é possível calcular a ida ao festival e ainda turistagem em Nantes sem que isso pese muito no seu bolso.

Veja nossas dicas de hospedagem em Clisson e Nantes;

Neste cálculo, o preço da passagem também considera sua chegada via aeroporto de Nantes. Além disso, inclui 3 diárias de hotel e alimentação na cidade. Além disso, o transporte também fica um pouco mais caro. Pois para conhecer melhor tudo o que Nantes oferece, é preciso usar o sistema de transporte de lá, já que as distâncias são relativamente grandes.

quanto custa ir para o hellfest

Quanto custa ir para o Hellfest: ostentação

A gente chama esta categoria de “ostentação” pois não é sempre que cabe no orçamento viajar para um festival e ainda fazer turismo. Ainda mais quando envolve capitais badaladas, como é o caso de Paris.

Mas, na verdade, esta é uma proposta relativamente enxuta, já que não prevê grandes gastos com alimentação e estadia além daqueles já previstos nas demais categorias. No entanto, é um roteiro que inclui turismo em Nantes, por dois dias, além de três dias em Paris.  Ainda, é uma proposta que visa situações mais confortáveis, como comer mais vezes em restaurante, por exemplo.

Veja nossas recomendações de hotéis em Paris

Uma outra diferença a ser ressaltada, também, é que aqui faz-se a chegada na França via Paris. Portanto, o custo do transporte de Paris até Clisson vai subir, além do custo de deslocamento terrestre turístico em Paris e Nantes. Porém, o custo do aéreo cai um pouco, já que os voos para Paris costumam ser mais baratos e terem mais promoções do que aqueles via Nantes.

quanto custa ir para o hellfest

Para mais detalhes sobre gastos diários, veja nossas estimativas de quanto dinheiro levar para a França

Agências de turismo

Algumas agências costumam ter pacotes legais, que oferecem conforto e praticidade para os que podem pagar pelos preços. Mas, é preciso sempre ter cuidado e buscar referências desses serviços antes de contratar uma excursão. Recomendamos checar com o Ministério do Turismo. Ou então, com pessoas que já fizeram viagem com as companias que oferecem pacotes para o Hellfest. Eu dificilmente contrataria um serviço desses, pois sei que ir para festivais por conta própria pode ser bem mais econômico, como postamos acima.

Mas, para quem está inseguro em ir sozinho, às vezes as agências podem ser uma boa opção. No caso do Hellfest 2019, fiz alguns orçamentos e vi que as excursões ficam entre $4.600 reais sem passagem aérea e  até $20.000 reais para pacotes com passagens aéreas e turismo. São mais comuns as propostas incluindo turismo em Paris.

Porém, é importante pesar muito bem se compensa ou não, pois além de serem mais caros, esses pacotes não incluem a sua alimentação.

Em todas as simulações de orçamento acima, lembre-se de incluir o custo do seguro viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa e se você não tiver um, será barradx na imigração. Faça aqui o seu seguro viagem. Você vai poder comparar os valores entre várias seguradoras e encontrar o melhor preço, além de conseguir um desconto.

Sirva-se: tabela de preços aproximados de produtos

Para você ter uma ideia mais detalhada dos gastos com comida no Hellfest, fizemos essa tabela para te mostrar a média dos preços praticados dentro do supermercado local, como também em algumas das tendas de comidas dentro do festival (EM EURO):

[Att: esta tabela foi feita em 2015. Contudo, os preços nos supermercados frances sofreram leves variações, que de uma forma geral estão na média feita a partir da coleta de informações feitas naquele ano]

quanto custa ir para o hellfest

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

4 comments

Add yours
  1. Patricia 19 março, 2019 at 21:45 Responder

    Olá Gracielle
    Vou para o hellfest porém os ingressos esgotaram no site oficial.
    Você tem uma dica de onde comprar agora com segurança?
    Consegui comprar o do knot fest oficial, mas agora quero o do hellfest só pra domingo.
    Tem alguma dica?
    Obrigada

  2. Patricia 21 março, 2019 at 11:55 Responder

    Deixa eu te fazer outra pergunta, ficarei em Nantes e vou de carro para Clisson, tem lugar para deixar o carro lá no hellfest ou ainda assim tem que pegar o ônibus até o festival?
    Gracielle me dá dicas pra chegar no hellfest!
    Beijooooo

    • Gracielle Fonseca 27 junho, 2019 at 11:55 Responder

      Poxa vida, Patrícia! Vi sua pergunta um pouco tarde demais. Desculpa! Mas é o seguinte, este ano foi a primeira vez que fui de carro para o Hellfest. E de fato não rola de chegar lá na porta do festival com carro. Tem que deixar em um estacionamento um pouco mais afastado. Mas sim, tem lugar ( o que você já deve ter visto, foi mal pela lerdeza aqui!). Beijos! E conta aí como foi o festival?

Deixe seu comentário