Atualizado em 5/8/2022 – Se você tem dúvidas sobre o Rock in Rio, o Festivalando tem as respostas. Nesse super FAQ do Rock in Rio, você esclarece pontos importantes sobre ingressos para o festival e como organizar a sua viagem para o Rio de Janeiro. Tem ainda duas seções só com informações práticas sobre a Cidade do Rock: uma com dicas para você preparar sua chegada e outra com toques para aproveitar o festival.

Para agilizar, você pode clicar nos tópicos do índice abaixo para ir direto para um assunto específico.

1. Ingressos

Ingresso digital
Promoções
Venda extraordinária
Rock in Rio Club

2. Preparativos

Custos de viagem
Hotéis para o Rock in Rio

3. No dia do festival

Transporte
Documentos de meia-entrada
Itens permitidos e proibidos
Abertura dos portões
Classificação
Protocolos

4. Dentro da Cidade do Rock

Line up e horários
Preços
Dicas gerais para aproveitar

1. Ingressos

Como vai ser o ingresso do Rock in Rio 2022? Pulseira? Voucher impresso?

O ingresso do Rock in Rio 2022 será totalmente digital. Isso significa que não há nada para você receber em casa ou retirar em um ponto físico como em anos anteriores. Você poderá acessá-los pelo seu smartphone, através da conta da Ingresso.com.

De acordo com o Rock in Rio, o ingresso em formato digital desenvolvido para esta edição é “anticópia, 100% digital, com bloqueio de utilização duplicada e compatível com a grande maioria dos smartphones do mercado”.

Como ativo o meu ingresso digital?

Há procedimentos um pouco diferentes de ativação caso você tenha na sua conta da Ingresso.com ingressos que vão ser usados só por você ou também por outras pessoas. Para ativar os ingressos que serão usados por você:

  • Instale o app Carteira do Google/Apple
  • Faça login na sua conta da ingresso.com no celular
  • Escolha o ingresso e clique em Salvar no Smartphone
  • Insira seus dados
  • Clique em Adicionar à Carteira

Comprei o ingresso para mim e para outras pessoas. Como será a entrada com o ingresso digital?

Você poderá fazer a transferência para as pessoas que vão te acompanhar, mas para isso elas precisarão criar uma conta na Ingresso.com. Outra opção é manter todos os ingressos no seu smartphone, porém, nesse caso, todas as pessoas precisam estar presentes no mesmo momento para entrada na Cidade do Rock.

Para permitir que cada pessoa cadastre o seu próprio ingresso no próprio smartphone, faça o seguinte:

  • Faça login na ingresso.com no celular
  • Escolha o ingresso e clique em Transferir
  • Informe o email da pessoa que vai usar o ingresso (precisa ser o mesmo cadastrado na ingresso.com, caso a pessoa já tenha uma conta no site. Se ela não tiver, basta criar uma conta com o email informado na transferência)
  • Aguarde o código que será gerado e envie para a pessoa

Na sequência, a pessoa deve repetir os passos do item acima para salvar o ingresso no próprio smartphone.

É possível revender  o ingresso digital e repassá-lo para outra pessoa?

Sim. A transferência do ingresso digital em caso de revenda também deve ser feita via Ingresso.com, e será preciso que as duas pessoas, tanto o comprador original quanto quem está recebendo o ingresso, tenham uma conta no site para a realização da transferência.

IMPORTANTE: Só é possível fazer a transferência uma única vez, do comprador original para uma outra pessoa. Do mesmo modo, a pessoa que recebeu o ingresso só tem a opção de “devolver” o ingresso para o comprador original.

Recebi a transferência do ingresso digital. Como faço para ativar o meu ingresso?

Siga os passos abaixo:

  • Acesse ou crie uma conta na ingresso.com com o email usado para fazer a transferência
  • Aceite o ingresso na aba Rock in Rio
  • Insira o código informado por quem fez a transferência
  • Repita os passos informados no tópico “Como ativo o meu ingresso digital?”, logo acima

Se eu comprar o ingresso digital de outra pessoa, corro risco de levar um golpe?

O Rock in Rio informa que a tecnologia do ingresso é anticópia, mas ao mesmo tempo recomenda o cuidado com o repasse de imagens e dados do ingresso, pois isso pode abrir espaço para fraudes. Portanto, assim como em qualquer outra transação feita por terceiros, fora dos canais oficiais, há riscos envolvidos e cabe a você decidir se quer corrê-los ou não.

promoções de ingressos para o rock in rio 2022
Wesley Allen/I Hate Flash

Ainda tem chances de conseguir ingressos para o Rock in Rio 2022 de um jeito seguro?

Você pode tentar a sorte nas promoções realizadas por patrocinadores do festival. Confira a lista com as promoções do Rock in Rio 2022 que estão ativas.

Ainda tem chance de novos ingressos serem vendidos oficialmente?

Sim, mas em uma quantidade muito pequena. Nas edições anteriores, ocorreu a chamada venda extraordinária. Ela consiste basicamente em ingressos comprados na pré-venda ou venda geral cuja transação foi cancelada ou não foi aprovada.

Normalmente, a venda extraordinária do Rock in Rio acontece em agosto, mas vale ficar de olho nos canais oficiais do festival para qualquer novidade. Mais uma vez, vale reforçar que o número de ingressos nesta etapa é bastante limitado. Consulte aqui todas as formas de conseguir ingressos para o Rock in Rio.

O que é o Rock in Rio Club?

O Rock in Rio Club é um serviço que oferece vantagens como acesso à pré-venda e benefícios dentro da Cidade do Rock. Você não consegue mais se associar ao Rock in Rio Club para aproveitar os benefícios no festival em 2022, mas logo após o fim do evento começarão as vendas de novas cotas para a próxima edição do festival. Saiba mais sobre o Rock in Rio Club.

2. Preparativos

É muito cara uma viagem para o Rock in Rio?

Caro é um conceito até certo ponto relativo, mas o fato é que não é possível cravar um valor fechado do custo dessa viagem. O tipo de hotel que você escolhe, a distância que você vai ter que viajar, as datas que você faz a reserva de hotel e compra as passagens e as suas preferências de conforto e hábitos de consumo interferem no valor final. Se você quiser ter um ponto de partida, pelo menos, pode ver as estimativas de quanto custa uma viagem para o Rock in Rio.

Onde se hospedar no Rio durante o festival?

Para encurtar o deslocamento, ficar na Barra é a melhor opção. Já para aproveitar o Rock in Rio e também fazer turismo na cidade, pode ser interessante ficar nos bairros mais turísticos da zona sul. Veja essa lista de hotéis na Barra perto do Rock in Rio. Todos são hotéis em que eu fiquei em edições anteriores, e também a minha escolha para 2022.

Tem também uma seleção geral de hotéis bem pertinho da Cidade do Rock e no Recreio, outro bairro mais próximo do festival, fora a Barra. E tem uma seleção geral de hotéis em outros bairros no Rio de Janeiro.

3. No dia do festival

ônibus rock in rio primeira classe
Helena Yoshioka/Divulgação

Como chegar na Cidade do Rock?

O acesso à Cidade do Rock e arredores nos dias de festival só é possível por meio do ônibus coletivo Rock Express, combinado com metrô, ou ônibus Primeira Classe, o serviço de transfer oficial do Rock in Rio. Nos dias de festival, o serviço de ônibus Rock Express vai sair direto da estação Jardim Oceânico para a Cidade do Rock, com uma parada apenas na estação Alvorada. Para chegar à estação Jardim Oceânico, basta usar o metrô. Para mais detalhes do trajeto, veja o guia de como chegar no Rock in Rio.

Na volta – e somente na volta – a organização disponibiliza pontos de táxi e de Uber.

O que é o Rock in Rio Primeira Classe?

O Rock in Rio Primeira Classe é um serviço de ônibus executivo que parte de diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro e também de Niterói e Petrópolis direto para a Cidade do Rock. Se quiser, você pode usar o serviço somente na ida ou somente na volta. De todo modo, é preciso comprar antecipadamente a passagem, que custa R$ 125 por dia. Para mais detalhes, leia o texto completo sobre o Rock in Rio Primeira Classe.

Qual documento apresentar para comprovar a meia-entrada?

O documento a ser apresentado para comprovar o direito à meia-entrada depende do tipo de beneficiário:

  • Maiores de 60 anos: documento de identidade oficial com foto
  • Estudantes: Documento Nacional do Estudante (DNE), emitido pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, conforme modelo único nacionalmente padronizado. Boleto bancário ou comprovante de mensalidade não serão aceitos
  • Jovens pertencentes a famílias de baixa renda (15 a 29 anos): Carteira de Identidade Jovem emitida pela Secretaria Nacional de Juventude e documento de identidade oficial com foto
  • Professores e profissionais da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro: carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Profissionais das instituições de ensino estadual e da rede privada: contracheque ou carteira funcional emitida pelo respectivo órgão empregador e documento oficial emitido pelo órgão responsável
  • Menores de 21 anos: carteira de identidade ou documento com foto válido
  • Pessoas com Deficiência: Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013
  • Acompanhante de Pessoas com Deficiência: Declaração da necessidade de acompanhamento, disponível em rockinrio.ingresso.com

Pode entrar com comida no Rock in Rio?

Sim, desde que respeitado o limite de 5 itens por pessoa e preferencialmente:

  • Alimentos industrializados devidamente lacrados (biscoitos, torradas, barras de cereal etc.)
  • Frutas cortadas e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida, do tipo zip lock
  • Sanduíches acondicionados em embalagem transparente e não rígida, do tipo zip lock

O que não pode levar para o Rock in Rio?

Esta é a lista de itens PROIBIDOS no Rock in Rio:

  • Garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material (exemplos: garrafas de água mineral, squeezes etc.), exceto garrafas plásticas para consumo de água, desde que sem tampa. A tampa poderá ser retirada pela segurança na entrada ou em qualquer local do evento (há bebedouros dentro da Cidade do Rock);
  • Embalagens rígidas e com tampa (exemplo: potes de plásticos do tipo tupperware);
  • Latas;
  • Capacetes;
  • Armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo (facas, canivetes etc.);
  • Cadeiras/banquinhos;
  • Guarda-chuvas;
  • Objetos pontiagudos;
  • Objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha);
  • Fogos de artifício, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie;
  • Objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente);
  • Bebidas (em qualquer tipo de recipiente);
  • Skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não;
  • Isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem;
  • Bastão de selfie (extensor para tirar autorretrato);
  • Itens que possam ser utilizados para marketing de emboscada;
  • Substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilegais;
  • Bandeiras ou cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais;
  • Drones de qualquer tipo.
festivais no brasil em 2019
Paixão, I Hate Flash/Rock in Rio

Quando são abertos os portões?

Os portões são abertos às 14h. Membros do Rock in Rio Club podem entrar 30 minutos antes. O horário limite de entrada na Cidade do Rock é 1h da manhã.

Qual a classificação etária do Rock in Rio?

A classificação é 16 anos. Menores de 16 podem entrar desde que acompanhados dos pais ou responsáveis legais (ascendentes ou colaterais até o 4º grau). Os adultos acompanhantes devem entregar o termo de responsabilidade do acompanhante disponível em “Informações sobre menores” no site de compras do Rock in Rio 2022 ou inscrevê-lo no Ponto de informação na Cidade do Rock.

Quais vão ser os protocolos de entrada relacionados à pandemia?

Os protocolos serão aqueles vigentes no período de realização do festival, portanto, é preciso aguardar as datas próximas ao evento para as orientações oficiais.

4. Dentro da cidade do Rock

Qual a programação diária e horário dos shows?

Os shows começam pouco após a abertura dos portões e vão até de madrugada. Os horários serão divulgados próximo às datas do festival, mas você já pode consultar o line up completo do Rock in Rio por palco e por dia.

Quais são os preços de alimentos e bebidas dentro da Cidade do Rock?

Os valores só são conhecidos na semana em que começa o Rock in Rio, durante o preview, o evento teste que é feito para convidados, imprensa e membros do Rock in Rio Club. É possível, porém, ter uma referência de valores consultando os preços de comida e bebida no Rock in Rio 2019.

rock in rio 2021
Wesley Allen/I Hate Flash

Como aproveitar todas as atrações da Cidade do Rock?

São muitas atividades no Rock in Rio além dos shows, por isso pode parecer difícil escolher o que fazer. Informe-se antecipadamente sobre os tipos de atrações disponíveis e avalie o que te interessa ou não. Com base nisso, tente encaixar algumas atividades nos horários em que não tiver shows que te interessam. Veja aqui algumas dicas para aproveitar um dia na Cidade do Rock.

É fácil conseguir ir nos brinquedos?

Hmmm… Não exatamente. Possível é, mas vai te tomar tempo de espera nas filas e alguma paciência. Observe o tamanho da fila e avalie, no momento, se é ok ou não para você abrir mão de outras atividades para esperar chegar a sua vez de se divertir nos brinquedos.

Dá para conseguir grade?

Dá, mas todo mundo sabe que ficar na grade é uma questão de esforço e tempo dedicado. Por isso, quem chega com esse foco e abre mão do resto do festival para ficar grudado no palco tem chances muito maiores de conseguir um lugar melhor. Se você quer ficar na grade e também circular pela Cidade do Rock e aproveitar outras atrações, vai precisar contar com a sorte e com a boa vontade de quem está perto do palco para conseguir passagem.

Uma estratégia, nesse último caso, é tentar se deslocar quando termina um show, já que muita gente sai e pode liberar algum espaço. Mas tenha em mente que, para os shows de determinados artistas, o público pode começar a se concentrar horas e horas antes, havendo pouca liberação de espaço. Não tem como saber isso de antemão, então será necessário continuar contando com a sorte e as circunstâncias de cada dia.

Como alternativa à grade, considere tentar assistir o show pelas laterais. Normalmente, pelo menos no Palco Mundo, a lateral direita do palco costuma ter um espaço razoável para ficar relativamente perto do palco, ainda que de lá você veja o show de lado.

Crédito da imagem principal: Marcelo Mattina

Leave a comment