viajar para o wackenWacken Open Air. Pic: Wacken/ Divulgação

Quanto custa viajar para o Wacken Open Air

O Wacken Open Air pode ser consagrado como a primeira Meca do heavy metal. Desde a sua criação, no início dos anos 90, o festival teve um crescimento progressivo, computando hoje 80 mil visitantes a cada ano, vindos de todo o mundo. Por isso, o Wacken é um dos festivais mais importantes para a comunidade headbanger. Sendo assim, o sonho de peregrinação é de muitos metalheads, assim como era o meu, finalmente realizado em 2014 quando a gente começou a nossa aventura Festivalando pelos festivais do mundo inteiro. Viajar para o Wacken é sonho de muita gente. Mas nem sempre a economia do nosso país nos encoraja a fazê-lo. No entanto, a Alemanha não é um dos destinos mais caros. O festival também mantém preços de ingressos e de consumo interno na média dos demais grandes festivais do mundo.

Como todo e qualquer festival, o Wacken Open Air exige planejamento antecipado. No caso de muita gente ainda não saber por onde começar, uma estimativa de gastos sempre cai bem, não é mesmo? Por conta desta imensa demanda de bangers que querem muito dar um pulinho nas holy lands do Wacken é que a gente resolveu fazer esse post, com três possibilidades de gastos que vamos explicar a seguir.

wacken open air

Wacken Official Press. Photo: Thomas-Battermann

Quanto custa viajar para o Wacken Open Air?

A gente precisa conversar sobre algumas considerações importantes antes de partirmos para os números do orçamento Wacken:

  • O primeiro cálculo foi feito para uma viagem de quatro dias, sendo três dias para o festival + um dia para ver minimamente como é Hamburgo
  • O segundo cálculo foi feito para uma viagem de cinco dias, sendo três dias para o festival + dois dias de turismo em Hamburgo
  • O terceiro cálculo foi feito para uma viagem de oito dias, sendo três dias para o festival + dois  dias de turismo em Hamburgo + três dias de turismo em Berlim
  •  Para o roteiro ‘ostentação’, contou a comodidade de ter um transporte independente via aluguel de carro para todos os dias de estadia, e uma acomodação de três  estrelas em Hamburgo e Berlim
  •  Os valores de transporte para os roteiros pé de chinelo e econômico consideram o traslado necessário do aeroporto à estação de Itzehoe. É lá onde ficam os ônibus especiais do Wacken. Também consideram deslocamentos internos em Hamburgo.
  • O valor da alimentação leva em conta três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).
  • O valor da hospedagem é o mais baixo encontrado no Booking. Não são levados em conta outros fatores que interferem na escolha da acomodação, tais como qualidade do hotel/hostel, avaliações de outros clientes, etc
  • O valor da passagem é uma média padrão. É importante considerar também que para o Wacken você pode fazer seu arranjo aéreo para Berlim ou para Hamburgo. Apesar de Hamburgo ser a cidade mais próxima, às vezes você decide começar sua viagem por Berlim para turismo, chegando até Hamburgo de trem depois.

    Fique de olho nas promoções também. Inclusive, você pode criar alertas para receber notificações de promoções de passagem

wacken open air

Wacken Open Air 2014. Official Press. Photo: Marco Sesche.

Importante lembrar na hora de fazer o seu orçamento de viagem

Nossos cálculos deste orçamento Wacken Open Air são valores aproximados. Não vá reservando a conta certinha sem antes levar em consideração alguns fatores. Dentre eles, a data em que você compra as suas passagens e reserva sua acomodação. Esses são dois fatores que influem diretamente no valor final da sua viagem. Pode haver promoções que jogam o valor lá em baixo, bem como se você deixar para a última hora, pode ter que pagar até mil reais a mais do que havia planejado. Taxas de câmbio inconstantes também são um problema para manter esse post completamente atualizado. Por isso, sempre considere alguma margem de diferença.

Pé de chinelo style – economia máxima para viajar para o Wacken

viajar para o wacken

No pé de chinelo style a gente pratica a avareza com força, hahaha. É necessário, pois aqui o orçamento é de fato reduzido. Planeja-se uma viagem rápida ao festival. Você chega e vai direto para o Wacken, passando apenas um dia em Hamburgo, a cidade mais próxima ao vilarejo de Wacken. Só para não dizer que você nem viu a cara do lugar. De fato, Hamburgo não é uma das cidades mais interessantes para turismo na Alemanha.

Aqui, o ponto definitivo é gastar zero reais em acomodação. Assim, você pode optar por acampar ou fazer Couchsurfing e ficar em casa de conhecidos. Mas lembre-se, somente se a hospedagem gratuita também vier acompanhada de uma carona gratuita. Ou se a casa dos seus anfitriões for ao lado do festival. Também entendemos que você vai beber no máximo seis cervas por dia e que vai fazer compras no supermercado para se alimentar dentro do camping, tendo uma ou outra refeição quente na área do festival.

Também colocamos o valor mínimo de transporte, necessário para você sair do aeroporto e ir para o festival, retornando da mesma maneira.

Não dê bobeira e viaje para a Alemanha com um seguro viagem com desconto. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento e ainda conseguir um desconto.

Turismo econômico – um orçamento Wacken também possível para muitos bolsos

orçamento viajar para o wacken

No turismo econômico acreditamos que a programação acontece de forma que, além de ter os gastos necessários de transporte e para chegar ao festival, você ainda vai ter algum gasto com estadia, alimentação e deslocamento durante os dias que vai fazer turismo.

Sabemos que Hamburgo não é uma das cidades mais interessantes para turismo na Alemanha. Mas você sempre pode mudar o seu foco para outra cidade nas proximidades. Os valores para comer e se hospedar não mudam muito. A não ser que a cidade seja Berlim, pois a capital é mais cara. Para facilitar sua vida nos dias de turismo, já separamos alguns hotéis em Berlim com bom custo-benefício.

Caso opte por fazer turismo em outra cidade, provavelmente terá que acrescentar por volta de 200 reais em média para comprar uma passagem de trem regional. Você pode conferir os preços e planejar esta viagem aqui.

Você ainda terá que acampar no festival, neste caso, para economizar na hospedagem e também no transporte para o festival. Fora isso, você vai comer um pouco melhor, mas ainda vai se fixar na meta de apenas seis copos de cerveja por dia de festival, caso beba.

Ostentação – é para o bolso de alguns, mas ainda é mais barato do que pacotes

viajar para o wacken

Você já fez algum orçamento com agência de viagem que leva para o Wacken? Já viu quantas casas numéricas tem o número mostrado para um pacote do Wakcen? Pois é, mesmo no modo festivaleiro ostentação, fazendo sua viagem de forma independente você pode economizar em torno de seis mil reais. Evidentemente que as agências oferecem alguns serviços diferenciados e às vezes é mais conveniente contratar pacotes. Neste post aqui a gente te fala de quando compensa comprar um pacote para festival.

Em nosso roteiro ostentação, planejamos três dias para o festival, dois dias em Hamburgo ou outra cidade próxima e três dias em Berlim. Nesta opção, você vai dormir todos os dias como uma rainha/rei, inclusive nos dias do festival. Sua vida está tão nobre que até já fizemos uma seleção de hotéis para ficar em Wacken e proximidades nos dias do festival. Tem também nossas sugestões de hotéis em Berlim para quando o festival acabar.

Além disso, vai ter a comodidade e liberdade de ter um transporte que vai te deixar livre e independente – um carro alugado. Clique aqui para saber de todas as dicas que a gente te dá para você alugar um carro para o Wacken em Hamburgo, sem maiores complicações. O orçamento de lá é de 2014. Em nosso post de agora, o valor do transporte já considera as tarifas de aluguel de carro atualizadas. Também inclui o câmbio novo (e mais caro) do Euro e o preço do combustível. E saiba que dirigir na Autobahn também é turismo.

viajar para o wacken open air ao vivo

Wacken Open Air

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

32 comments

Add yours
    • Gracielle Fonseca 25 outubro, 2016 at 23:04 Responder

      Massa, Lucas! Compartilhe o link com o pessoal, se possível. Era 3500 reais já incluindo todas as taxas de embarque, vat e as taxas do submarino? E a estadia, em que condições? Tinha café etc? Bjão!

    • Gracielle Fonseca 7 dezembro, 2016 at 23:37 Responder

      Olá, Rosana!Parece que não rola não. Você coloca o número do cartão de crédito e não aparece opção de parcelamento. =( A não ser que meu cartão tenha dado alguma pala. Mas antes de te dar certeza, eu mandaria um email para a metaltix perguntando.

  1. ROSANA MARA AUGUSTO DA SILVA 8 dezembro, 2016 at 12:25 Responder

    Mais uma dúvida . Como funciona o acampamento do festival ?Quanto ele custa ? As vagas no acampamento são garantidas pra quem compra o ingresso?

    • Gracielle Fonseca 9 dezembro, 2016 at 00:48 Responder

      Olá, Rosana! O acampamento do Wacken está incluído no ingresso. Todo mundo tem direito.Inclusive, esse ano eles tb estão incluindo o direito ao banho em determinados setores do campings (antes, vc tinha que comprar o ticket para usar o chuveiro). As vagas não podem ser reservadas. O jeito é chegar o quanto antes para pegar os melhores lugares – que acabam rápido, por sinal.

  2. rafaavalon 26 Maio, 2017 at 22:03 Responder

    Ola pretendo ir em 2017. Qual a melhor epoca pra comprar o ingresso e a passagem? Pretendo ficar 2 semanas na Alemanha entre alguma cidade como Hamburgo, Berlin e mais algumas que não forem tão distantes. Pretendo ficar em Hostels baratos, nada de luxo. Em torno de 7 mil sera que é suficiente?

    • Gracielle Fonseca 29 Maio, 2017 at 00:59 Responder

      Olá, Rafa. Olha, o ingresso tem que ser comprado assim quando abrem as vendas. Na noite do último dia da edição corrente do festival eles já começam as vendas especiais, com preço menor e kit com mais brindes. Aconselho conseguir seu ingresso antes, para depois comprar a passagem. Mas a passagem você pode comprar com até 2 meses, ou no máximo 45 dias de antecedência da data do festival. Para a sua idei de ficar em outros lugares também, por mais 2 semanas, acho que entre 7 e 8 mil está tranquilo. Agora o euro está com cotação maior, por isso tem que fazer as contas direitinho.

      bjs e bom festival para vc!

  3. Israel Theodoro de Carvalho Leitão 12 junho, 2017 at 18:16 Responder

    Eu vou agora em 2017. Tem um amigo que está morando na Polônia que vai comigo e esta dando um auxílio. Mas estou tendo problemas pra conseguir passagem a u preço mais acessível…….vc tem alguma dica especial pra me passar? Melhor ir pra Frankfurt ou Berlim?

    • Gracielle Fonseca 13 junho, 2017 at 23:39 Responder

      Olá, Israel! Esse lance da passagem tá meio complicado, mesmo. Estou monitorando os sites desde março e só tenho visto os preços subirem. Acho que esse ano ninguém consegue passagens a menos de 2500 não. Vi alguns vôos para Paris, saindo do Rj, a 2200. Porém, para Berlim e Frankfurt estão bem caros. Na minha experiência com vôos para Alemanha, algumas cias aéreas nossas têm muitas ofertas para Frankfurt. Acho que compensa criar um alerta para as duas cidades, mas tenho um palpite que via Frankfurt fique mais barato. Boa sorte aí!!!

  4. Buda&Lima 29 julho, 2017 at 17:27 Responder

    Boa tarde tudo bem?
    Muito legal as dicas estou acompanhando tudo aqui! Quero uma ajuda, nessa regiao do hotel Bokelrehm que vc indicou é fácil a locomoção para o festival do local desse hotel? (Táxi,Uber,transporte público)pq minha idéia é dormir neste hotel e retomar toda manhã.
    Obrigado
    Parabéns pelo seu trabalho

    Thiago Simas

  5. Pedro Vieira 6 agosto, 2017 at 16:36 Responder

    Ótimo texto Gracielle, realmente bem informativo e detalhado. Só uma dúvida, eu estava planejando de ir na edição de 2018 e gostaria de saber se os ingressos realmente esgotam tão rápido quanto dizem. Estava pensando em compra o ingresso e mais a passagem em meados de fevereiro, será que tem chance de já estar esgotado? Obg e ótima postagem.

    • Gracielle Fonseca 20 agosto, 2017 at 12:35 Responder

      Ei, Pedro! Obrigada!

      Então, os tickets se esgotam muito rápido. Foi assim nos anos anteriores. Este ano, porém, parece que não. Não foi esgotado no mesmo dia que anunciaram a venda. O que acontece é que eles oferecem o ticket com opção de comprar uma camisa na primeira venda. Numa segunda venda, você só tem a opção de comprar o ticket, pelo mesmo preço. De qualquer forma, eles deixam uma lista de espera quando os tickets se esgotam, pois pode haver problema com pagamentos e daí os tickets voltam a ser liberados para novas compras; mas como te disse, os de 2018 ainda não se esgotaram, surpreendentemente… vai lá! abs e obrigada pela leitura!

    • Gracielle Fonseca 20 agosto, 2017 at 12:31 Responder

      Olá, Érika! Olha, o Wacken é gigante mesmo. Chega a ser exaustivo demais se deslocar de um palco a outro sob calor ou chuva, mas é fantástico. É bem bonito se encontrar com 80mil pessoas do mundo inteiro que curtem metal. Vale muito a pena sentir esse gostinho =)

Deixe uma resposta

Close