como comprar ingresso para o wackenWacken Open Air 2017. Ph: Rolf Klatt.

Como comprar ingresso para o Wacken Open Air?

O maior festival de metal do mundo é sonho de muita gente e isso não é novidade. Mas, nem todo mundo que deseja ir sabe como comprar ingresso para o Wacken Open Air. Nem pelas vias tradicionais nem por meios alternativos. Mas péra, meios alternativos?! Sim, essa também é uma opção a se considerar, uma vez que os ingressos vendidos oficialmente se esgotam muito rápido.

Então, mesmo que a venda de ingressos para a próxima edição ainda comece somente em agosto do próximo ano, é melhor você se preparar e saber tudo o que precisa pra comprar ingresso para o Wacken.

Como comprar ingresso para o Wacken?

Primeiro, você precisa conhecer o site da Metaltix, pois esta é a operadora de ingressos oficiais para o Wacken Open Air. Abra o site sem compromisso, dê uma navegada. O link para comprar ingressos para o Wacken vai aparecer. É importante ressaltar que nenhum outro lugar além da metaltix vende ingressos oficiais. Evidentemente que, existem parceiros como excursões oficiais que também poderão garantir a validade dos ingressos. Sobre elas, falamos daqui a pouco.

Também leia nossas dicas sobre como comprar ingressos no exterior.

Antes, para quem deseja garantir somente o ingresso, é importante estar atento a alguns passos:

#1 – Faça seu cadastro na Metaltix com antecipação

Pra comprar o ingresso para o Wacken, você vai precisar fazer um cadastro com dados básicos dentro do site da Metaltix. Com isso, também aconselho que você marque a opção de receber as novidades sobre venda de ingressos para o Wacken, assinando a newsletter. Assim, você não corre o risco de esquecer a data da pré-venda ou simplesmente perder qualquer alteração.

A vantagem de fazer este cadastro é que você já sai um passo à frente. Assim, na hora de comprar os disputados ingressos, você já pode ir direto ao carrinho de compras e efetuar o pagamento, enquanto outras pessoas ainda estão lá fazendo o cadastro e tals. Tenha em mente que em várias edições os ingressos para o Wacken se esgotam em menos de 24 horas. Não foi o caso da venda normal para a edição de 2018, mas o feito voltou a se repetir na pré-venda e venda normal para a edição de 2019.

#2 – Tenha um cartão de crédito internacional habilitado para compras no exterior

Neste post a gente dá várias dicas sobre comprar ingressos no exterior, em geral. Porém, uma das mais importantes é ter um cartão de crédito internacional. Caso você não tenha, peça a um amigo ou familiar para quebrar esse galho. Contudo, antes é preciso habilitá-lo para compras em sites no exterior junto ao banco.

Além disso, esteja preparadx para as taxas de conversão e IOF. Desta maneira, você não vai ter susto quando o valor for muito diferente daquilo que você imaginou. Algumas operadoras de cartão encerram com o valor da taxa de câmbio com a cotação do dia em que você comprou. Outras, encerram com o valor da taxa de câmbio no dia em que sua fatura fecha.

#3 – Garanta uma boa conexão de internet para o dia da pré-venda ou início das vendas

A demanda é muita: são 80.000 ingressos disponíveis, com milhares de pessoas em todo o mundo tentando fazer a mesma operação. Então, é preciso ter uma boa conexão de internet para não levar toco. Porém, muitas vezes o próprio site da Metaltix sofre algumas instabilidades.

Não quer acampar no Wacken? Veja também onde ficar em Wacken e região.

Pré-venda de ingressos para o Wacken: X-mas ticket

A pré-venda nada mais é do que a venda dos ingressos de Natal, o X-Mas ticket. Ela começa no última dia de festival em cada ano, à meia noite. Portanto, sempre à meia noite do domingo, último dia de Wacken. Porém, é preciso ficar muito ligadx, pois tais ingressos são limitados, apenas 10.000.
Mas o que tem esse ingresso de melhor do que os outros? A primeira vantagem dos X-mas tickets é que custam um pouquinho menos (sempre 10 euros a menos. Neste ano, custou 210 euros, incluindo a taxa de conveniência). Além disso, eles vêm com um camiseta especial do Wacken, o que o torna de fato especial.

wacken open air wacken 2018 ao vivo

Wacken Open Air 2014. Official Press. Photo: Marco Sesche.

Venda normal de ingressos

Começa logo a após o esgotamento dos 10.000 ingressos especiais de Natal. Não menos disputada, porém, sem dar direito à camisa do festival. Esta modalidade de ingressos também custa mais caro, 220 euros. Mas não precisa se preocupar, pois assim como na modalidade de Natal, estão incluídas: taxas de envio e taxas de conveniência e a metalbag (temos um vídeo mostrando tudo o que tem dentro da metalbag do Wacken).

Não é possível comprar ingressos para apenas um dia de festival

Não. Tanto o X-mas ticket quando o ingresso normal são para os três dias de festival e incluem acesso ao camping. Ou seja, você não vai precisar pagar nada a mais para acampar e usar chuveiros e banheiros comuns.

Ingresso nominal e mudanças para 2019

Os ingressos para o Wacken são nominais. Ou seja, você não pode chegar lá no dia do festival com o um ingresso em nome de outra pessoa. Caso você venda ou compre ingresso de outra pessoa, vocês precisarão fazer a transferência de titularidade antes. Aqui neste post eu explico como funcionou esse processo, no meu caso.

Para 2019, o Wacken produziu um novo tipo de ingresso. Agora, no verso do cartão grande que antes era o ticket, a organização vai colar um cartão menor, do tamanho de um cartão de banco, por exemplo. Este será de fato o seu ingresso e a única coisa que deverá ser apresentada no dia do festival para que você pegue sua pulseira de acesso e a metalbag.

Contratar seguro ingresso?

Você também pode comprar o seguro ingresso. No site da Metaltix mesmo disponibilizam uma operadora que cobra 9,50 euros para a aquisição deste seguro. Mas para quê serve um seguro ingresso?

Você poderá receber reembolso do valor do ingresso em vários casos que possam te impedir de ir ao festival. Pra citar alguns:

  • Acidente e fraturas diversas
  • Envenenamento
  • Morte
  • Gravidez
  • Mudança de emprego
  • Desemprego recente

A cobetura completa e termos podem ser lidos aqui.

No entanto, como a viagem para o festival é uma viagem como qualquer outra, recomendamos que você contrate um seguro completo. Faça a cotação com nossos parceiros da Seguros Promo para descobrir o seguro ideal pra sua viagem pro Wacken.

Depois da compra:

Controle sua ansiedade. Pois, o envio dos ingressos não vai começar antes do final de agosto. São 80 mil ingressos para serem enviados para todo o mundo. De porte de seu comprovante de pagamento e de seus emails da Metaltix, tudo vai dar certo, pode acreditar.
Tive ótimas experiências com a Metaltix. Sempre foram muito solícitos e responderam com bastante prontidão. E também são flexíveis. Assim, pode ter certeza que em caso de extravio ou problemas com o seu ingresso eles vão te ajudar.
Porém, tente afiar o seu inglês, pois essa é a língua usada para negociar e saber de detalhes.

Leia um monte de dicas (inclusive de sobrevivência) sobre o Wacken Open Air em um só lugar.

viajar para o wacken

Wacken Open Air. Pic: Wacken/ Divulgação

Como comprar ingresso para o Wacken: opções alternativas

Os ingressos para o Wacken Open Air se esgotam muito facilmente, fato. Tanto que, o meu primeiro Wacken foi assim: tive que comprar o ingresso na base da ousadia, no E-bay. Definitivamente, não é o mais aconselhado. Pode ser muito arriscado, de fato. Felizmente, comigo saiu tudo bem. O que não quer dizer que vá ser sempre assim. Mas então, vamos às aternativas:

1. Sites especializados em vendas de ingressos para festivais

Existem alguns sites sérios especializados em vendas de ingresso para festivais. Porém, não dá para confiar em qualquer um por aí. Nós somos parceiras do Festicket aqui no Festivalando. Veja as opções de pacote para o Wacken oferecidas.

2. Excursões oficiais:

O primeiro caminho de quem não conseguiu o ingresso oficial, tem medo de transações com sites não oficiais e quer muito ir ao Wacken são as excursões oficiais. É claro que, por conta do adicional do transporte, você vai pagar mais do que os 220 euros do ingresso. Porém, para quem deseja muito ir ao festival, elas vão ser o melhor caminho. Você pode se informar sobre estas excursões no site oficial do Wacken, onde estão listadas por país.

Porém, posso afirmar que o preço das excursões partindo diretamente do Brasil para o festival não é dos mais palatáveis. Por exemplo, uma das operadoras consultadas disponibiliza a viagem guiada ao Wacken por aproximadamente 15 mil reais. Mesmo que você inclua dias de turismo, consideramos este valor bem elevado. 15mil reais é muito dinheiro, gente! Dá e sobra para ir ao festival. Assim, seguindo os passos que ensinamos aqui no Festivalando para comprar ingresso, reservar acomodação e achar passagens baratas, pode ter certeza que você vai economizar bastante o seu rico dinheirinho.

Agora, outra opção interessante podem ser as excursões de ônibus, partindo de países vizinhos, como a Dinamarca, por exemplo. Elas ainda são oficiais e vão cobrar cerca de 200 euros a mais apenas além do valor normal do ingresso. Portanto, caso não tenha rolado de comprar o ingresso oficial, eu aconselho contactar as excursões de ônibus dos países vizinhos. É bem mais provável que você não vai ter que vender um rim para ainda sim ir ao festival com segurança. Não se esqueça, todas as excursões oficiais, sejam elas via ônibus, trêm ou aéreo estão listadas aqui neste link.

3. Compras em empresas de comércio eletrônico, como ebay e Mercado Livre

Digamos que esta é a sua opção com emoção. Eu relato todo o processo de comprar um ingresso para o Wacken depois de esgotado. Posso atestar que não foi fácil. Mas, tomando algumas medidas de segurança, você consegue minimizar os riscos. Por exemplo, não fazer nenhum pagamento fora do site, pedir números de rastreamento etc.

Para atestar a validade do ingresso, também se pode pedir prints de email da metaltix confirmando o pagamento em nome da pessoa que vende. Não se esqueça, esta pessoa deverá fornecer dados e te ajudar na troca de nome do ingresso junto à Metaltix.

5. Grupos em redes sociais

Esta é a opção que menos aconselho, tanto é que deixei por último. Para mim, visto como andam as coisas hoje em dia, esta deve ser uma última opção, mesmo. Apesar de eu já ter comprado ingresso para o Rock In Rio desta forma, devo confessar que também passei por um cagaço. Porém, eu só comprei porque um amigo meu estava no Rio e poderia pegar e pagar o ingresso diretamente com o vendedor.

Porém, infelizmente sabemos que pegar e pagar o ingresso em mãos nem sempre vai ser possível. Portanto, caso você realmente queira arriscar, certifique-se de juntar o máximo de dados e contatos possíveis do vendedor. Além disso, é importante a checagem de identidade. O seu vendedor precisa existir mesmo e ser responsabilizável caso faça alguma falcatrua.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

2 comments

Add yours
  1. Bruno Marins 29 julho, 2019 at 22:59 Responder

    A venda do X-mas tickets sao feitas de sábado pra domingo , isso?
    Vou comprar o ingresso pro ano que vem e quero tentar comprar logo no dia 3 pro dia 4 agora e queria tirar essa fuvida

    • Gracielle Fonseca 30 julho, 2019 at 19:25 Responder

      Olá, isso! Terminado o último dia de festival já começam a vender. Confira se é de 3 para 4 ou 4 para 5. Aconselho que faça o registro na newsletter da metaltix pra acompanhar a data certinha. Boa sorte! Na torcida pra que dê tudo certo pra vc! \m/

Deixe seu comentário