Viagem Hellfest: via Nantes ou Paris?

O Hellfest é um grande festival de heavy metal que acontece anualmente em Clisson, oeste da França. A cidade grande mais próxima é Nantes, e tem até aeroporto, o que faz com que a gente já pense “moleza, só marcar um vôo para Nantes e já estou dentro do Hellfest…”. Porém, nem sempre voar direto para Nantes pode ser a melhor opção. Em vários cassos e, principalmente quando se está em determinados países na Europa e no Brasil, na verdade é uma péssima ideia. No meu caso, saindo de Copenhague, capital da Dinamarca, os preços e trajetos propostos eram quase uma piada sem graça. Porém , é bom advertir que as rotas e serviços das empresas aéreas variam. Portanto, pode ser que o que me ocorreeu nesse ano não ocorra novamente quando planejando com antecedência para o próximo. É importante contar para vocês também que fiz minhas reservas com menos de 2 meses de antecedência e isso, obviamente, influenciou um pouco nos preços pagos nos vôos e na hospedagem.

Mas para tornar sua viagem hellfest cada vez mais confortável e mais barata, a gente te dá dicas valiosas para você comparar e tomar decisões 😉

Ir direto para Nantes pode ser muito mais caro, para seu bolso e sua paciência:

Na primeira pesquisa que fiz, o vôo de Copenhague para Nantes custava 4 vezes mais do que o vôo de Copenhague à Paris. E isso é muita grana. Já pesquisando para a edição do Hellfest do ano que vem, que acontece entre 17, 18 e 19 de junho, a diferença não é muita não. Aconteceu a mesma coisa que rolou na minha pesquisa de apenas 2 meses de antecedência… ou seja, a parada parece não compensar mesmo.

As opções restantes são comprar a passagem até Paris e de lá pegar um outro vôo para Nantes, ou o trem. Daí você me pergunta ” mas então, essa mão de obra toda, pegar trem ou outro vôo, é preferível pagar a grana toda num vôo direto para Nantes,não?”… só que não mesmo, amigx. Dá uma olhadinha nos tempos de vôo de um trajeto bobinho que é Copenhague-Nantes: o vôo pode durar até 14 horas!!! Não sei qual motivo faz com que isso role, mas os vôos diretos para Nantes são muito demorados! Portanto, é preferível ficar 2 horas no trem Paris-Nantes, que sai do aeroporto bonitinho. Ou então, um avião mesmo.

cph nantes voo

Partindo do Brasil, a grande diferença está na duração da viagem. São Paulo – Nantes fica complicado,pois o vôo pode durar entre 20 e 33 horas, com média de passagens a 800 euros (2800 reais). Em comparação, o vôo São Paulo- Paris tem uma média de duração de 15 horas, mas o valor também está na faixa de 2800 reais.

Opção Trem Paris – Nantes

O trem que vai até Nantes é o trem das grandes linhas da SNCF (TGV) . Ele sai do aeroporto Charles de Gaulle de hora em hora. A viagem custa no máximo 92 euros (321 reais) e dura 2 horas, com bastante conforto e sem a tensão de fazer check in e ter possíveis problemas com excesso de bagagem – lembre-se, ainda mais se você chegar direto do Brasil, pode ter problemas mudando de um vôo internacional para um vôo doméstico – os vôos internacionais costumam aceitar 32 kilos em cada mala, em geral 2 malas, enquanto vários vôos domésticos não oferecem 2 bagagens e limitam o peso da mala a 23 kg.

Você pode programar a sua viagem aqui e já comprar as passagens, se possível, uma vez que a chegada ao aeroporto pode ter atrasos e você pode não ter tempo hábil pra procurar o guichê ou máquina de vendas. Por falar nisso, não é qualquer máquina no Charles de Gaulle que vende bilhete para o trem que vai para Nantes. Você vai poder comprar apenas na máquina que está situada dentro da loja da SNCF -TGV que está ao lado esquerdo das entradas das plataformas de trem. Você poderá comprar no guichê também, mas vai ter que pegar senha e esperar a sua vez.

Avião Paris -Nantes

O avião de Paris à Nantes vai demorar 1 hora a menos do que o trem ( o que é relativo, pois o tempo de vôo é 1 hora… você sempre precisa adicionar mais um tempão para check in, passagem pela segurança e embarque… portanto, acho que fica pau a pau). Além disso, é mais caro. A passagem fica em média 180 euros, ou 629 reais.

paris nantes

Pelo visto, a escala em Paris pode ser uma opção mais interessante, principalmente se você quer voltar à cidade para fazer turismo depois do festival. Vale lembrar que tudo deve ser planejado de acordo com as vontades e necessidades de cada um, e que isso traz impactos que parecem ser desvantajosos paras as contas, mas trazem vantagem para o seu bem estar. Por isso, sempre tente planejar a sua viagem de festival com antecedência.

A gente te dá uma mãozinha para planejar o resto da sua viagem para o Hellfest com essas dicas de hotéis para reservar em Clisson, cidade onde acontece o festival.

Uma boa viagem!

Vai viajar para o Hellfest? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

4 comments

Add yours
  1. Stanislau 22 setembro, 2015 at 18:42 Responder

    Eu comprei passagem direto para Nantes e saiu muito mais barato do que para Paris, sem contar que os preços de hotel em Paris são um absurdo.

    • Gracielle Fonseca 22 setembro, 2015 at 19:20 Responder

      Isso pode acontecer. É muito relativo. Mas muuuito mais barato tenho quase ctz q não foi, a não ser q vc tenha promoções ou convênios. Pois fazendo a simulação normal, eu não consegui achar tão mais barato assim. Já achei igual. Mas se vc conseguiu, seria ótimo q falasse onde para a galera, a cia aérea, datas e qto foI, assim criamos uma base comparativa legal. Eu não fiquei acomodada em Paris, fiquei em Nantes, pq como está escrito, a acomodação é um pouco mais barata lá. Paris é cara, mas é um lugar pelo qual as pessoas q aliam turismo a festival deveriam ver, é uma oportunidade.

    • Gracielle Fonseca 7 janeiro, 2017 at 08:35 Responder

      Olá, Marcela! Vc deve olhar o qto antes os lugares em Clisson. Mas não há muitos hotéis aí. Pelo que tenho visto, os preços e a localização dos lugares via AirBNB estão muito mais em conta. Dá uma olhada. Se não conseguir, em todo caso o menos pior é ficar em Nantes e usar o transporte especial até esta cidade. abs e boa sorte!

Deixe uma resposta