festivais de metal na HolandaFortarock/ Divulgação

Memórias do Dynamo e os Festivais de metal na Holanda que você precisa ir

Minha história com os festivais de metal na Holanda é bem antiga. Lembro de ter visto pela primeira vez um especial na MTV sobre o Dynamo Open Air, uma reprise de algumas edições do início da década de 90. Eu estava naquela fase de transição para a adolescência e de descoberta do metal da minha vida e fiquei maravilhada!

Também vale nota: duas bandas brasileiras icônicas estiveram presentes nessa fase épica Dynamo Open Air – Sepultura (que já foi minha favorita), em 1990, e Overdose, em 1995 – Óh Minas Gerais – bairrista a gente, né? rsrs. Apesar da qualidade ruim, o vídeo abaixo mexe comigo, gente:

Portanto, o Dynamo ficou marcado como um festival de metal que eu adoraria estar presente. Na verdade, o primeiro da minha lista de sonhos festivaleiros. Assim, muito antes de a Alemanha estar no meu imaginário “hedbanger festivaleiro”, a Holanda já estava dominando, ainda que na mais remota AF (antes do Festivalando), rsrs. Tô velha, né? Rsrs. Agora, o sonho dos teens do metal nem é mais estar no Wacken (GER), que virou sensação logo depois do Dynamo. Mas sim, estar no Hellfest (FR) ou Graspop (BE).

Enfim, deixando essa bobeira de idade pra lá, é fato que ainda não realizei este antigo sonho de estar no Dynamo Open Air. Apesar de que, já estive bem perto, quando fui ao Eindhoven Metal Meeting, que rola na mesma cidade do Dynamo, Eindhoven.

dynamo metal fest festivais de metal na holanda

No entanto, o problema é que o Dynamo deu um tempo nas suas atividades depois da edição de 2005. Porém, a boa notícia é que talvez ainda seja possível realizar este sonho. Pois, o festival voltou em 2015, sob outra alcunha, Dynamo Metal Fest. Este ano tem Dynamo, dia 14 de julho. Ainda que em um formato modesto, de apenas 1 dia, o festival tem como atrações em 2018: Ghost, Ministry, Sons Of Apollo, Overkill e Anihilator. Não tá fraco não, né?

 

Vai pro Dynamo ou pra o Eindhoven Metal Meeting? Se liga nas dicas dos melhores lugares onde ficar em Eindhoven.

Os festivais de metal na Holanda: o país do Dynamo e de mais outros tantos

Mas, onde eu quero chegar com essa enrolação toda, falando do Dynamo Metal Fest e do Eindhoven Metal Meeting? Quero falar que os Países Baixos – que todo mundo chama de Holanda, e a gente meio que vai nessa também – possuem uma grande tradição de festival de metal.

Além disso, a tradição é preservada. Até hoje o país está cheio de festivais exclusivamente dedicados aos gêneros da música extrema. No entanto, é preciso notar que outros festivais como o Pinkpop, Vestrock, com atrações mais variadas, ainda têm um “dia do metal”.

Enfim, quer provas de que esse povo holandês continua selvagem? Então, toma essa lista de festivais de metal na Holanda, que rolam praticamente durante todo o ano:

Março

Netherlands Deathfest

Onde: Tilburg, Países Baixos
Quando:02 a 04 de março
Shows: Emperor, Angel Witch, 1349, At the Gates, e mais.
Informações

Abril

Roadburn Festival

Onde: Tilburg,Holanda.
Quando: 19 a 22 de abril
Shows: Godflesh, Furia, All pigs must die, Syk e mais.
Informações

Junho

Fortarock

Onde: Nijmegen, Holanda
Quando: 01 e 02 de junho
Shows: Watain, Nightwish, Arch Enemy, Opeth e mais.
Informações

Julho

Dynamo Metal Fest

Onde:Eindhoven, Países Baixos
Quando:14 de julho
Shows:Ministry, Ghost, Sons of Apollo e mais.
Informações

Stonehenge Festival

Onde: Steenwijk, Países Baixos
Quando: 28 de julho
Shows: Pestilence, Asphix e mais.
Informações

Agosto

Into the Grave Festival

Onde: Leewarden, Holanda
Quando: 10 e 11 de agosto
Shows: Behemoth, Children of Bodom, Delain e mais.
Informações

Dezembro

Eindhoven Metal Meeting

Onde: Eindhoven, Países Baixos
Quando: 14 e 15 de dezembro
Shows: Triptkon e mais a ser anunciado
Informações

#Playlist do #Spotify pra curtir os headliners dos festivais de metal na Holanda em 2018

Pra quem deicidiu viajar para um dos festivais na Holanda (ou todos <3), leia as dicas:

Também é preciso planejar muito bem uma viagem para festival. Porém, como entra o fator “festival” na jogada, na verdade você vai precisar de reunir mais esforços. Assim, a gente indica a leitura deste post, que fala sobre como planejar a sua viagem para festival.  Mas, caso você esteja indo para mais de um festival, cabe a leitura do post sobre mochilão para festivais de música, então. Além disso, recomendamos:

  1. Primeiramente, pesquisar passagens aéreas o quanto antes
  2. Em seguida, fazer a sua reserva de hotel, num buscador com comparativo de preços
  3. Ainda muito importante será orçar o seguro viagem e, se possível, já fechar para estar garantido
  4. Por fim, organizar as finaças de festival, buscando o melhor câmbio para troca de moedas

 

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

1 comment

Add yours

Deixe seu comentário