Conforme prometido, a série de line ups da Europa em 2024 ganha continuidade com a segunda rodada de cartazes que já dão uma amostra generosa de quem vai estar excursionando pelos festivais de verão do continente no novo ano.
Assim como na primeira parte, que você pode ler aqui, alguns line ups estão completos, outros são ainda um teaser do que determinados eventos estão preparando para o público.
Ganhe insights
Reading and Leeds, entregando o que o povo quer
Os gêmeos britânicos Reading e Leeds revelaram poucos nomes do line up de suas próximas edições, mas são exatamente aqueles que a maioria quer saber: as atrações das primeiras linhas do cartaz. Foram 13 atrações num único anúncio. Para quem não sabe, os festivais acontecem simultaneamente em um fim de semana, com as atrações se alternando nas duas cidades. Divirta-se descobrindo os artistas ao rolar a página.
Primavera Sound, de Barcelona a Porto
Agora já mais familiar ao público brasileiro, e não só aos geeks de festival, o Primavera Sound já revelou a programação completa de suas duas edições europeias, em Barcelona e no Porto. A pergunta que fica agora é: alguém que está nessas linhas vai passar pelo Brasil no fim do novo ano? O Primavera Sound São Paulo 2024 já está confirmado para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
Bilbao BBK Live, perfeitamente indie
Ainda em terras espanholas, mas agora saindo da Catalunha para o País Basco, o Bilbao BBK Live mais uma vez entrega um line up indie redondinho, sendo também um dos festivais que há muito tempo está na wishlist do Festivalando. Note que as reticências do cartaz lembram que ainda há mais nomes por anunciar.
Hellfest, enfim completo
O Hellfest apareceu na parte 1 desta série de line ups da Europa em 2024 com as primeiras atrações e ingressos já esgotados. Cerca de um mês depois, o festival já tem a programação completa para mais um ano de sucesso.
Graspop, na cola do Hellfest
Espere um line up do Graspop tão grandioso quanto o do Hellfest, porque os dois festivais rivalizam saudavelmente todos os anos por isso. Por enquanto, um teaser do que o festival belga vai oferecer em 2024.
Electric Castle, direto da Transilvânia
O Festivalando já namora o Electric Castle há algum tempo, principalmente por causa do cenário em que ele acontece: nos domínios do Castelo de Bontida, na região da Transilvânia, Romênia. O cartaz de 2024 ainda não está completo, mas já dá uma ideia de como será a celebração da décima edição do festival.
Leia também: guia de viagem para festivais na Europa
Rock en Seine, o parisiense da lista
O Festivalando esteve em território francês em 2023 para conhecer o Lolla Paris, mas por pouco o festival agraciado com essa presença não foi o Rock en Seine – foi só uma questão de data que acabou favorecendo a franquia dos EUA. Com sede no oeste de Paris, ele é hoje um dos maiores festivais da capital francesa, atraindo cerca de 150.000 pessoas. O line up ainda está em construção.
All Points East, firme e forte em Londres
Apesar de relativamente novo, o All Points East está seguindo firme no concorrido mercado de festivais britânicos. Desde 2018 ele ocupa o Victoria Park por dois fins de semana, sendo um dos festivais em Londres, ao lado do BST Hyde Park, que conseguiu sobreviver à pandemia. Outros como Lovebox e o querido Citadel não tiveram a mesma sorte. A programação anunciada ainda não está completa.
TRNSMT, jovem porém grande
Tão jovem quanto o All Points Easts, o escocês TRNSMT nasceu em 2017 e desde então cumpre bem o papel de substituto de um importante festival local, o T in The Park, que foi realizado até 2016. Com sede em Glasgow, se consolidou rapidamente e é um dos principais festivais urbanos do verão britânico.
Leia também: a parte 1 desta série e uma seleção de shows na Europa em 2024
Crédito da imagem em destaque: Joey Thompson/Unsplash
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo