brugesBruges. Pic: clearlens via Shutterstock

Bruxelas a Bruges em um dia: um bate-volta que você deveria fazer

Quando você vai ao Graspop ou qualquer outro festival Belga, uma coisa é certa: você precisa tirar um tempo para fazer turismo em Bruxelas, a capital da Bélgica e do Parlamento Europeu. Porém, querides, uma vez que você já está na capital da Bélgica, saiba que outra coisa é tão necessária quanto fácil de fazer: ir de Bruxelas a Bruges em um dia. Esse bate-volta é altamente recomendável, algo de que você não vai se arrepender.

grand place bruges

Felizona na Grand Place em Bruges. Pic: Jan Derk.

1. Por que visitar Bruges?

Bruges é uma cidade medieval (data do ano 1128), entrecortada por canais – e por isso recebe a fama de ser a “Veneza do norte”, e é simplesmente uma lindeza. Bruges está na região dos Flanders e também recebe a influência holandesa de forma intensa, como a gente pode ver passando pela cidade e se deparando com os moinhos de vento típicos dos Países Baixos. O centro histórico de Bruges é desde 2000 tombado Patrimônio da Humanidade – e com toda razão, pois é um dos lugares mais lindos em que já estive em minhas andanças.

casas em bruges

Casas em Bruges vistas do alto. Foto: Martin M303 via Shutterstock

A cidade tem histórico de ter sido um importante entreposto comercial para a Escandinávia e Inglaterra, e ainda e até hoje tem destaque na área de conhecimento, com universidades reconhecidas, além de ter sido eleita a Capital Cultural da Europa em 2002.

Bruges oferece roteiros turísticos deslumbrantes, onde é possível entrar em contato com arquitetura gótica, predominante nas principais construções, bem como se aventurar por sabores das cervejas, batatas e chocolates típicos da Bélgica.

Por ser uma cidade pequena, é possível fazer um roteiro turístico satisfatório em apenas um dia.

Reserve suas passagens aéreas para a Bélgica com a Voopter.

2. Quanto tempo leva o bate-volta Bruxelas-Bruges?

Bruges fica a apenas 160 km de Bruxelas. Portanto, com apenas 1h (1h20 em alguns casos) você já está na cidade. Por isso, ela se torna uma opção perfeita para um bate-volta, podendo sair bem cedinho de Bruxelas e regressando à noite, uma vez que os meios de transporte como os trens oferecem boas opções de horários.

Vai visitar Bruges? Não se esqueça do seguro viagem. Faça um orçamento com o nosso parceiro Real Seguros.

3. Como chegar a Bruges

Vários caminhos levam a Bruges! Mas, um dos mais práticos e fáceis é a opção de trem. Os trens para Bruges saem da estação Bruxelles Midi, que fica bem pertinho do centro da cidade e está conectada por metrô com a estação central, por exemplo. Os trens para Bruges saem sempre das plataformas 9 e 11, mas é sempre bom conferir nos letreiros a plataforma correta antes de embarcar. A viagem de trem de Bruxelas a Bruges dura em torno de uma hora e pode custar a partir de 15,20 Euros (por volta de 55 reais). As passagens podem ser compradas online aqui neste site. O bilhete é um e ticket, que pode ser impresso em seu hotel ou lan house, bem como também pode ser apresentado em tablets e celular.

Geralmente, há trens durante todo o dia e parte da noite. Portanto, você pode ficar tranquilo que não vai ficar preso em Bruges sem lugar para dormir.

Aluguel de carro, caronas e ônibus também são opções. Porém, destas opções a de ônibus é a mais desengonçada e menos aconselhável. Já o aluguel de um carro pode compensar caso você esteja viajando com mais de 3 pessoas. By the way, a estrada que leva de Bruxelas a Bruges é muito bem sinalizada, organizada e segura. Por isso, a viagem tende a ser confortável de qualquer maneira.

Reserve o seu hotel em Bruxelas com o nosso parceiro Booking.com

4. O que ver em Bruges

Bruges é uma cidade em que é possível ver quase tudo em um só dia. Quando se chega à estação central, já se pode aproveitar e caminhar até o centro da cidade, que não é muito distante. Já neste trajeto você vai ver canais e belas construções com arquitetura gótica.

minnewater bruges

Minnewater, Bruges. Pic: Sergey Dzyuba via Shutterstock

Depois de tanta beleza você decidiu ficar em Bruges? Então reserve um hotel aqui, com nosso parceiro Booking.com.

  • Além disso, logo em frente à estação de trem já está o Minnewater park, um lugar lindo onde também ficam o Lago do amor e os jardins das Beguinas de Flanders;
  • O passeio de barco pelos canais da cidade é um must do. Custam 7 euros (25 reais) e é conduzido por um guia que vai esmiuçar a história da cidade para você. O ponto de partida dos barcos fica pertinho do Burg, outro ponto turístico que você precisa conhecer;
  • O Burg é uma praça onde fica o prédio da antiga prefeitura e outras obras arquitetônicas belíssimas. Compensa ver;
  • A Igreja de Nossa Senhora é belíssima e ainda guarda uma das esculturas originais de Michelangelo, intitulada “A Madona com a criança”;
  • Grand Place – sim, Bruges também tem uma! É uma grande praça com prédios antigos e muito importantes da cidade, dentre eles o museu Historium, bem como possui diversos restaurantes maravilhosos. É lá também que está o Belfort, ou Campanário;
  • Belfort, ou campanário é uma torre para você ver Bruges de cima. Encantadora a vista!
  • Cervejaria De Haalve Maan e o Museu do Chocolate de Bruges são outros dois lugares que não podem ser ignorados no seu bate-volta.
canal brugge

Não queria sair do conto de fadas. Mas tinha um ticket de volta para o Brasil em pouco tempo. Vida injusta! Pic: Jan Derk.

Vai viajar para a Bélgica? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Também é uma forma de evitar gastos exorbitantes caso você precise de algum atendimento médico. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento e ainda conseguir até 15% de desconto.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

6 comments

Add yours
  1. Paola Rezzadori 24 maio, 2017 at 15:33 Responder

    Oi Gracielle! No texto você diz que a opção menos aconselhável pra chegar em Bruges é ônibus, mas você lembra a empresa que faz esse trajeto ou alguma outra informação? Só acho opções de trem =(

  2. Beatriz 11 julho, 2017 at 07:58 Responder

    Olá! Gostaria de saber quantas horas são suficientes pra conhecer Bruges em um bate volta saindo de BRUXELAS, melhor horário pra ir e voltar e se devo comprar a passagem antecipada ou na hora? Irei num domingo 8 de outubro.

    • Gracielle Fonseca 11 julho, 2017 at 21:47 Responder

      Olá!

      Então, é bem difícil precisar quantas horas você vai precisar para conhecer Bruges, pois depende de seus interesses. Eu diria que para um turismo tradicional rápido, que se concentra nas partes do centro medieval, você não levaria mais do que uma tarde. Mas se gosta de entrar em museus, saber mais da história, conhecer mais a culinária local, eu separaria um dia inteiro. Os trens correm com boa oferta de horários. Vc pode verificar aqui neste link http://www.belgianrail.be/en/, então, dependendo do seu propósito, eu iria no início da manhã, tipo umas 8h, porque se quiser ficar pouco, garante tudo pela manhã. Mas se quiser ficar mais, ainda terá a tarde toda e parte da noite para curtir a cidade. Há trens saindo durante a noite para voltar à Bruxelas, também. Boa viagem!!

  3. Guilherme 30 agosto, 2017 at 17:52 Responder

    Vou chegar em Bruxelas vindo de Paris na estação Midi. Como faço para chegar até a estação central?
    O transporte é integrado ou tenho que ticket do metro?

Deixe uma resposta