Ph: Monkey Business Images via Shutterstock

Quando compensa alugar carro no exterior?

Algumas pessoas estão mais acostumadas com as comodidades e liberdade de ter um carro para se deslocar. Nas viagens para a Europa não é diferente. Há pessoas que preferem alugar carro para viajar e/ou para festivais. Não só há gente que prefira isso a depender dos transportes públicos e shuttle de festival, como às vezes realmente compensa alugar um carro no exterior, até mesmo em caso de viagem para festival.

Não estou fazendo uma propaganda de que todo mundo deveria fazer alugar um carro no exterior, em qualquer situação. Nem mesmo faria um post assim sem advertir que é necessário prestar muita atenção na hora de fechar os contratos com as locadoras. Eu mesma já tive uma experiência não tão legal na ocasião em que eu e meus amigos alugamos um carro para ir ao Wacken, como contamos aqui. Porém, essa é uma experiência ruim em meio a outras milhares de boas experiências já relatadas por outras pessoas.

Contudo, antes de pensar que alugar um carro no exterior é a solução dos seus problemas de viagem, é importante analisar o que cada situação vai pedir. Caso o que a gente fale aqui bata diretamente com os seus planos, ótimo! Caso não, pode ficar tranquilo que você não fica na mão fácil com relação a transporte público na Europa.

Quando você viaja em família ou com amigos

família viajando de carro

Ph: Soloviova Liudmyla via Shutterstock

Eu diria que esta é uma situação clássica em que o aluguel de um carro está mais indicado. Principalmente se a viagem pede grandes deslocamentos. Carros convencionais possuem 5 lugares, o que já é um ótimo número para quem viaja em família ou com amigos. Muitas vezes, o valor da diária do carro + combustível fica muito mais barato do que pagar bilhetes de transporte público para todo mundo.

Sem contar que o transporte público exige mais disciplina com a questão dos horários. Além de rachar o preço das diárias e dos combustíveis com mais pessoas, você também terá a comodidade de ir e vir quando quiser. Também será possível fazer roteiros diferentes e paradas em cada cidade que está em seu trajeto.

 

Roteiro com várias paradas e locais onde não se chega de transporte público

Chateau de Ratilly, Burgundy, France

Chateau de Ratilly, Burgundy, France. Ph: PHB.cz (Richard Semik) via Shutterstock. Este é um castelo em que praticamente só se pode chegar de carro.

Recentemente, fiz uma viagem de carro pela França, com meu namorado. Nós partimos do norte da Holanda e percorremos todo o oeste, o Vale do Loire e a costa norte francesa. Caso a gente tivesse optado ir por trem até nosso destino, deixaríamos de ver e visitar um monte de cidadezinhas e vilas charmosas. Chegamos a lugares em que, inclusive, os castelos são pouco visitados, por conta do difícil acesso de transporte público. Muitas belezas e surpresas! Neste momento percebi o quanto pode ser legal viajar assim, motorizada.

Assim, quando você pretende fazer várias paradas e um roteiro turístico abrangente em várias cidades e regiões, alugar um carro é uma ótima opção. Eu também considero uma grande vantagem o fato de que você não precisa carregar sua bagagem com você a cada desembarque. Isso é ótimo e só o carro pode oferecer.

Quando você não consegue acomodação perto do festival em que pretende ir

Divulgação/ Wacken on Facebook.

Isso aconteceu comigo e com meus amigos, quando fomos ao Wacken, em 2014. Nos 45 minutos do segundo tempo, foi impossível alugar acomodações com bom preço em Wacken, Itzehoe ou cidades próximas. Daí, como ficaríamos a mais ou menos 45 minutos de distância de Wacken, decidimos alugar um carro.

No fim das contas, pagamos um preço ínfimo para ficar em um apartamento mais distante do festival. Foi uma acomodação super confortável e como o preço foi aquela bagatela, compensou bastante ter alugado o carro. O local onde ficamos era inacessível por outros meios de transporte. Assim, alugar o carro, na verdade, era a única opção.

Quando você prefere fazer os seus próprios horários

Muita gente não tem saco para possíveis atrasos do transporte público. Outras pessoas não tem saco para estar sempre em ponto com os horários do transporte público, são mestras em perder trens e aviões. É para esse tipo de gente que o aluguel de carro existe.

Horário e transporte público andam sempre juntos. Por isso, caso você seja extremo demais ou de menos com a pontualidade, opte pelo aluguel de carro.

Dicas para alugar carro no exterior

Se você está decidido a alugar um carro no exterior, é muito importante pensar em algumas dicas:

  •  Prefira fazer a reserva do carro ainda no Brasil. Assim você evita pagar IOF e outros impostos;
  • Ao fazer a reserva online, entre em contato com a locadora e peça que enviem uma cópia do contrato online. Assim você se prepara quanto a qualquer tipo de surpresa;
  • Também pergunte à operadora os documentos exigidos – certifique-se que a sua carteira de habilitação nacional vai atender. Caso contrário, terá que pedir uma versão internacional no departamento de trânsito da sua cidade;
  • Pesquise locadoras confiáveis. Aqui neste link damos a lista de um buscador com uma seleção de locadoras de renome, bem avaliadas por clientes. Não feche negócio em locais desconhecidos.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

 

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta