viajar de carro por madridGroup of windmills in Campo de Criptana. La Mancha, Spain Stock Photos/Por Kotomiti Okuma/Shutterstock

Viajar de carro por Madrid: roteiro de verão pra pegar a estrada e aproveitar as festas tradicionais espanholas

A beleza e riqueza cultural da Espanha impressionam. Por isso, é um dos países que mais atraem turistas no mundo. Aliás, falando de riqueza cultural, sabemos pela história que o país é fruto do encontro de varias culturas. Entre elas, destacamos o legado católico, árabe, africano, muçulmano e céltico. Por isso, viajar pela Espanha é sempre uma oportunidade de grandes trocas culturais e históricas. Além disso, podemos garantir: você vai se sentir viajando pelo tempo e espaço sem sair do país ou da região. Duvida? Então, que tal  viajar de carro por Madrid, passando por outras cidades espanholas,  num roteiro pra conhecer as festas celebradas no verão? Assim, você vai poder confirmar a riqueza cultural da Espanha, além de desfrutar de uma das cidades mais importantes do país de maneira bem diferente.

Veja AQUI nossas sugestões de melhores hotéis com ótimos preços em  Madrid. E para quem já quer dicas para passeios, pode ler sobre e RESERVAR AQUI  passeios e excursões em Madrid.

Viajar de Carro por Madrid: um roteiro pelas festas tradicionais espanholas

Antes de conversar sobre as festas, é preciso lembrar:  é possível conhecer o país e sua cultura bem de perto ao andar por suas estradas e desfrutar das paisagens e lugarejos onde nunca chegaríamos senão de carro. Por isso, alugar um carro em Madrid pode ser uma escolha assertiva para desfrutar do país e da sua extensão. Conhecer seus vinhedos e colinas, visitar os desertos e castelos históricos e dar um mergulho nas suas famosas praias. Parece demasiado para um roteiro curto, mas  é possível quando se tem um veículo a sua disposição. Assim, você pode se deslocar da maneira que bem entender. Mas agora, vamos às dicas das festas. Lembrando que, a partir de Madrid você pode chegar a todas essas localidades facilmente com um carro.

Moros y Cristianos

viajar de carro por madrid

Moors and Christians festival Alcoy Stock Photos/Por Silvia Pascual/Shutterstock

Uma das maiores manifestações históricas que acontece na Espanha pode ser vista na sua celebração conhecida como Moros y Cristianos. Uma festa de mais de 200 anos que relembra uma batalha épica entre cristãos e muçulmanos lutando pelo domínio do litoral espanhol. Nesta celebração, se festeja a vitória espanhola contra a investida dos muçulmanos. Para isso, durante a semana há desfiles, férias gastronômicas, shows musicais, espetáculos de pirotecnia e uma representação da batalha com embarcações, personagens, castelos e muito mais!

Há diversas celebrações de Moros y Cristianos na Espanha, porém a da Villa Joyosa é uma das mais reconhecidas pela sua representação em grande escala da batalha. No ano 2019, será festejada nesta cidade desde 24 até 31 de julho.

Romería Vikinga

Indo para o outro extremo do país, a Romería Vikinga é outra representação de uma batalha com ares dos países nórdicos. Desde 1960, na cidade de Catoira, no norte da Espanha, é representado um ataque viking na pequena vila. A celebração inicia às 10 horas da manhã com amostras culturais e gastronômicas e, ao meio dia, um barco viking ataca a cidade e seus combatentes sujam de vinho suas roupas e os participantes da festa. No final da representação, há comidas típicas, apresentações musicais, teatrais e literárias e muita festa. A celebração acontecerá no 4 de agosto de 2019.

La Batalla del Vino de Haro

Outra festa é interessante é La Batalla del Vino de Haro. Marcada para 29 de junho deste ano, é uma celebração que vai encantar quem for amante da bebida. A festa acontece durante as celebrações patronais de Haro, que são para San Felices de Bilibio. A batalha, que acontece depois da missa, tem regras simples: Ir vestido de branco e com um lenço vermelho típico da celebração; usar garrafas ou armas de plásticos; sujar o máximo possível aos participantes; ter como objetivo principais aqueles que ainda estejam de branco; não brigar; curtir o momento e acabar com o vinho! Pois enquanto não acabar, os músicos não deixam de tocar. Nesta batalha, participam aproximadamente 10.000 pessoas. Além disso, são usados mais e 130.000 litros de vinho.

La Tomatina

Os espanhóis não gostam somente de se sujar e lambuçar com vinho. Pois, La Tomatina, é outra festa que oferece a oportunidade de participar de uma das batalhas reconhecidas internacionalmente. São mais de 150.000 quilos de tomates! A tradição de cidade de Buñol é recente.  Começou em 1945 como uma briga de jovens, passou a ser uma protesta e chegou a ser um costume que atrai turistas de todos os cantos do mundo. A celebração vermelha é um espetáculo, pois com a grande munição desta batalha, em pouco tempo a cidade e os participantes estão todos sujos, deixando uma paisagem carmesim. A organização do evento aconselha que venha com uma cópia de um documento de identidade plastificada. Além disso, também aconselha que se aplaste os tomates para não machucar aos outros. Também não se pode ingressar com garrafas de vidro ou objetos que possam ferir alguém.

Cascamorras

Como se fosse suficiente o vinho ou os tomates, se sujar com tinta preta é outro dos seus costumes! A celebração de Cascamorras acontece em duas cidades da região da Granada: Baza e Guadix e concentra turistas numa tradição que remente as histórias medievais. O Cascamorras é um personagem semelhante a um bobo da corte que todos os anos tenta roubar a imagem de La Virgen de la Piedad na igreja de Baza. Esta façanha unicamente é possível se chegar na igreja limpo. Por isso, os participantes sujam o personagem com o máximo tinta possível e, aproveitando o momento, brincam também de sujar uns aos outros.

Voltando a Gaudix com as mãos vazias, o Cascamorras recebe como punição uma multidão de pessoas prontas para sujá-lo novamente com tintas. A celebração acontece geralmente em setembro, porém ainda não há datas confirmadas.

Não perca também em Madri:

Acredito que não há dúvidas sobre a diversidade cultural que existe na Espanha. Ademais, é preciso dizer que há muitas outras celebrações além das citadas no texto. Conhecer um país vai além de ir até seus destinos mais representativos, por isso, aconselhamos que você alugue um carro em Madrid e se aventure a ir estrada a fora conhecendo os cantos ocultos que este país oferece. Já para quem fica na cidade, vale sempre lembrar que existem inúmeras opções de passeios turísticos em Madrid, além de também vários festivais de música para te deixar entrar de cabeça na capital espanhola.

Este post foi um publieditorial feito em parceria com a Miles Car Rental

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Festivalando

Festivalando é o primeiro site brasileiro sobre viagens para festivais de música. Viajamos o mundo todo para oferecer um mix de dicas, ferramentas, relatos, informação e opinião sobre o universo dos festivais.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário