onde ficar em madriddimbar76 via Shutterstock

Onde ficar em Madrid: seleções de hotéis com as melhores localizações

Madrid é uma cidade imponente. Avenidas amplas, casarões imensos com sacadas e janelas em toda sua extensão e fontes, muitas fontes que decoram os principais cruzamentos e refrescam a cidade no verão quentíssimo. É parada certa numa Eurotrip e satisfação garantida. Fora tudo o que tem de bom pra oferecer – inclusive festivais que estão despontando no cenário europeu, é relativamente tranquilo encontrar um hotel ou hostel onde ficar em Madrid.

Basicamente, a maioria das acomodações está apinhada na grande área central da cidade. Isso por si só já garante boa localização pra maioria das opções. Com um metrô fantástico, com inúmeras estações e interligações de linhas, tudo parece ainda mais bem localização que a média.

No fim, o que vai definir mesmo o melhor lugar onde ficar em Madrid é muito mais o seu perfil de viajante e o seu orçamento, pois, no que depender da cidade, tudo já é meio caminho andado.

onde ficar em madrid

LucVi via Shutterstock

“Centro expandido”: um dos principais lugares onde ficar em Madrid (e onde eu fiquei)

Eu coloquei centro expandido entre aspas porque acredito que eles não usam essa nomenclatura por lá. Mas a expressão ajuda a explicar o que quero dizer, que é o seguinte: há uma grande região central da cidade, que abrange não só o centro histórico super turistão como também uma região mais “normal” de Madrid.

É uma boa começar a procurar um hotel ou hostel onde ficar em Madrid com esse foco mais aberto, pois assim você amplia suas opções de preço, principalmente. Nessa área mais expandida você fica perto do que interessa, mas não fica colado na muvuca, e justamente por isso pode acabar encontrado opções mais em conta.

Minha experiência de hospedagem em Madrid no centro

Eu fechei uma reserva neste hostel. Meu orçamento era bem contado, numa temporada de euro altíssimo, então precisava encontrar alguma opção econômica. Ao mesmo tempo, não fico em muquifo nem em lugar fora de mão, então precisava encontrar um lugar com qualidade.

O hostel é ótimo, com quartos muito amplos, acima da média dos hostels em geral. O mesmo vale para os banheiros e chuveiros. Os quartos ainda têm sacada e no café da manhã tem churros todo dia. A localização também é ótima, a poucos passos da estação Alonso Martínez, integrada a três linhas do metrô.

Além disso, pra quem encara caminhadas como eu, de lá é possível ir a pé para o centro histórico e para o Museo del Prado (caminhadas de cerca de 1 km). Reserve aqui.

Sugestões de hotéis em Madrid no centro, em Chueca

Essa porção do centro onde eu fiquei abarca uma parte do bairro de Chueca e tem outras dezenas de hotéis e hostels.

Hostel 1
Hostel 2
Hotel três estrelas
Hotel quatro estrelas

onde ficar em madrid

Catarina Belova via Shutterstock

Centro histórico: pra quem gosta de ficar perto de tudo

Há quem prefira ficar no miolo de tudo, não é mesmo? Se este é o seu caso, foque no ponto mais central de Madrid, na parte histórica, que é onde a vida turística da cidade é mais intensa.

O ideal, pra quem tem esse tipo de preferência, é procurar por hotéis nos arredores da Puerta del Sol, da Gran Vía, da Plaza Mayor e do Palácio Real de Madrid. De modo geral, esses pontos estão todos muito próximos uns aos outros.

Sugestões de hotéis no centro histórico de Madrid, próximos à Gran Via e Puerta del Sol

Hostel 1
Hostel 2
Hostel 3
Hotel três estrelas
Hotel Três Estrelas
Hotel Quatro Estrelas
Hotel Quatro Estrelas

onde ficar em madrid

saiko3p via Shutterstock

Salamanca: uma excelente alternativa

O bairro de Salamanca é vizinho do centro a leste. Por lá tem uma quantidade razoável de opções de hotéis em Madrid. Ele continua sendo uma ótima opção para quem não abre mão de boa localização. Além disso, por lá ou próximo dali estão atrações turísticas importantes da cidade, como o já citado Museo del Prado, o Parque del Retiro (um passeio delicioso, principalmente no verão!) e o Palácio de Cibeles.

O ideal é ficar na porção mais oeste do bairro, pois dessa forma você não se distancia da parte mais turística.

Sugestões de hotéis em Salamanca

Hostel
Hotel quatro estrelas
Hotel quatro estrelas
Hotel cinco estrelas

Outros lugares onde ficar em Madrid

Uma opção charmosa é o bairro La Latina. Ele fica na porção histórica, com suas ruas dos tempos medievais. Reserve aqui hotéis em La Latina.

Huertas, na porção ao sul do centro, um pouco próxima do parque El Retiro, é uma região com bastante oferta. Reserve aqui hotéis em Huertas.

Por fim, Malasana também tem uma quantidade razoável de ofertas e fica colada na parte central. Reserve aqui hotéis em Malasana.

Vai viajar pra Espanha? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e sem ele podem te barrar na imigração. Além disso, é a garantia de que você terá assistência caso haja imprevistos com sua saúde ou sua viagem. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

Deixe seu comentário