passeios em madridPlaza Mayor. Maylat via Shutterstock

15 passeios em Madrid: pontos turísticos, festivais, excursões e +

Tire o tempo que puder para conhecer Madrid. Com suas avenidas amplas, casarões cheios de janelas e fontes imponentes, a capital da Espanha não é uma das cidades mais visitadas da Europa de graça. Não faltam opções de passeios em Madrid e nos arredores. Você só precisa de tempo e, caso vá no verão, de muita água e filtro solar pra dar conta do calor de 30 e tantos graus até as oito da noite.

A lista de passeios em Madrid a seguir nem de longe esgota o que você pode fazer por lá. Ela orienta os estreantes na cidade com o básico e um pouco mais do que eu consegui fazer nos meus dias na cidade, além de incluir alguns itens que ficaram para uma próxima. Explorando, sempre dá pra achar mais coisas pra fazer.

Passeios em Madrid: o básico do centro histórico

passeios em madrid

Centro histórico. Catarina Belova via Shutterstock

O centro histórico das cidades europeias costuma ser uma das áreas de maior apelo turístico e Madrid não foge à regra.

As atrações a seguir estão relativamente próximas, o que permite, portanto, fazer boa parte do roteiro ou até tudo a pé, dependendo da disposição e das condições físicas de cada um. No entanto, caso não seja possível, as estações de metrô muito bem distribuídas aceleram bastante a visita de um ponto a outro.

Você pode também contratar uma tour guiada ou fazer a visita nos típicos ônibus turísticos, que permitem embarcar e desembarcar quantas vezes forem necessárias dentro de um trajeto pré-determinado.

1. Puerta del Sol

Historicamente, a praça era um dos acessos a Madrid na época medieval. Geograficamente, marca o quilômetro zero das estradas espanholas. Turisticamente, é onde você encontra ao mesmo tempo turistas do mundo todo, camelôs e artistas de rua.

2. Plaza Mayor

Perto da Puerta del Sol fica a Plaza Mayor, outra praça que historicamente acolheu muito da vida social de Madrid. O que eu mais gostei foi da amplidão do espaço. É mais ou menos um lugar de passagem, assim como a Puerta del Sol, mas há também alguns bares.

3. Mercado de San Miguel

Para os foodies, este é um passeio daqueles. Na condição de mercado gastronômico mais famoso entre os turistas, o Mercado de San Miguel é um lugar para provar da cozinha mediterrânea e as famosas tapas espanholas (petiscos). O mercado fica nas proximidades da Plaza Mayor.

4. Plaza de la Villa

Bem pertinho do mercado fica mais uma praça famosa de Madrid, outro ponto importante dentro do período medieval da cidade. A graça do passeio é justamente se deparar com as construções de arquitetura típica da época.

5. La Latina

No rumo da Plaza de la Villa e do Mercado de San Miguel, e ainda no clima medieval, fica o bairro de La Latina. Ruas estreitas, construções de séculos atrás,  um charme de caminhada e muitos bares e restaurantes. No entanto, alguns estabelecimentos estão de olho em turistas; portanto, vale ter atenção.

6. Palacio Real de Madrid, Jardins de Sabatini e Basílica de San Miguel

É praticamente um clichê de viagem à Europa ir a algum palácio, mas não tem como ignorar. Em Madrid, o passeio dessa categoria é o Palacio Real, residência oficial da família real espanhola, nas proximidades do La Latina e das atrações anteriores.

A entrada é mediante ingresso, sendo possível também fazer excursões guiadas. Para viagens mais econômicas, como a que eu fiz, considere o acesso gratuito realizado ao fim do dia. Os horários sem cobrança variam conforme a época do ano.

Além disso, na área externa, outros dois lugares para prestar atenção: a Catedral de Santa María la Real de la Almudena e os jardins de Sabatini.

Não deixe de comprar o seu seguro viagem com desconto. Ele é exigido para entrar na Europa 😉

Passeios em Madrid: os parques

passeios em madrid

Parque El Retiro. The World in HDR via Shutterstock

Durante o verão, em uma cidade tão quente como Madrid, os parques podem ser uma ótima opção de passeio. Além disso, os parques de Madrid oferecem muito mais que ~refrescância~.

7. Parque del Oeste e Plaza de España

Este parque está próximo ao Palacio Real de Madrid. Fora a ampla área verde para descansar e se refrescar, ele tem duas atrações. A mais famosa é o Templo de Debod, construção egípcia do século IV a.C. que foi doada à Espanha nos anos 1960. Entretanto, a que mais me agradou foi a vista que se tem de Madrid, emoldurada pela Catedral de Santa María la Real de la Almudena.

Em uma das saídas do parque, nas proximidades do templo, você vai sair na Plaza de España, outra praça com muita presença de turistas.

8. Parque El Retiro

Um parque lindo, pra se perder entre as árvores e se encantar com as muitas atrações que ele tem. O Palácio de Cristal e a Rosaleda (um jardim em estilo francês) merecem muito um tempo pra parar e admirar; foram os que mais me agradaram. O grande lago artificial com o monumento ao rei Afonso XII e a fonte do Anjo Caído completam o roteiro.

Pra quem quer um “algo mais” há empresas que oferecem passeios de segway pelo parque.

Veja também dicas de onde ficar em Madrid

Passeios em Madrid: museus

Qualquer lista de passeios em Madrid inclui pelo menos um dos arrasadores museus da cidade, alguns dos principais do mundo.

9. Museo del Prado, Reina Sofía e Thyssen-Bornemisza

passeios em madrid

Museo del Prado. Catarina Belova via Shutterstock

Não tem outra, essa é a trindade santa dos museus em Madrid. Estão todos concentrados num raio de aproximadamente um quilômetro, o que facilita a visita para os mais fominhas de arte.

Como são extremamente visitados pelos turistas, planejar a ida aos três museus pode te poupar canseira e dinheiro. Se você quer ir a hora que quiser a quaisquer um deles, compre o ingresso fura-fila com antecedência. Você pode comprar aqui o do Museo del Prado, aqui o do Reina Sofia e aqui do Thyssen-Bornemisza (com opção de uma visita guiada).

Caso você faça questão de ir a todos os três ou precise poupar a todo custo, há duas opções. A primeira é o cartão Paseo del Arte, que é um ingresso único para acesso aos três museus com valor reduzido.

A segunda é aproveitar o horário de entrada gratuita do Prado e do Reina Sofia, disponível todos os dias para todos os visitantes. Os horários gratuitos variam conforme a época do ano. Procure chegar uma hora antes para já ficar na fila. Mas não precisa se assustar com o tamanho dela. A entrada é rápida e tudo é muito bem organizado.

O Thyssen-Bornemisza também tem um dia de entrada gratuita, mas ele é restrito a alguns grupos (como estudantes e maiores de 65, dentre outros).

Passeios em Madrid: compras

passeios em madrid

Gran Via. LucVi via Shutterstock

Pessoas rycahs, saibam onde gastar seus euros em Madrid:

10. Gran Vía

Além de ser uma das principais avenidas de Madrid, a Gran Vía é também um ponto de concentração de grandes lojas famosas. Portanto, prepare-se para comprar muito e também para a muvuca nas calçadas. Fica nas proximidades do centro histórico.

11. Calle Fuencarral

Em um dos cruzamentos da Gran Vía está a Fuencarral, outro centro de compras conhecido de Madrid. A variedade de lojas é grande também, com a vantagem de o passeio por aqui ser mais agradável, na minha opinião, pois a Fuencarral é uma via exclusiva para pedestres.

12. Calle de Serrano

Enquanto a Gran Via e a Fuencarral são superlotadas, a calle de Serrano não é das mais famosas entre os turistas, até porque não está no fervo dos visitantes da cidade. Mas também é uma boa opção para quem quer e, principalmente, pode comprar. Muitas lojas de luxo estão nessa rua, como a Louis Vuitton e Manolo Blahnik.

Passeios em Madrid: festivais, excursões e +

Segura o fôlego pois ainda tem mais passeios em Madrid pra completar a lista.

13. Santiago Bernabéu

Quem é muuuito fã de futebol provavelmente vai querer conhecer o estádio do Real Madrid. É possível, inclusive, fazer visitas guiadas. Além disso, esbarrar-se em uma loja oficial do clube pelas ruas da cidade também é fácil.

14. Festivais

O motivo primeiro das viagens do Festivalando são os festivais de música, portanto não teria como não indicá-los num roteiro de viagem. As opções concentram-se basicamente entre maio e setembro. A minha experiência por lá foi com o Download Festival Madrid, mas você pode escolher um evento pra chamar de seu nessa lista de festivais em Madrid.

15. Excursões para Toledo, Segóvia e Ávila

É possível fazer excursões de pelo menos um dia a cidades próximas a Madrid -por falta de tempo, eu deixei esses passeios para uma próxima viagem, pois parto sempre do pressuposto que um dia vou voltar pras cidades que visito rs. Mas, se você tiver tempo, entre as opções estão excursões para Toledo, Segóvia e Ávila.

Explore outras possibilidades de passeios em Madrid

A lista acima não esgota as possibilidades de passeios em Madrid. Veja, então, outras opções:

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário