primeira vez no wackenWacken Open Air/Divulgação – Ph: Rolf Klatt

Dicas pra sua primeira vez no Wacken

Este post é pra você que finalmente passou daquela fase de amor platônico com o maior festival de metal do mundo. Ou seja, seu ingresso já está na mão porque você ficou ligadx nas dicas de como comprar ingresso pro Wacken; você planejou sua viagem com nosso guia do Wacken. Então, chegou a hora tão sonhada de ir para o festival. Porém, não pense que você já agarrou seu diploma de bacharel em WOA. Ainda tem as dicas pra sua primeira vez no Wacken. Então, se você é caloura ou calouro, vem com a gente porque aqui não tem trote. Na verdade, queremos dar as dicas pra que você não seja troladx pela vida quando chegar ao festival.

Dicas pra sua primeira vez no Wacken

primeira vez no wacken

Wacken Open Air/ Divulgação – Ph: Nicolai Brunn

#1- Prepare-se para uma maratona

O Wacken é gigantesco. Dentre todos os festivais de metal em que já estivemos, é sem dúvida o que tem maiores distâncias entre palcos e entre áreas de acampamentos e shows. Portanto, prepare-se pra andar muito pelo acampamento, pela área de alimentação e demais áreas do Wacken. Pra mim, ele não é um festival que se pode ter como super tranquilo pra dar aquela saidinha da área de shows, ir no acampamento e voltar, por exemplo. Isso pode te custar muito tempo de fila no checkin de segurança que existe antes da área de palcos, por exemplo, fazendo com que você possa até perder partes de apresentações.

Dependendo de onde você conseguir acampar, pode significar, também, que você vai ter que andar muitos metros até encontrar a sua barraca depois dos shows. Isso tudocom uma sensação de exaustão e talvez embriaguez. Portanto, esteja preparadx! Quem sabe seria bom começar uma academiazinha ou até a caminhar meia hora por dia uns 6 meses antes, hein? hahaha

#2- Fique de olho na metereologia pra definir seu “look do dia”

Muita gente fala que as galochas e capa de chuva são acessórios indispensáveis pro Wacken. No entanto, nem sempre é assim. A capa de chuva é tranquilo, pois dá pra dobrar. Além disso, também oferecem na metalbag. Mas a galocha pode se tornar uma verdadeira “chata” na sua vida caso não chova. Por isso, é importante conferir a metereologia antes de pensar em acessórios ditos necessários.

Galocha durante o calor de 40 graus da Alemanha é algo simplesmente impraticável. Por exemplo, 2014 foi só calor e poeira. Por isso, o meu velho e bom coturno atendeu razoavelmente. Porém, penso que talvez tivesse sido melhor ir simplesmente de tênis.

Independente do calor ou frio, opte por roupas confortáveis. Afinal, o festival é uma verdadeira maratona, com distâncias muito significativas. Por fim, um acessório que é de fato bem legal é uma bolsa ou mochila pequena, também chamada de “mochila de ataque”. Mais à frente eu explico.

#3 – Troca de ingressos e metalbag

Qualquer veículo, oficial ou não, não vai te deixar exatamente na porta do festival. Muito menos no local de troca dos ingressos. Você vai chegar e caminhar alguns metros até este local. Mas não se preocupe, a rua vai estar bem sinalizada, além de que há pontos de informação com pessoal treinado pra te ajudar. Só não invente de seguir sem qualquer critério a “manada”, pois há uma grande circulação de pessoas pelo vilarejo de Wacken, e pode ser que aquele grupo de pessoas esteja indo pra outro local completamente diferente.

Wristband exchange

O local da troca de ingressos fica antes do primeiro check in de segurança e é bem sinalizado. Você verá uma placa indicando “tickets exchange”/ “wristband exchange”. Porém, pode ser que haja uma fila bem grande no momento em que você chegar pois, aí é o local onde eles checam os ingressos, colocam uma pulseira no seu braço e ainda te entregam a metalbag.

Pra quem não sabe, a metalbag é uma bolsa promocional que vem com vários brindes úteis e inúteis do festival. Por exemplo, há camisinha, saco de lixo, capa de chuva e earplugs. Mostramos tudo o que tem na metalbag aqui neste vídeo.

Então, já se prepare ou tente ir mais cedo no primeiro dia de festival (quinta), ou até mesmo considere chegar na quarta, pois os escritórios, camping e local de troca de ingresso já estarão abertos. Caso você não consiga chegar antes, esteja preparadx para a fila: leve o combo uma aguinha + snack + proteção solar ou pra chuva, dependendo das condições metereológicas do dia.

Problemas com ingresso? Conheça o ticket office

Pra quem tiver qualquer problema com o ingresso, outro lugar muito importante vai ser o “ticket office”. Ele fica em um container improvisado na entrada do festival, antes do local de troca de ingressos e da segurança. É lá que você desembola pepinos de troca de nome, ingresso extraviado, falso etc.

#4- Mochila de “ataque”, lockers e documentos

Pra quem vai acampar no Wacken, ter uma “mochila de ataque” e contar com lockers pode ser essencial. Existem lockers para serem alugados no Wacken, e eles podem ser reservados com antecedência neste link. Eles podem ser de grande utilidade para guardar valores e objetos caros. Apesar de as ocorrências de roubo em barracas não serem tão comuns, é melhor se prevenir. Por isso, deixe apenas o essencial dentro da barraca, tais como roupas, comida e artigos de higiene pessoal.

Já a mochila de ataque é uma ótima opção pra quem leva poucas coisas de valor e também se arrisca com elas no mosh. Em todo caso, considero um item essencial pra carregar sempre  algum dinheiro e também o passaporte. Além disso, nela você vai poder colocar alguns snacks que são permitidos, aquele alcool em gel maroto…também vai poder guardar coisas como copos de cerva e refri, por exemplo. Lembrando que, cada vez que você compra bebida dentro da área de shows, você precisa pagar 1 euro pelo copo. Portanto, não perca este copo!

Mochila x metalbag

Muita gente também pergunta se a metalbag é ok pra usar como mochila de ataque. Eu penso que rola, sim. Porém, nem sempre ela vai ser muito conforável. Pode ser que ela fique caindo ou que não se encaixe perfeitamente no seu corpo enquanto você curte os shows e tal.

Por isso, prefiro levar uma mochila pequena com a qual eu já esteja acostumada. Também é maravilhoso quando ela é à prova d’água.

Veja aqui neste vídeo nossas dicas do que levar em mochila/bolsa pra festival

#5- Dinheiro no Wacken

primeira vez no wacken

Wacken Open Air/ Divulgação – Ph: Nicolai Brunn

Lembre-se de que você deve diversificar as formas de grana que leva. Portanto, é sempre bom ter algum dinheiro em espécie, dinheiro em cartão de viagem e também cartão de crédito. No caso do cartão de crédito, é preciso habilitar antes da viagem para o uso fora do país, mesmo que seu cartão já seja internacional.
Porém, o meu conselho é que você não fique andando com toda a sua grana e cartões pelo festival. É melhor fazer um planejamento da grana que você vai precisar para o dia e levar somente ela com você pra dentro da área de shows. Também é possível sacar dinheiro nas ATM machines dentro do Wacken. Contudo, lembre-se que você vai pagar IOF e taxa de saque internacional.

Veja aqui as dicas de quanto dinheiro levar para o Wacken

#6- Sobrevivendo no Camping

Comer e beber

O camping do wacken é um dos mais liberais entre vários festivais. Por lá você vai poder fazer até um churrasquinho, por exemplo. São permitidas churrasqueiras de carvão, gás ou eletricidade. Também pode levar o tanto de cerveja que desejar, bem como a quantidade de comida a ser levada não é restringida. Há pessoas que levam até carrinhos de latinhas pra perto da sua tenda. No entanto, vidros não são permitidos em qualquer área do festival, devido aos riscos de cortes.

Economize!

Apesar de haver uma enorme oferta de lugares pra comer dentro e fora da área de shows, não gaste todo seu dinheiro com lanches prontos. Faça uma boa compra em Hamburgo ou em algum mercado do vilarejo e leve pro acampamento. Assim, você come mais à vontade e mais barato.A cerveja, por exemplo: no supermercado você pode encontrar boa cerveja (600 ml) entre 60- 80 centavos de euro. Já no mercado do festival, ela vai custar cerca de 2 euros. Dentro do festival, então, esta quantidade de cerveja pode sair entre 4 e 6 euros.

O café da manhã é uma outra boa forma de fazer economia. Comprando itens baratos e com fartura no supermercado, você pode ficar bem alimentadx. Lembrando que é possível fritar ovos, fazer aquele sanduíche quente entre outras coisas pra quem leva aparatos elétricos ou aqueles kits de gás pra camping.

Porém, pra quem quer praticidade e não deseja se preocupar com isso, existe um mercadinho dentro do festival e até mesmo locais que servem café da manhã quentinho. Mas é claro que tudo isso tem um preço e chega a ser até duas vezes mais caro do que se você tivesse optado pela compra fora do festival.

Sobreviver no camping

A vida no camping exige algumas coisas essenciais. Por exemplo, ter um saco plástico pra organizar o seu lixo ( o wacken fornece na metalbag). Além disso, escolher o local onde acampar vai influenciar muito no seu conforto. Primeiro, é preciso tentar acampar o mais perto da entrada do local de shows. Depois, é preciso eleger espaços que não estão suejitos a alagamento.

Pra ter dicas completas de como acampar em festival, leia este guia prático pra camping em festival pra inciantes.

Apesar de o Wacken ter uma boa iluminação geral, é importante ter uma pequena lanterna. Pois isso pode ser bem útil na hora de encontrar a sua barraca quando você regressar dos shows, já que os holofotes não iluminam detalhes no meio da escuridão.

#7- Banheiros e banho

Os banheiros tanto na área do festival quanto lá dentro são gratuitos. Inclusive, desde 2016 as duchas dos campings também são gratuitas. Embora não sejam dos mais sujos que já vimos por aí, é sempre bom lembrar: na ducha, não esqueça seus chinelinhos havaina. Pois sempre pode haver alguma lama e terra lá dentro. Além disso, leve um saco para descarte de materiais de limpeza.

Só pra lembrar, as filas pro banho durante a manhã são enormes. Portanto, é aconselhável que você tente escalar seu banho para um horário diferente do da vasta maioria dos europeus.

Há vários banheiros com água corrente, papel e sabão. Porém, chega uma determinada hora do dia lá na área de shows que alguns banheiros podem sim se tornar impraticáveis. Portanto, caso seja possível, leve consigo um alcool em gel e algum pedaço de papel higiênico.

#8- Hidratação na área do festival

Aproveite o splash ou “bolsinha de água” que a organização do festival oferece na metalbag. Ela vai ser uma grande amiga dentro do festival, já que os pontos de água potável ficam constantemente lotados. Assim, quando for beber água, aproveite pra encher o seu refil.

Não deixe de beber água, pois mesmo sem sol, a hidratação durante os shows é de extrema importância, ainda mais para quem pretende beber. Além disso, ter água por perto também vai ser muito bom pra jogar um pouco na cara e na nuca e dar aquela revigorada entre um show e outro.

#9- Compras no Wacken

Uma boa dica é comprar todas as suas camisas e souvenires assim que você chegar. Porque tudo se esgota muito rápido neste festival. Assim, comprando no primeiro dia você já garante e evita riscos de perder ou gastar grana que era pra comprar sua tão sonhada camisa da edição atual.

#10- Se localizando entre um monte de atrações

São pelo menos 150 atrações no Wacken Open Air. Portanto, é muito fácil se perder e ficar confuso entre tanta coisa rolando. Neste sentido, o app do festival é uma mão na roda pra você acompanhar a programação. Então, aconselhamos que você baixe o app gratuitamente (play store e apple store). Inclusive, você pode fazer a sua própria agenda de shows e pedir que o app te alerte com alguns minutos de antecedência.

Porém, também aconselho fortemente a não se prender somente à sua agenda e deixar se surpreender pelos acasos de alguns shows e situações. A vida completamente planificada é muito chata, ainda mais dentro de um festival de música.

O que pode no Wacken

  • Comida e bebida ilimitada na área de camping
  • Churrasqueiras, aparatos elétricos dentro do camping
  • Geradores de energia no camping
  • Snacks pequenos, como barrinha de ceral, castanhas dentro da área de shows
  • Batons, alcool em gel em recipientes pequenos nas áreas de camping

O que não pode dentro do Wacken

  • Vidros e armas – tanto no camping quanto na área de shows
  • Desrespeito com artistas, funcionários e colegas de festival
  • Comida e bebida em grande quantidade dentro da área de shows
  • Mochilões e malas grandes dentro da área de shows
  • Fogueiras abertas em qualquer área do festival

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário