Agora é pra valer. Depois de um teaser no final do ano, a essa altura já são muitos os festivais europeus que lançaram o cardápio de atrações para 2023. O resultado é uma coleção de line ups para destrinchar, linha por linha, em uma prazerosa experiência de descobrir artistas incríveis se revelarem na sopa de letrinhas.
Das centenas de eventos que inundam o continente nos meses de verão, abaixo está uma seleção de humildes — na quantidade, mas não na qualidade — 23 line ups de festivais europeus. Por que estamos em 2023 e isso parece um critério razoável o bastante para determinar o tamanho da lista.
Um catálogo de festivais e viagens para consultar quando quiser
Assine o Festivalando e tenha acesso livre a inúmeros guias, dicas e tendências sobre festivais e viagens. Não assinantes têm direito a 1 artigo somente.
As pratas da casa dos festivais europeus
Começando pela ala de peso e história, os gigantes Glastonbury (Inglaterra) e Roskilde (Dinamarca), ambos com cartazes ainda da programação parcial.
Declarações de amor ao Roskilde Festival e ao Primavera Sound Barcelona
O Primavera Sound (Espanha) vem com um line up que vai ser espelhado em Barcelona e Madrid, e o Tomorrowland (Bélgica) vem com um line up no melhor estilo bula, abarrotado de artistas que vão se apresentar ao longo de dois fins de semana.
Please come to Brazil: os detalhes do Tomorrowland Brasil 2023
Os clássicos
Essa é uma categoria ampla, porque engloba até as pratas da casa citadas acima e tantos outros festivais europeus que estão em atividade há décadas. Aqui, uma amostra pequena deles com os festivais de Reading e Leeds (Inglaterra), Creamfields (Inglaterra) e Rock Werchter (Bélgica).
Os Lollas
Tem Lolla na Europa também, na Suécia, na França e na Alemanha, e todos já têm line up.
As joias escondidas
Eles são praticamente desconhecidos por aqui pela maioria e não são os maiores dentre os festivais europeus. Mas nunca falham em apresentar uma programação atraente.
Na seleção, alguns que estão há muito tempo na wishlist do Festivalando: Pohoda (Eslováquia), Down the Rabit Hole (Holanda), Festival Internacional de Benicàssim (Espanah) e Electric Castle (Romênia).
Também merecem um espaço nessa lista o Bilbao BBK Live (Espanha), Lowlands (Holanda) e Melt (Alemanha).
Os blockbusters
Com estes a seguir não tem decepção: todos os anos, os headliners, coheadliners e letras pequenas mais cobiçadas da temporada passam por estes festivais. Não por acaso, um deles, o NOS Alive (Portugal), tem como slogan “o melhor cartaz sempre”. Acompanham o pelotão o MadCool (Espanha) e Sziget (Hungria).
Os pesados
Rockers, esse momento é de vocês. Nova Rock (Áustria), Hurricane (Alemanha, com o gêmeo Southside) e Rock for People (República Tcheca) são só alguns dos muitos representantes desse nicho.
Para continuar no clima: 50 festivais no verão europeu e guia de viagem para festivais na Europa
Crédito da imagem principal: Mat Nap/Unsplash