festivais de graça na europaArek Drygas Fotografia/Przystanek Woodstock

11 festivais de graça na Europa em 10 países e pra todos os gostos

Atualizado em 27/05/2019 – Você está com as malas prontas para a Europa e não sobrou dinheiro no orçamento para comprar ingresso para um festival? Ou você quer muito ir a um festival na Europa mas está sofrendo com os ingressos cobrados em euros? Amiga, vem cá que eu tenho uma boa notícia pra você: há uma quantidade razoável de festivais de graça na Europa pra você aproveitar o melhor da temporada de festivais de verão no velho continente sem ter que colocar a mão no bolso.

Na lista abaixo você confere uma seleção de festivais de graça na Europa de estilos variados e em diferentes regiões da Europa (na geografia e no custo de vida) – tem na Escandinávia, na Europa central e no Leste europeu. Tudo de graça, free, na faixa.

Festivais de graça na Europa em junho

1. Distortion – farra eletrônica nas ruas de Copenhague

Onde: Copenhague, Dinamarca
Quando: junho
Estilo: música eletrônica
Mais informações

Como se não bastasse ser um dos destinos do coração do Festivalando e ter um dos melhores festivais do universo (o Roskilde), a Dinamarca também abriga um dos mais bombásticos e maiores festivais gratuitos da Europa. O Distortion é um tsunami de música eletrônica que invade as ruas de Copenhague durante cinco dias, o dia inteiro, com mais de 40 palcos espalhados pela cidade.

Cerca de 100 mil pessoas circulam pelo festival diariamente. Há também eventos pagos em clubes fechados. Se você se interessou, a Gra te conta em detalhes como é o Distortion, auto-proclamado um “caos orquestrado”.

2. Parkpop – um dos maiores festivais da Holanda

Onde: Haia, Holanda
Quando: junho
Estilo: multi-gênero
Mais informações

O Parkpop nasceu em 1981 e desde então estabeleceu-se como um dos maiores festivais da Holanda. Em média, atrai 200 mil pessoas, sempre no último domingo de junho, sua data fica no calendário.

Além do grande festival de graça de domingo com nomes locais, o Parkpop se desmembra em mais outros dois eventos no mesmo fim de semana: o Parkpop Downtown, na sexta, também gratuito, com shows em vários espaços de Haia, e o Parkpop Saturday Night, um evento pago com shows de artistas internacionais.

3. Beaches Brew – #partiu costa italiana

Onde: Ravenna, Italia
Quando: junho
Estilo: indie
Mais informações

Descobertas musicais do que há de novo no indie rock, cervejas artesanais e o mar Adriático como cenário. Tudo isso de graça. Tá bom pra você? Essa combinação de elementos é o que torna possível o Beaches Brew, que acontece na Itália.

4. Danube Island Festival – um festival numa ilha

Onde: Viena, Áustria
Quando: junho
Estilo: rock, pop, r&b, eletrônica
Mais informações

Além de gratuito, o Danube Island Festival acontece num cenário perfeito para os propósitos do Festivalando: a Danube Island, uma ilha de 20 km de extensão localizada no centro de Viena. Nela são instalados múltiplos palcos nos quais se apresentam artistas de gêneros variados. Para completar, são instaladas cerca de 20 “ilhas” dentro do festival, nada mais que espaços que abrigam atividades diversas, para além da música.

Festivais de graça na Europa em julho

5. Montreux Jazz Festival – a melhor paisagem de verão

Onde: Montreux, Suíça
Quando: julho (eventualmente pode começar no último fim de semana de junho)
Estilo: multi-gênero
Mais informações

Um dos maiores e mais antigos festivais do mundo, na ativa desde 1967, o Montreux Jazz Festival não é inteiramente gratuito, mas boa parte da programação é, sim, aberta ao público.

Enquanto as atrações principais se apresentam em auditórios fechados no fim da noite, durante o dia inteiro e também à noite há shows gratuitos em parques, clubes e pool parties. Tudo isso em uma das paisagens mais bonitas pra se aproveitar o verão europeu: a riviera suíça.

Ah, e não se engane pelo nome: não é só jazz que você encontra em Montreux. Tem indie, tem rock, música eletrônica, música latina.

Leia a experiência do Festivalando no Montreux Jazz Festival

6. Monmouth Festival – uma semana inteira de festival

Onde: Monmouth, País de Gales
Quando: julho e agosto
Estilo: multi-gênero
Mais informações

Este festival com mais de 30 anos de existência toma a cidade histórica de Monmouth, no País de Gales, durante uma semana inteira. Na programação, atrações locais e nacionais de rock, pop, jazz, country, punk e outros estilos.

7. ARTeNOU – em busca de novos sons

Onde: Baix Llobregat, Espanha
Quando: julho
Estilo: música eletrônica
Mais informações

Amantes da música eletrônica e, principalmente, de novos sons, vão gostar deste festival que prioriza artistas emergentes da cena eletrônica nacional e internacional na comarca de Baix Llobregat, nos arredores de Barcelona.

Festivais de graça na Europa em agosto

8. Pol’And’Rock – o até então Woodstock europeu (Przystanek Woodstock)

Onde: Kostrzyn Nad Odra, Polônia
Quando: agosto
Estilo: rock
Mais informações

Você não leu errado. É isso mesmo: existe um Woodstock na Polônia (há mais de vinte anos, inclusive). Claramente inspirado no mítico festival realizado no fim dos anos 1960 nos Estados Unidos, o “irmão” polonês, agora rebatizado de Pol’And’Rock, carrega características semelhantes ao original: seu lema é “Amor, Amizade e Música”, atrai anualmente uma média de 600 mil pessoas, tem na piscina de lama uma de suas marcas e, claro, é gratuito.

O festival rola durante um fim de semana. São dois palcos, muito rock e um grande camping livre para quem quiser chegar. A pequena Kostrzyn Nad Odra, cidade de cerca de 20 mil habitantes que recebe o festival, fica a cerca de quatro horas de carro da capital polonesa, Varsóvia. Porém, sua localização a oeste, na fronteira com a Alemanha, a deixa mais próxima de Berlim – de lá, são só duas horas de viagem.

9. Wutzrock – punk e rock contra o fascismo e o sexismo

Onde: Hamburgo, Alemanha
Quando: agosto
Estilo: punk e rock
Mais informações

Na ativa desde os anos 1970, o Wutzrock tem ampla programação ao longo de três dias. Além dos shows com bandas de punk, rock e ska, há também programação dedicada ao teatro e poesia e espaço para projetos e organizações que combatem o fascismo e o sexismo na Alemanha.

10. Feel Good Festival – um festival pra todo mundo

Onde: Rochdale, Inglaterra
Quando: agosto
Estilo: indie e rock
Mais informações

Realizado na cidade de Rochdale, próxima a Manchester, o Feel Good Festival tem shows de indie e rock em um grande palco no centro da cidade e em clubes fechados, além de uma programação dedicada a famílias, oficinas e gastronomia.

11. Ripollet Rock Festival – o festival da cena alternativa

Onde: Barcelona, Espanha
Quando: agosto
Estilo: rock e hard rock
Mais informações

Se, por uma lado, o Barcelona Rock Fest é atualmente o festival mainstream de rock, heavy metal e hard rock de Barcelona, o Ripollet Rock Festival encontra-se na outra ponta, sendo o festival de rock e hard rock alternativo e resistente da cidade. Acontece desde 1993.

Quer conhecer mais festivais na Europa? Então vem aqui brincar com o nosso buscador de festivais! 😀

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário