Paradiso music venueParadiso, Amsterdam/Divulgação

Roteiro básico para turismo musical em Amsterdã

Resolvemos dizer Olarrrr para os Países Baixos nesse finzinho de ano – e começo de 2017 também, yupiiii!!! Então, este é o primeiro post de uma série dos que ainda virão sobre essa região europeia [ainda] pouco explorada por nós. Para início de conversa, claro que já traçamos um roteiro básico para turismo musical em Amsterdã. Já não aguentamos mais de ansiedade em conhecer essa capital que é tipo um sonho de consumo <3. Temos que começar de algum lugar, não é mesmo? E esse lugar é o básico, o histórico, aquilo que todo mundo deveria conhecer.

Mas aí você diz: ahnnn, mas vocês não dizem que viajam somente para festival, suas falsianes? Sim!!! É verdade, já ia me esquecendo. Também estão no roteiro da nossa aventura musical e festivaleira pelos Países Baixos o Eidhoven Metal Meeting  e nada mais nada menos do que uma premiação dos festivais da Europa, baby! O Eurosonic Noorderslag  que é uma conferência sobre inovação, mídia e tecnologia em festivais também. Ou seja, estamos cada dia mais PHDs no assunto, mesmo.

Bom, bora falar do roteiro bolado para essa primeira etapa da viagem, então. Tem pra todos os gostos – clássico, pop, metal, dance…me comprometo aqui a fazer tudo, até o dance ( aiaiai…).

Vai viajar para Amstedã? Não se esqueça de reservar sua viagem com o Booking.com.Reservando com eles neste link você ajuda a gente e não paga mais nada por isso 😉

 

Paradiso

Depois de um 2016, que foi no mínimo um inferno de tanta correria, eu mereço dar pelo menos uma passadinha no Paradiso (hahaha, terrível o trocadilho) – o templo do pop holandês, como as pessoas o chamam. Por isso, e por outros motivos que vou te contar, essa é a minha primeira opção de turismo musical em Amsterdã.

Desde março de 1968 (eita ano, hein?!), aberto sob a alcunha de ‘Cosmic Relaxation Center Paradiso’ [só acho que esse nome diz muito sobre aquele ano de abertura, também! =D], a casa é um dos lugares de música favoritos dos holandeses. O Paradiso funciona no prédio de uma antiga igreja chamada Vrije Gemeente. A princípio, foi uma sede tomada por um grupo de hippies, um coletivo criativo. O propósito original era de se tornar um espaço para dar vazão à produção dos musicistas jovens e criativos do país e da Europa. Com o tempo, o local deu lugar aos melhores shows de uma cena alternativa e, também, aos grandes shows da música pop em geral.

paradiso-poster

Poster Paradiso – Sex Pistols

Hoje em dia, a casa tem duas salas principais. Uma com capacidade para 1500 pessoas, e outra para 250 pessoas, onde ocorrem os eventos alternativos. Bandas como Sex Pistols, Jery Lee Lewis, Grace Jones, Pink Floyd e nosso querido Sepultura já passaram por lá [aliás, ouçam esse bootleg arrepiante aqui da apresentação dos caras no Paradiso ], entre várias outras – Lady Gaga, por exemplo, para justificar mais o lance de ser o templo do pop da Holanda, né? hehe. Além de ser um clube de rock, indie, pop e dance music, o Paradiso também é um centro cultural. Ah!Claro, rola um tanto de festivais por lá, o ano todo! Ou seja, lugar perfeito para começar o nosso caso sério com a Holanda.

Mais sobre esse lugar e a agenda aqui 
Endereço: Weteringschans 6-9/ 1017SG Amsterdam

Teatro de música de Amsterdã

Nossa opção clássica vem com o Teatro de Música de Amsterdã. O local é nada mais nada menos do que a sede da Orquestra nacional e do Balé da Holanda. Nos anos 80, o prédio abrigava tanto a prefeitura da cidade quanto uma casa de ópera – por isso, também é conhecido como Stopera, uma junção das palavras ‘prefeitura’ e ‘ópera’ em holandês. Depois, virou mesmo só este centro de cultura e arte maravilhoso, com produção internacional.

ópera e balé nacional de amsterdã

Opera de Amsterdã. kavalenkau via Shutterstock

Além das apresentações da Orquestra nacional, sempre há concertos de outros artistas e espetáculos de companhias de todo o mundo. Outra dica legal é que na saída da casa, na praça Waterlooplein, rola sempre um mercado de pulgas onde se pode encontrar vinis! É sempre bom dar uma garimpada. Pode ser que você encontre ‘ouro’ musical bem baratinho.

Para saber mais sobre o Teatro de Música, visite este site.
Endereço: metrô waterlooplein, Amsterdã

Voe para Amsterdã com os melhores preços pela Voopter!

 

Melkweg

A via láctea, tradução do nome deste clube que funciona onde antes operava uma fábrica de leite é uma das casas noturnas mais conhecidos da Holanda. O local funciona como casa de shows, por onde passam artistas de todos os gêneros musicais, principalmente jazz, rock e música alternativa. Mas, também é bastante conhecido pelas festas que agitam muito a cidade.

Café Melkweg amsterdã

Melkweg/ Divulgação

A Melkweg ainda conta com a vantagem de ter 5 ambientes, nos quais geralmente há eventos diferentes acontecendo simultaneamente.Há também um Café super charmoso e uma sala de cinema, que frequentemente projeta obras de cineastas locais, bem como de um circuito alternativo internacional. O local também é conhecido por dar lugar a festivais famosos de música eletrônica e outros estilos.

Vale muito a pena conferir o calendário repleto de eventos que rolam em todas as estações.

Endereço:
Lijbaansgracht 234 A
1017 PH Amsterdam
The Netherlands

Maloe-Melo

Até parece algum nome brasileiro, né? Mas esse é o nome de um clube em Amsterdã onde rolam, na maioria dos dias, concertos de bandas de blues. Quem curte blues no mundo inteiro conhece bem esse clube e sabe das suas histórias. É uma das casas mais importantes para o estilo na Europa. Patti Smith escolheu o local para ser palco de uma de suas turnês não oficiais, da última vez que esteve na Holanda em 2005, por exemplo.

Segundo os locais, o dono, Jur, é um cara que vale a pena sentar para conversar. Uma figuraça que é a alma do local. Para saber mais histórias e a agenda, visite a página.

Maloe Melo em Amsterdã

Maloe- Melo Amsterdã/Divulgação

Endereço:
Lijnbaansgracht 163
1016 VX Amsterdam
The Netherlands

Jordaan e as ruas de Leidseplein

leidseplein amsterdã

Mediações de Leidseplein, Amsterdã. Ph: Kjell Leknes via
Shutterstock

Jordaan é um dos bairros mais famosos de Amsterdam, e fica na área dos canais. Com um monte de restaurantes, lojas e cafés, o local tem ainda uma forte ligação com a música – há, na verdade, uma música popular holandesa com o nome de Jordaan. Além disso, a fama ainda se deve aos músicos e bandas que tocam ao longo dos canais ou nas praças, bem como pelo fato de que os melhores cantores residentes ali, por exemplo, são sempre homenageados com uma estátua no Brouwersgracht.

O bairro ainda abriga a cada de Anne Frank e a Westerkerk. Lá também está um dos maiores mercados a céu aberto da Europa, o Noordermarket.

canais amsterdã jordaan

Canais de Jordaan, Amsterdã. Ph: Brian Kinney via
Shutterstock

Outro local muito legal são as imediações de Leidseplein. Sempre há música na praça e em cada esquina. Muitos artistas solo, badas fazendo Jazz e outros estilos em free style. Além disso, sempre há concertos gratuitos no parque que fica justamente nesse local, o famoso Vondelpark. O lugar também é cheio de discotecas e clubes onde a noite de Amsterdã ferve.

Uma graça. Coloque Jordaan e Leidseplein em suas rotas no maps e vá sem medo de se arrepender.

Lembre-se de fazer o seu seguro viagem antes de embarcar para Amsterdã. Nosso parceiro Real Seguros oferece ótimas ofertas.

Vai viajar para outros lugares? Conheça a nossa central de marcação de viagens, por onde tudo fica mais fácil 😉

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta