Robert Smith já tinha avisado em junho: os shows na América do Sul em 2023, incluindo a passagem pelo Primavera Sound São Paulo, terão 2h30 de duração. Recentemente, em uma entrevista do curador do festival Pedro Antunes à rádio Eldorado, ficou-se sabendo que não é só uma promessa feita verbalmente. O contrato do The Cure inclui uma cláusula garantindo que a banda terá 2h30 para se apresentar.

É que, felizmente, a banda é daquele tipo que, se não for para fazer um show longo, nem sai de casa. As apresentações da banda passam das duas horas. Também podem ultrapassar as três. E já aconteceu até de bater as quatro horas. Não por acaso, foi com um show longo desses que a banda britânica fez o maior show da história do Primavera Sound Barcelona e fará também o maior da ainda curta história do festival no Brasil e Argentina.

Um catálogo de festivais e viagens para consultar quando quiser

Assine o Festivalando e tenha acesso livre a inúmeros guias, dicas e tendências sobre festivais e viagens. Não assinantes têm direito a 1 artigo somente.

Os shows longos do The Cure e a empatia com o fã

A tradição dos shows longos do The Cure nasce mais do Robert Smith fã do que do Robert Smith músico. Em uma entrevista para a NME em 2009 (vídeo abaixo), ele explicou o porquê. Contou que, quando jovem, viajou até Londres para ver um show de Bowie. Economizou dinheiro para comprar o ingresso e fazer a viagem, para no final se deparar com um show incrível, mas que só durou 40 minutos. Como não poderia deixar de ser, ele saiu frustrado com a experiência.

Anos mais tarde, já do lado de cima do palco, como músico, mas reconhecendo nos fãs que o assistiam o mesmo esforço financeiro e sede por música ao vivo que ele também tinha naquela viagem para ver Bowie, Robert determinou que fazer shows longos, entregando o máximo possível para o público, deveria ser uma característica da ética de trabalho do The Cure.

O resultado são shows com mais de duas dezenas de músicas e pelo menos um par de horas. Como o set de 2h20 que o Festivalando presenciou no Rock Werchter, em 2019. Ou as 3h30 no Royal Abert Hall em 2014. Ou as incríveis 4h e 50 músicas no México, em 2013, no aniversário de 54 anos de Robert Smith (aqui e aqui).

The Cure no Primavera Sound Barcelona

No Primavera Sound, em Barcelona, a banda fez sua estreia em 2012 com um set list de 35 músicas, incluindo três retornos para o bis. À época, a imprensa destacou justamente o fato do show ter durado três horas. O registro do show no YouTube tem 2h30 de duração, mas nem uma diferença de meia hora é capaz de tirar o título do The Cure de show mais longo do festival.

The Cure no Primavera Sound São Paulo: sondagens do set list

Já sabendo que o show do The Cure no Primavera Sound São Paulo terá 2h30 de duração, resta fazer considerações sobre quais músicas vão entrar no set. De acordo com dados do Setlist.fm, o set list da turnê do The Cure em 2023, que até a redação deste texto soma 36 shows, tem uma média de 29 músicas.

Há uma certa rotatividade, com 57 músicas tocadas até o momento em pelo menos uma das apresentações. Um total de 16 músicas estiveram presentes em todos os shows, enquanto seis músicas só apareceram uma única vez.

Músicas presentes em todos os shows da turnê 2023 – Fonte: Setlist.fm

A Forest
Alone
And Nothing Is Forever
Boys Don’t Cry
BurnPlay
Close to Me
Endsong
Friday I’m in Love
From the Edge of the Deep Green Sea
In Between Days
Just Like Heaven
Lovesong
Lullaby
Pictures of You
Push
The Walk

Músicas tocadas uma única vez na turnê 2023 – Fonte: Setlist.fm

Grinding Halt
High
Jumping Someone Else’s Train
M
The Hanging Garden
The Lovecats

Set list médio do The Cure – Fonte: Setlist.fm

Conforme a recorrência de cada uma das músicas, o setlist médio gerado pelo site é o que consta abaixo. Não é uma lista definitiva do que o The Cure vai trazer para o Primavera Sound, mas já aponta muitos dos caminhos possíveis pelos quais Robert Smith vai conduzir o público em uma esperada longa noite.

Alone
Pictures of You
Lovesong
A Night Like This
A Fragile Thing
And Nothing Is Forever
Burn
Push
Charlotte Sometimes
Play for Today
At Night
Shake Dog Shake
From the Edge of the Deep Green Sea
A Forest
Endsong

Bis
It Can Never Be the Same
Want
I Can Never Say Goodbye
In Between Days
Just Like Heaven

Bis 2
Plainsong
Disintegration
Lullaby
Six Different Ways
The Walk
Friday I’m in Love
Close to Me
Why Can’t I Be You?
Boys Don’t Cry

Leia também: guia do Primavera Sound 2023 e principais dúvidas sobre a pulseira do Primavera Sound

The Cure/Divulgação

Leave a comment