Na primavera sul-americana de festivais, antes do som havia a fauna. Por mais de uma década, enquanto o Primavera Sound era ainda apenas um destino do outro lado do Atlântico, o Fauna Primavera, em Santiago, no Chile, era o único festival que carregava o nome da estação do ano na região.

Nascido em 2011 como Primavera Fauna e rebatizado Fauna Primavera em 2016, o festival não teve o seu resultado alterado pela mudança de ordem dos fatores que compõem o nome. Desde sempre, é um festival dedicado ao indie, assim como a primavera mais famosa que chegou em 2022 à região, inclusive com coincidência de datas, nos últimos meses do ano.

Ganhe insights

Conheça o relatório especializado do Festivalando sobre o mercado de música ao vivo
descubra

De Primavera Fauna a Fauna Primavera

Com um público de 5.000 pessoas na estreia em 2011 e um recorde de 15.000 na edição 2015, o Fauna Primavera se consolidou como um festival boutique ao longo dos anos. De 2011 a 2018, seguiu ininterrupto, mudando apenas de casa, passando por diferentes locais da capital chilena.

Quem foi em edições antigas do Popload Festival em São Paulo vai ver muitas semelhanças nos cartazes abaixo do Fauna Primavera com o line up do festival brasileiro.

Junto com o irregular Music Wins, da Argentina, eles foram nos anos 2010 os eventos de indie rock na região do segundo semestre, enquanto paralelamente o Lolla crescia no primeiro semestre assumindo uma cara mais híbrida, pop e mainstream, e antes que o Primavera Sound chegasse para mudar o jogo dos festivais internacionais do fim de ano.

primavera fauna 2011

primavera fauna 2012

primavera fauna 2013

primavera fauna 2014

primavera fauna 2015

fauna primavera 2016

fauna primavera 2017

fauna primavera 2018

Primavera-Outono

Além da primavera, o Fauna também teve edições durante o outono em 2017, 2018 e 2019, seguindo a mesma linha musical. O nome desse desdobramento do festival? Fauna Outono.

fauna outono 2017

fauna outono 2018

fauna outono 2019

Pós-pandemia, pós-Primavera Sound

Depois de uma edição cancelada em 2019 por falta de headliner e da pausa da pandemia, o Fauna Primavera retornou em 2022 pela primeira vez com três dias. Agora, em 2023, reduziu para dois dias, e será o único festival da região a unir Blur e Pulp no mesmo cartaz.

As duas bandas britânicas foram atrações do Primavera em Barcelona, mas seguiram destinos bem diferentes nas muitas versões do festival na América do Sul.

fauna primavera 2022

fauna primavera 2023

A suspensão do Primavera Sound Santiago em 2023 devido a uma quebra de contrato da produtora local deixou o Fauna Primavera com pista livre para ser “o” festival internacional chileno na reta final do ano.

Sem a plena certeza de que o Primavera retornará em Santiago (apesar do desejo oficialmente expresso pelo festival espanhol) e com uma trajetória que se sustenta até aqui, fica a torcida para que o Fauna Primavera prolongue sua história como um dos festivais autenticamente nascidos na região.

Crédito da imagem principal: Rodrigo Quezada/Wikimedia Commons

Deixe seu nome na lista

Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo

Leave a comment