A viagem que o Primavera Sound começou pelo mundo no ano passado, anunciada como o Primavera Destination, continua neste ano, porém ligeiramente diferente.
Ajustes de rota e novas paradas no roteiro desenham um mapa novo, mas o movimento parece seguir na mesma direção: o festival quer ser uma marca global.
Um catálogo de festivais e viagens para consultar quando quiser
Assine o Festivalando e tenha acesso livre a inúmeros guias, dicas e tendências sobre festivais e viagens. Não assinantes têm direito a 1 artigo somente.
Los Angeles sumiu do mapa
O Primavera Sound Los Angeles foi a primeira edição do festival fora da Europa. Foi anunciada ainda em 2019 para acontecer em 2020, mas por causa da pandemia só se concretizou em 2022. E fim.
A edição dos Estados Unidos não dá sinais de que irá retornar. Enquanto a estreia do festival teve line up e ingressos disponíveis com dez meses de antecedência (ainda em dezembro de 2021), o que impera no momento é o silêncio.
Não há datas, ao contrário das outras “filiais” do Primavera, e as atualizações nas redes sociais cessaram dias depois do encerramento do festival em Los Angeles, em setembro de 2022. A cereja no bolo é a conta do Primavera LA no Twitter, que foi tomada por um novo usuário, sem que aparentemente o festival notasse.
Enquanto o Primavera Sound anuncia novidades na América do Sul (Bogotá e Assunção), parece que o PS Los Angeles foi esquecido no churrasco. Tanto que a conta no Twitter mudou de usuário e ninguém percebeu +
— Festivalando (@festivalando) May 2, 2023
América do Sul virou parada preferencial
Diferentemente dos Estados Unidos, um mercado difícil de ser conquistado por estrangeiros, na América do Sul o Primavera Sound entra em seu segundo ano com um movimento de expansão.
Duas novas paradas entram no roteiro: Assunção, em 7 de dezembro, e Bogotá, nos dias 9 e 10 de dezembro. Em comunicado, o festival revelou que ter uma edição colombiana já era um desejo antigo e que a estreia na cidade em 2022, ano da estreia do Primavera na região, não pode se concretizar.
Argentina e Brasil seguem no roteiro, com o Primavera Sound Buenos Aires nos dias 25 e 26 de novembro e o Primavera Sound São Paulo nos dias 2 e 3 de dezembro.
Quem fica de fora do roteiro, por enquanto, é o Chile. Quebras contratuais da produtora local chilena levaram o Primavera Sound a romper a parceria com a empresa no início do ano. Ainda em busca de um novo sócio para operar no país, o Primavera Sound afirmou que pretende realizar novamente o Primavera Sound Santiago no futuro próximo.
Madrid como “rota de fuga”
Madri estreia em 2023 como segunda sede espanhola do festival e terceira sede europeia (Porto tem seu próprio Primavera Sound desde 2012). A edição de Madri vai espelhar a programação de Barcelona um fim de semana após a edição catalã, no início de junho.
A entrada de Madri nesse roteiro vem carregada de bastidor com jeito de trama de novela. De acordo com a imprensa espanhola, Madri surgiu como alternativa em consequência da dificuldade que o Primavera Sound encontrou para concretizar o plano de seguir realizando dois fins de semana seguidos de festival em Barcelona.
O formato foi inaugurado em 2022 e ganhou ares especiais para compensar financeiramente o hiato da pandemia, mas o plano era seguir assim em definitivo. A prefeitura de Barcelona admitia repetir o formato somente em 2023.
Paralelamente, uma coalizão de associações de moradores do entorno do Parc del Fórum, onde acontece o festival em Barcelona, se mobilizou para reclamar formalmente dos transtornos causados pelo festival.
Com dificuldades para chegar a um acordo com a prefeitura de Barcelona para renovar o contrato com o pedido do fim de semana duplo na cidade, a direção do Primavera Sound chegou a declarar publicamente que as autoridades não se importavam com o festival, e que se necessário fosse, o evento mudaria completamente para Madrid.
Foi nesse contexto, em que foi preciso conciliar interesses dos moradores e do evento, que o Primavera Sound se dividiu entre Barcelona e Madri. O festival renovou com Barcelona até 2027, mas assegurou apenas um fim de semana na cidade, levando o segundo fim de semana para Madri.
Londres no horizonte
Nesta primeira semana de maio, o Primavera Sound realiza um evento especial em Londres, batizado de Bloom Party. O acesso é exclusivo para quem tem o passaporte de fim de semana do festival na Espanha.
A justificativa oficial é seguir cruzando fronteiras com o festival e levar o espírito do evento para uma das capitais da música no mundo. O que faltou revelar é que os ingleses são um dos públicos mais cativos e numerosos do festival espanhol, tornando o solo inglês uma terra fértil para qualquer evento ligado à marca.
Próxima parada: o mundo
O anúncio recente de que a Amazon Music transmitirá ao vivo o Primavera Sound Barcelona e Madrid 2023 amplia o alcance do festival para o mundo inteiro.
A Amazon Music já havia sido parceira do Primavera em 2022, mas com transmissão limitada à Espanha. Desta vez, com a Amazon Prime e Twitch na jogada, as fronteiras vão ser apagadas para ajudar no movimento global que o festival denota estar fazendo.
Crédito da imagem principal: Christian Bertrand