Sem muito aviso, assim como quem não quer nada, dois festivais sul-americanos estão de retorno marcado depois de um hiato de seis anos: o chileno RockOut, marcado para 10 de novembro, em Santiago, com The Killers de headliner, e o argentino Music Wins, agendado para 10 de dezembro, em Buenos Aires, com o Metronomy encabeçando a programação.
O retorno de ambos depois de um longo inverno honra de certa forma as próprias trajetórias irregulares dos dois festivais.
Um catálogo de festivais e viagens para consultar quando quiser
Assine o Festivalando e tenha acesso livre a inúmeros guias, dicas e tendências sobre festivais e viagens. Não assinantes têm direito a 1 artigo somente.
RockOut Fest: mutante e migrante
O RockOut é, em sua origem, um festival com raízes no Brasil. Nasceu originalmente como Maquinaria (lembra?), em São Paulo, em 2008. Ficou por aqui até 2009 e migrou para o Chile no ano seguinte.
De 2010 a 2012 o festival foi realizado somente em Santiago, preservando o nome brasileiro, e em ainda 2012 teve duas edições mexicanas, na Cidade do México e em Guadalajara.
Após uma pausa de dois anos, retornou em 2014 com um novo nome: Rock Out Fest. Naquele ano o festival voltou a se limitar ao Chile. Depois de outro hiato de dois anos, retornou em 2016, com edições em Santiago e Buenos Aires.
Houve uma tentativa de continuidade em 2017, mas não vingou. O festival seria novamente realizado no Chile e na Argentina, mas foi cancelado pela baixa procura.
Agora, em 2022, volta mais enxuto e menos pesado, quase como um festival de ocasião, aproveitando a turnê do The Killers na América do Sul (o velho caso da turnê de artista gringo que vem com um festival de brinde).
Music Wins: vencendo de vez em quando
A trajetória do Music Wins é mais curta, mas igualmente instável. Ele nasceu em 2014, pulou 2015, voltou em 2016 e desperta da hibernação agora em 2022.
Quem observar o cartaz da edição de estreia talvez se recorde do Popload Festival 2014, que compartilhou muito desse line up (e que do contrário teve uma trajetória sólida desde então).
A programação deste retorno em 2022, por sua vez, é compartilhada com o Balaclava Fest, que trará algumas das mesmas atrações para São Paulo no dia 11 de dezembro na celebração de seus 10 anos (outro que se consolidou, assim como o Popload). O headliner, Metronomy, vem para São Paulo em show solo no Popload Gig.
Crédito da imagem principal: Patricio Colombo/Divulgação