Junho está batendo na porta. No Festivalando, isso é sinal do que mais importa por aqui: vai começar a temporada de festivais europeus. E para celebrá-la, como já virou tradição por aqui, é hora de apresentar a lista de cartazes que fizeram os meus olhos brilhar e mantiveram a atenção nos festivais do lado de cima do Equador. São 25 line ups de festivais na Europa selecionados para este ano, afinal, estamos em 2025.
Se você acompanhou a série em cinco partes, iniciada no ano passado, que fez o aquecimento para esta temporada, não assuma que na sequência vem uma reprise de cartazes. Alguns festivais já mencionados na parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5 ou parte 6 conquistaram um lugar na lista final, mas a maior parte da seleção é de line ups que ainda não deram as caras no Festivalando nos últimos meses. Vamos aos escolhidos, sem ordem de preferência, organizados apenas em grupos temáticos-engraçadinhos:
Ganhe insights
Os queridinhos
Abrem a lista os festivais na categoria “eu sei que vou te amar por toda a minha vida”. Eventos pelos quais eu passei ao longo da história do Festivalando e guardo lembranças ótimas: o Roskilde (Dinamarca), onde tudo começou para o Festivalando em 2014; o Primavera Sound (Espanha), o meu marco pessoal do fim da pandemia; e o Rock Werchter (Bélgica), minha eterna Monalisa dos festivais.
1. Roskilde
2. Primavera Sound
3. Rock Werchter
A wishlist
Aqui entram os festivais que há muito tempo desejo ir, mas que decisões pessoais ou o destino vêm adiando o encontro. O mais antigo da lista é o Pohoda (Eslováquia), seguido do Bilbao BBK (Espanha), do Lowlands (Holanda) e da joia que é o Down the Rabbit Hole (Holanda).
4. Pohoda
5. Bilbao BBK Live
6. Down The Rabbit Hole
7. Lowlands
O bloco britânico
Não escondo o gosto que tenho pelo Reino Unido, terra do festival dos festivais — o Glastonbury (que neste ano ficou de fora da lista). Amo o BST Hyde Park; brinquei de passear por Londres guiada por shows no Finsbury Park, em Wembley e na O2 Arena. Obviamente, estou sempre atenta também aos festivais de lá. Natural então que muitos deles tenham entrado para a lista final de line ups da Europa em 2025: o estreante Lido; o All Points East, que poderia muito bem estar no bloco da wishlist; o baladeiro Parklife; e o quarteto britânico até doer Y Not Festival, Truck Festival, End of the Road e Green Man Festival — este último também muito adequado para o grupo final desta lista, que traz os melhores garimpos.
8. Lido Festival
9. All Points East
10. Parklife
11. Y Not Festival
12. Truck Festival
13. End of the Road
14. Green Man Festival
Miscelânea
Não consegui definir uma categoria para os cartazes a seguir, mas não significa que falte algo especial neles. Muito pelo contrário. Merecem igualmente sua atenção: Rock en Seine (França), MEO Kalorama (Portugal), Colours of Ostrava (República Tcheca), We Love Green (França), Rock For People (República Tcheca) e Rock Fest (Finlândia).
15. Rock en Seine
16. MEO Kalorama
17. Colours of Ostrava
18. We Love Green
19. Rock for People
20. Rock Fest
Techno, house e além
Faltou eletrônica? Não mais com o nichado Kappa FuturFestival (Itália) e o leque mais aberto do Exit Festival (Sérvia).
21. Kappa FuturFestival
22. Exit Festival
Garimpo
Para terminar, pequenas pedras preciosas que eu amei encontrar no vasto rio de line ups de festivais na Europa em 2025: La Route du Rock (França), Rosendal Garden Party (Noruega), Ypsigrock (Itália) e Atlantic Fest (Espanha).
23. La Route du Rock
24. Rosendal Garden Party
25. Ypsigrock
Veja também as listas com 50 shows na Europa em 2025 e 60 festivais na Europa em 2025
Crédito da imagem em destaque: Nils Schirmer via Unsplash
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo