O retorno dos festivais como a gente os conhecia (daquela era pré-2020, lembra?) é real. Bom, pelo menos no curto prazo parece ser. E isso significa não só o reencontro com os festivais de porte nacional e regionais com público cativo, mas também a estreia de novos festivais brasileiros.

MITA, Turá e The Town (esse só em 2023) são as estreias já confirmadas no calendário de festivais. Não me esqueci do Primavera Sound e do Knotfest, que aparecem no Brasil pela primeira vez no segundo semestre, mas o foco aqui são os eventos com origem nacional. Quem são eles e o que eles prometem pra gente?

Ganhe insights

Conheça o relatório especializado do Festivalando sobre o mercado de música ao vivo
descubra

MITA Festival

MITA é a sigla para Music Is The Answer — música é a resposta — e é em cima dessa ideia que se ergue o MITA Festival, com edições em São Paulo (14 e 15 de maio) e no Rio de Janeiro (21 e 22 de maio).

A resposta, nesse caso, vem da combinação de artistas nacionais e internacionais, emergentes e consagrados, para estimular novas conexões, um novo momento e novas formas de pensar o futuro.

Para expressar ainda melhor essa resposta trazida pela música, o MITA fez um curta-metragem muito bonito, que vale muito cinco minutos do seu tempo.

Que essa visão tenha vida longa e não repita a trajetória de alguns festivais do passado.

Festival Turá

“Vamo misturá?” Com esse linguajar com jeito mineiro (sei do que estou falando), mas com sede em São Paulo, o festival Turá vem se somar aos muitos e bons festivais dedicados exclusivamente a artistas nacionais.

A proposta é exaltar a música brasileira e sua pluralidade — daí a mistura, dos artistas consagrados à nova geração.

O festival acontece nos dias 2 e 3 de julho. O local escolhido para a estreia é o gramado do Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera. BaianaSystem, Duda Beat, Zeca Pagodinho, Roberta Sá, Xamã e Alceu Valença já estão confirmados.

The Town

Na fila para entrar em cena somente em setembro de 2023, o The Town encerra a lista de novidades.

Se você não se lembra, ele é o festival com cara de Rock in Rio que vai acontecer em São Paulo: palcos, espaços, distribuição de datas (dois fins de semana, de 2 a 3 e de 8 a 10 de setembro de 2023), tudo emula o Rock in Rio e não é mera coincidência.

A organização do festival carioca fez pesquisas com paulistanos e constatou o interesse do público de São Paulo de ir a um festival com porte semelhante ao do Rock in Rio caso ele ocorresse na capital paulista. Pronto, está aí o The Town.

Confira o calendário de festivais no Brasil em 2022 que, parece, vai poder finalmente seguir adiante

Deixe seu nome na lista

Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo

Leave a comment