O retorno dos festivais como a gente os conhecia (daquela era pré-2020, lembra?) é real. Bom, pelo menos no curto prazo parece ser. E isso significa não só o reencontro com os festivais de porte nacional e regionais com público cativo, mas também a estreia de novos festivais brasileiros.

MITA, Turá e The Town (esse só em 2023) são as estreias já confirmadas no calendário de festivais. Não me esqueci do Primavera Sound e do Knotfest, que aparecem no Brasil pela primeira vez no segundo semestre, mas o foco aqui são os eventos com origem nacional. Quem são eles e o que eles prometem pra gente?

MITA Festival

MITA é a sigla para Music Is The Answer — música é a resposta — e é em cima dessa ideia que se ergue o MITA Festival, com edições em São Paulo (14 e 15 de maio) e no Rio de Janeiro (21 e 22 de maio).

A resposta, nesse caso, vem da combinação de artistas nacionais e internacionais, emergentes e consagrados, para estimular novas conexões, um novo momento e novas formas de pensar o futuro.

Para expressar ainda melhor essa resposta trazida pela música, o MITA fez um curta-metragem muito bonito, que vale muito cinco minutos do seu tempo.

Que essa visão tenha vida longa e não repita a trajetória de alguns festivais do passado.

Festival Turá

“Vamo misturá?” Com esse linguajar com jeito mineiro (sei do que estou falando), mas com sede em São Paulo, o festival Turá vem se somar aos muitos e bons festivais dedicados exclusivamente a artistas nacionais.

A proposta é exaltar a música brasileira e sua pluralidade — daí a mistura, dos artistas consagrados à nova geração.

O festival acontece nos dias 2 e 3 de julho. O local escolhido para a estreia é o gramado do Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera. BaianaSystem, Duda Beat, Zeca Pagodinho, Roberta Sá, Xamã e Alceu Valença já estão confirmados.

The Town

Na fila para entrar em cena somente em setembro de 2023, o The Town encerra a lista de novidades.

Se você não se lembra, ele é o festival com cara de Rock in Rio que vai acontecer em São Paulo: palcos, espaços, distribuição de datas (dois fins de semana, de 2 a 3 e de 8 a 10 de setembro de 2023), tudo emula o Rock in Rio e não é mera coincidência.

A organização do festival carioca fez pesquisas com paulistanos e constatou o interesse do público de São Paulo de ir a um festival com porte semelhante ao do Rock in Rio caso ele ocorresse na capital paulista. Pronto, está aí o The Town.

Confira o calendário de festivais no Brasil em 2022 que, parece, vai poder finalmente seguir adiante

Leave a comment