festivais de música na BélgicaGhent Festivities. Ph: Steven Hendrix/ Divulgação

9 Festivais de música na Bélgica (alguns de graça) pra conhecer a região de Flanders

Os belgas têm muito mais a oferecer em termos de festival de música além do Tomorrowland, Graspop Metal Meeting, Rock Werchter e Pukkelpop. Por isso, separamos uma lista de 9 festivais de música na Bélgica, especialmente na região dos Flanders. Apesar de haver um monte de festivais legais ao sul da Bélgica, também, escolhemos os Flanders (norte) como destaque.

E o motivo pra isso é a quantidade de eventos de graça ou com dias gratuitos. Assim, a gente se propõe a desbravar Bruges, Antuérpia e Gante, dando um pulinho em Bruxelas pra festivalar. Então, vem com a gente para quem sabe um #projetofestivalemflanders sair do papel logo, que tal?!

Festivais de música na Bélgica na região dos Flanders

De acordo com a secretaria de turismo da Bélgica, são pelo menos 280 festivais e 10,000² miles de área de festival pra ser percorrida durante o verão nos Flanders. Então, é aquilo, né? Essa região tá pedindo pra a gente festivalar por lá, não é não? Claro que, com 280 festivais (nem todos eles de música, é preciso dizer), a gente vai precisar destacar alguns. Por isso, escolhemos festivais com pelo menos um dia ou evento grátis na programação. Assim, nossa lista inclui festivais que rolam em Gante, Antuérpia, Bruges e Bruxelas. Quer saber o que tem lá? Vem:

Festivais de música na Bélgica – Gante

Festividades de Gante

Quando: julho
Descrição: Com 175 anos de existência, as festividades de Gante são um grande “festival guarda-chuva”. Assim, há vários festivais de música e apresentações artísticas que acontecem durante 10 dias. Como por exemplo, o Boomtown festival. A cada mês de julho, a cidade é tomada por turistas e uma série de eventos. A maioria da programação é gratuita. No entanto, também há shows indoor que cobram preços módicos de ingressos. Apesar de nem sempre haver shows com bandas muito conhecidas no mainstream internacional, há vários concertos de artistas e djs locais e regionais de peso.
Mais informações 

Gante Flanders Festival

Quando: setembro e outubro
Descrição:O Gante Flanders Festival reúne mais de 1500 artistas de vertentes musicais muito distintas. Desde o clássico até o rock. Também há uma pegada muito forte de worldmusic. Atualmente, ele vem se tornando um dos maiores festivais de música da região dos Flanders. Afinal, são mais de 180 shows a cada edição, em palcos espalhados pela cidade.
Mais informações 

Festivais de música na Bélgica – Antuérpia

Laundry Day

Quando: primeiro sábado de setembro
Descrição: 11 palcos com mais de 100 DJs, o festival Laundry Day é uma grande festa de EDM aberta em plena Antuérpia. Cenários melhor impossível, já que a cidade é puro charme. O público pode esperar atrações nas mais variadas vertentes da música eletrônica – Techno, House, Drum & Bass, Urban, Hardstyle, Rave, Mishmash, Electro, Dubstep. Além disso, pode esperar também muita agitação, porque o festival recebe a cada ano mais de 60 mil visitantes.
Mais informações

Jazz Middelheim

Quando: agosto
Descrição: O Festgival Jazz Middelheim foi criado nos anos 60. Hoje, o formato é de quatro dias de festival, que acontece no parque Den Brandt, a pouco tempo de caminhada do famosos parque de esculturas da Antuérpia. Atualmente, o festival é um dos mais icônicos do gênero na região. A estrutura é montada para atender fãs de jazz e também famílias com crianças, pois há um bonito playground montado pra elas. Além disso, o festival também oferece experiências gastronômicas gourmet.
Mais informações 

Summer of Antwerp

Quando: junho a setembro
Descrição: O Festival de verão da Antuérpia dura quase que a estação inteira. São quase três meses de muita música, apresentações artísticas diversas e gastronomia. Em cada esquina da cidade há um concerto ou performance. No entanto, trata-se de um festival que tem pequenos eventos a cada dia. Também é um festival dedicado a artistas locais.
Mais informações 

Festivais de música na Bélgica – Bruges

Moods

Quando: julho a agosto
Descrição: O Moods já é um dos festivais de música mais tradicionais de Bruges. Apesar de ter uma forte tendência EDM, o festival também divide espaço entre os gêneros diversos da world music, indie, pop e hip-hop. São 14 dias de concertos e apresentações de djs em toda a cidade de Bruges. A festa de encerramento (que é gratuita) é quase uma super rave em meio ao centro histórico da cidade. Inclusive, o evento vem tentando quebrar o record de ser a maior pista de dança ao céu aberto da região de Flanders.
Mais informações 

 

Cactus Festival

Quando:5,6 e 7 de julho
Descrição: O Cactus festival é um festival dedicado ao indie, rock e metal dos Flanders. A programação musical é concentrada em apenas um palco. Por isso, entende-se bem o motivo de o festival se autodenominar como um evento em “escala humana”. Além disso, o Cactus acontce em uma locação relaxante: o Minnewaterpark.
Mais informações 

Festivais de música na Bélgica – Bruxelas

Brussels Jazz Weekend

Quando: maio
Descrição: O Brussels Jazz Weekend é um festival novinho e totalmente gratuito. Tem tudo pra se tornar um dos mais importantes eventos de jazz da região dos Flanders. Em um fim de semana inteiro, várias apresentações acontecem na Grote Markt, ponto turístico absoluto na cidade. Ainda não possui um lineup com artistas renomados, mas garante boa música para um fim de semana inteiro em Bruxelas. Afinal, são mais de 100 artistas. Quer mais o que para visitar a cidade?
Mais informações 

Nuit Blanche

Quando: Outubro
Descrição: O Outono de Bruxelas fica mais charmoso com as luzes da Nuit Blanche. Afinal, não é sobre sobre música. É também sobre instalações lindas com luzes diversas pelas ruas da cidade. Mas tem música também, com vários artistas de várias partes da Europa e do mundo. E a música é tanto na rua como também dentro dos grandes teatros e famosas casas de shows de Bruxelas. Além disso, há também esportes, danças e outras manifestações artísticas nessa noite em que ninguém dorme na capital belga.
Mais informações 

Planejando sua viagem para a Bélgica?

1. Veja as ofertas de passagem para Bruxelas e outros destinos. Outra opção é fazer uma cotação com nossos parceiros da Coutinho viagens, que oferecem um bônus de 50 a 100 reais para a sua primeira compra. Basta falar que leu sobre eles aqui no Festivalando. 😉

2. E não se esqueça de fazer o seu seguro viagem, para garantir sua entrada na Europa sem problemas e evitar complicações durante a sua estadia.

3. Ah, caso ainda não conheça a Melhor Câmbio, faça um teste comparando as diversas casas e tarifas em um só lugar.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário