passeio de trem e barco em hoornStoomtram em Hoorn, norte da Holanda. Ph: Natalia Paklina via Shutterstock

Passeio de trem e barco em Hoorn até Enkhuizen, uma linda day trip no norte da Holanda

Uma das viagens curtas que mais gostei de fazer na Holanda foi o passeio de trem e barco em Hoorn até Enkhuizen, passando por Medemblik. Trata-se de uma das rotas históricas mais legais dos Países Baixos. Afinal, andamos em um trem à vapor de 1914 (!), nos trilhos de uma ferrovia construída em 1887(!), hoje conhecida como “Ferrovia Patrimônio”. Em seguida, entramos à bordo de um museu-navio à vapor, o Friesland, construído em 1956.

Além de a própria viagem em meios de transporte tão antigos ser um atrativo, a paisagem holandesa ainda torna tudo mais cativante! Também é impossível não se encantar com a arquitetura dos centos históricos de Hoorn, Medemblik e Einkhuizen. Toda a história que ouvimos e vemos durante o passeio se mescla com a história da antiga Cia das Índias (VOC). Pra quem não se lembra, eta foi a empresa que, na época das navegações fez da Holanda um dos países mais influentes do mundo imperial. Então, você pode esperar uma viagem cheia de beleza e história.

Caso você possa separar um dia em seu roteiro na Holanda para fazer esse passeio, eu recomendo altamente! O passeio completo tem em torno de 4 horas de duração.passeio de trem e barco em hoorn

Como fazer o passeio de trem e barco em Hoorn até Enkhuizen?

O passeio de trem e barco em Hoorn até Enkhuizen pode ser feito no sentido Hoorn-Enkhuizen ou Enkhuizen-Hoorn. Eu fiz a primeira opção pois, para mim, Hoorn era uma estação de mais fácil acesso. Na verdade, eu recomendo Hoorn, também, pois é uma estação que fica a apenas 30 minutos de Amsterdam. Portanto, metade do tempo quer seria gasto para chegar a Enkhuizen, partindo-se de Amsterdam.

Comprar ingressos

Primeiramente, você vai precisar de um ticket para o passeio na Heritage Hailway, que cobre tanto o passeio com o Stoomtram (trem à vapor) quanto o passeio de barco. Entretanto, existem tickets que já incluem a entrada nos museus, enquanto outros não. Assim, incluir o museu no seu passeio não é obrigatório. No entanto, acho uma boa já comprar o pacote.

Os ingressos para essa viagem podem ser comprados diretamente na estação de Hoorn. Poré,, recomendo comprar os ingressos online. Apesar de estar bem sinalizado o guichê do Stoomtram, a estação de Hoorn é bem grande e pode ser fácil se perder.

Além disso, comprando online você também garante que vai conseguir lugar para o horário planejado. Apesar de haver uma oferta de quatro horários ao longo do dia para a partida desde Hoorn (9h40, 10h40, 11h40 e 13h40), é altamente recomendável comprar o ingresso para o Stoomtram antecipado caso você esteja viajando na primavera e no verão. Afinal, esse é o período em que todos os holandeses também querem fazer este passeio com suas famílias e, portanto, ele se esgota muito rápido.

Compre o pacote do passeio de trem e barco em Hoorn até Enkhuizen aqui. Inclui a viagem no famoso Stoomtram, no barco Friesland e visista guiada.

Comprado o ingresso, basta esperar pelo guia em uma das estações – Hoorn ou Enkhuizen, dependendo de qual sentido de viagem você escolher.

Como é o passeio com o Stoomtram?

Encantador, eu diria, caso precisasse resumir este passeio em apenas uma palavra. Além de a locomotiva ser toda uma atração por si só, o caminho é lindo e as estações históricas são muito charmosas. Cada detalhe dos bancos, decoração e funcionamento do Stoomtram chamam a nossa atenção. O assovio, a fumaça que entra um pouco pelas janelas, tudo isso faz parte do show. Ainda, as pessoas dos povoados saem de suas casas para acenar aos passageiros, como se fosse a primeira vez que o trem passava ali.

passeio de trem e barco em hoorn

No caminho, as paisagens são muito belas, bucólicas. Além disso, quem vai na primavera, ganha o bônus de avistar os belos campos de tulipas durante a viagem. Já o verão, não há tantas flores, mas sim plantações. Porém, sempre é instigante ver as casinhas antigas, de arquitetura típica holandesa. Durante a viagem de trem, um carro clássico nos segue os vagões, com seus figurantes vestidos como antigamente acenando. também somos surpreendidxs com um figurante em uma bicicleta antiga, carregando produtos, passando-se por comerciante/agricultor daquelas épocas.

passeio de trem e barco em hoorn

Fonte: Stoomtram Museum

Igualmente interessante é a parada nas estações de Wognum e Twik. Lá vamos encontrar mini-museus de tecnologias de transporte e telecomunicação antigos. Além de vermos os armanzens antigos da VOC, com balanças, veículos e equipamentos usados naquela rota comercial. No entanto, melhor do que apenas ler o que escrevi é assistir ao vídeo feito pelo Stoomtram Museum:

Como é o passeio com o Ferry ship Friesland?

Outra parte muito gostosa da viagem é o passeio no ferry Friesland. Este foi um dos barcos muito usados na rota comercial de Medemblik até Enkhuizen. Hoje, é um barco museu que serve ao turismo.

Além de eu adorar estar em alto mar, foi muito interessante estar dentro do barco com ares clássicos e um restaurante muito bonito e confortável. (Então, já que entrei no assunto da comida, não deixem de pedir uma porção de “salgadinhos” típicos holandeses. Além de gostosos, o preço é relativamente acessível! Assim, pedi uma porção de fritas com frikandel e uma saladinha pra disfarçar a fritura por pouco mais de 5 euros 😉

Apesar de não ser muito longa, a viagem de barco permite apreciar uma vista linda do mar. São muitos os barcos e casas-barco que estão ao redor. Também é possível ver as áreas portuárias das cidades do roteiro, muito charmosas! Além disso, não faltam espaços para você brincar de ser Rose do Titanic kkkkkk

passeio de trem e barco em hoorn

Enkhuizen e o Zuiderzeemuseum

O destino final desta viagem é Enkhuizen, uma cidade portuária muito bonitinha. Por lá, você pode fazer excursões guiadas para entender melhor a história da cidade, que se confunde com a hisória da VOC (United East India Company).

Além de caminhar ao longo do porto, não se pode deixar de conhecer a torre Dromedário, bem como o parque Snouk van Loosenpark. Entrar na igreja do sul e ver um órgão lindo, datado de 1662 também é outra atividade para se fazer. Enkhuizen também tem o Zuiderzeemuseum, um dos maiores pontos turísticos da cidade que merecem a sua visita.

Compre aqui um pacote de excursão guiada em Enkhuizen com direito à entrada no Zuiderzeemuseum (não incluído no pacote de trem/barco).

Voltando para Hoorn

Em Hoorn, além da visita ao Stoomtram Museum, você não pode deixar de caminhar pela cidade. Há muitas histórias sobre o comércio marítimo para serem descobertas. Também, muitos pontos turísticos a serem visitados, como a torre do marco inicial de Hoorn, além de capelas e estátuas.

Compre aqui seu ingresso para a excursão pelo centro histórico de Hoorn

passeio de trem e barco em hoorn

Torre marco em Hoorn. Ph: Atosan via Shutterstock

Planejando sua viagem para a Holanda?

Não deixe de planejar e reservar tudo o que você precisa para viajara tranquilamente. Aqui no Festivalando a gente tem uma central de reservas online, onde você pode fechar tudo com nossos parceiros afiliados. Muitas vezes você ganha descontos e ajuda a gente a manter o blog 😉

Passos importantes:

  1. Veja as ofertas de passagem para Amsterdam e outros destinos. Outra opção é fazer uma cotação com nossos parceiros da Coutinho viagens, que oferecem um bônus de 50 a 100 reais para a sua primeira compra. Basta falar que leu sobre eles aqui no Festivalando. 😉
  2. E não se esqueça de fazer o seu seguro viagem, para garantir sua entrada na Europa sem problemas e evitar complicações durante a sua estadia.

  3. Ah, caso ainda não conheça a Melhor Câmbio, faça um teste comparando as diversas casas e tarifas em um só lugar.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário