O Chile é um país recorrente aqui no Festivalando. Passei por lá no Lolla Chile 2015 e Lolla Chile 2019 e, mais recentemente, fui ao Fauna Primavera. Entre uma viagem festivaleira e outra, também passei pelo deserto do Atacama. É claro, em algum momento dessas viagens também escolhi visitar uma das vinícolas de Santiago.
Estou longe de ser especialista em vinhos; sou apenas apreciadora de bons drinks. É com esse espírito que listo a seguir vinícolas para conhecer no Chile. Começo com opções dentro da capital, de mais fácil deslocamento, incluindo a minha experiência local. Na sequência, opções nos arredores de Santiago, onde estão concentradas a maioria das vinícolas.
Ganhe insights
Aquitania e seu charme aconchegante
A Aquitania foi minha escolha quando decidi finalmente visitar uma vinícola em uma das minhas várias viagens a Santiago. Estava em busca de praticidade no deslocamento, por isso fui atrás de vinícolas fáceis de chegar por conta própria. Exatamente o caso da Aquitania. Usando a combinação metrô (estação Quilín) + ônibus ou táxi você chega até lá com muita facilidade partindo das regiões mais turísticas de Santiago.
Basicamente uma vinícola indie, a Aquitania tem uma produção pequena, e se define como uma vinícola boutique. Dificilmente ela será mencionada nos roteiros mais badalados ou indicada por grandes agências e plataformas de viagem. Mas não se deixe enganar pela falta de fama.
Eu só queria um lugar fácil para chegar e fui abraçada pelo belo cenário, com os Andes ao fundo, e por uma visita aconchegante. Fiz o tour com mais três pessoas (os grupos são sempre pequenos). A anfitriã nos recebeu como se estivesse recepcionando amigos em casa. O tour foi finalizado com uma degustação de quatro vinhos harmonizados com castanhas e queijos, e com a anfitriã sentada à mesa com a gente batendo papo despretensiosamente. Você pode reservar o passeio aqui.
Cousiño Macul, a vizinha famosa da Aquitania
Bem perto da Aquitania fica a Cousiño Macul, esta sim uma vinícola mais conhecida. Se você se organizar previamente, pode até mesmo visitar as duas no mesmo dia. São só 2 km de distância entre uma e outra. Há várias opções de tour e todos, obviamente, incluem degustação. Você pode reservar o passeio com transporte direto do hotel aqui.
Vinícolas nos arredores de Santiago
Como você viu, acima eu indiquei duas vinícolas em Santiago que você pode conhecer por conta própria utilizando transporte público. A maior parte delas, no entanto, fica fora da capital, inclusive as mais famosas. São trajetos que podem variar entre 25 km e 80 km.
Você faz o passeio tranquilamente em um dia, mas é preciso se planejar com antecedência para realizar as reservas. Nesses casos, o ideal é fechar pacotes que incluem o acesso à vinícola e o traslado de ida e volta do hotel. Para cada uma das vinícolas mencionadas abaixo você encontra links com essas opções de pacotes.
Concha y Toro, a mais conhecida das vinícolas do Chile
Este é possivelmente o nome que primeiro vem à mente quando pensamos em vinícolas em Santiago ou no Chile como um todo. Neste caso, mais precisamente, estamos falando de uma vinícola fora de Santiago. São cerca de 25 km saindo da capital, em direção ao sul.
Bastante procurada pelos turistas, a Concha y Toro oferece tours mais baratos, que só incluem degustação de vinhos, e experiências premium, com degustação de queijos e até oficina com um sommelier. Confira aqui os valores, incluindo o transporte, e faça sua reserva.
Undurraga, tão tradicional quanto Concha y Toro
A Undurraga é tão antiga quanto a Concha y Toro. Ela foi fundada em 1885, dois anos depois da colega famosa. Fica a 35 km de Santiago. Tal como as demais, oferece tours variados que incluem degustação de vinhos, e também de queijos e frutos secos, a depender do pacote escolhido. Você pode verificar opções e preços aqui.
Santa Rita, uma vinícola histórica
Assim como a Concha y Toro e Undurraga, a vinícola Santa Rita é uma instituição centenária, localizada a cerca de 40 km da capital. O adicional é que ela tem um capítulo na história chilena. O restaurante que está instalado em seu interior serviu de abrigo para mais de cem homens que lutaram pela independência do Chile.
A essa altura do texto você já sabe: há opções diferentes de passeios, conforme for mais adequado para o seu bolso. Confira aqui os preços, já incluindo transporte.
Casas del Bosque, uma jovem vinícola
Depois de uma sequência de centenárias, uma jovem na lista: a vinícola Casas del Bosque, fundada em 1993. Fica a 70 km de Santiago e tem uma variedade de atividades para os visitantes. Além dos tours tradicionais de degustação, há tours privados, experiências gastronômicas, passeios de bicicleta, piquenique, dentre outras. Veja preços e opções aqui.
Haras de Pirque e um toque italiano
A 40 km de Santiago, no Valle Del Maipo, a vinícola Haras de Pirque leva esse nome porque um dia abrigou, adivinhe, um haras. Hoje o local é exclusivamente dedicado à produção de vinhos, mas seu passado segue presente na construção principal, que tem o formato de uma ferradura.
A tradição italiana, mais precisamente a toscana, é a inspiração para a produção dos vinhos. Confira preços e condições de reserva aqui.
Leia também: o que fazer em Santiago
Crédito da imagem em destaque: Nicolás Gutiérrez Cervetto via Unsplash
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo