Vocês já sabem quanto custa viajar para o Graspop, pois a gente explicou tintin por tintin. Só que aquele cálculo que fizemos engloba todos os gastos que se tem, antes e durante – gastos que vão desde reservas de vôos e hotéis, feitas com cartão, até alimentação e despesas locais. O que não detalhamos lá é o quanto dinheiro levar para o Graspop e também aquela turistagem básica em Bruxelas.

No post de hoje a gente vai ajudar vocês a saber quanto levar em dinheiro em espécie – ou outras formas, como cartão pré-pago e cartões internacionais. Afinal, você não vai querer ficar sem grana no paraíso das cervejas, chocolates, batatas fritas e waffles!

Dicas importantes para saber como manejar sua grana na viagem

Existem dicas gerais e importantíssimas de como você deve organizar seu esquema monetário. É um roteiro básico que deve ser seguido em toda e qualquer viagem, para festival ou não, antes mesmo de fazermos os cálculos exatos de quanto levar para um lugar específico.

1. Planeje-se ara não sobrar nem faltar dinheiro na sua viagem

No caso da Bélgica, não existe um valor determinado para turistas, sem o qual você não entrará no país. No entanto, pode ser que o serviço de imigração te peça para comprovar que possui quantia suficiente para gastar no período em que ficará no local. Antes disso, no entanto, eles provavelmente vão te pedir para mostrar a passagem de volta e o seguro viagem, obrigatório em todos os países europeus.

Por isso, é importante planejar bem a quantia a ser levada – em dinheiro, limites de cartão de créditos e travel cheque. É necessário encontrar um equilíbrio – caso você faça uma viagem de pouco tempo, não convém levar muita grana, para não levantar suspeitas de que você pretende ficar no país ilegalmente. Caso você vá ficar muito tempo, levar pouco dinheiro é fria, pois vão alegar que você não possui formas de arcar com suas despesas no país.

2. Diversifique as fontes de moeda estrangeira é o mais indicado

Dividir a quantia a se levar em espécie, cartão e outro backup é muito importante. Primeiro, porque você nunca sabe o que pode acontecer. Pode ser que perca a grana em espécie, pode ser que algum dos seus cartões pré-pagos não passe em algum lugar – eu, por exemplo, tive problema uma vez com o cartão pré-pago do Banco do Brasil para pagar compras em um supermercado na Holanda.

O Graspop tem uma área grande, bem servida de caixas eletrônicos para retirada de euros, bem pertinho da entrada principal, quando você passa das catracas que separam o camping da área de shows. Por isso, nem sempre compensa levar muita grana em espécie, sendo que assim ela pode ser facilmente dispersada. Ao ver que vai precisar de mais grana, basta tirar. É claro que ninguém vai ficar tirando grana no caixa eletrônico toda hora, pois isso também tem um custo elevado, das tais taxas de serviço e conversão praticadas pelos bancos.

Quando se está comprando moeda estrangeira para uma viagem, é importante dividir a quantia em várias formas de pagamento, pensando nas vantagens e desvantagens em utilizar cada uma das fontes:

1. Moeda estrangeira parte em espécie, parte em cartão pré-pago:

O cartão pré-pago pode ser bloqueado em caso de perda ou roubo e o dinheiro eu posso carregar parte comigo de cada vez. Porém, levar dinheiro em espécie será importante para equilibrar os custos do IOF. Paga-se só 1,1% para a quantia em espécie para compensar os 6,38% cobrados para a compra de moeda no cartão pré-pago

2. Cartão de crédito internacional:

É seu backup para imprevistos não estimados no momento em que você planejou a viagem. Imagina perder um voo, por exemplo, e não ter a grana para remarcar? Um cartão de crédito internacional com bom saldo neste momento vai te salvar.

3. Dinheiro em espécie + Cartão pré-pago + Cartão de crédito internacional:

É um combo que te garante uma certa tranquilidade e segurança, além de ser um conjunto de provas irrefutáveis para apresentar na imigração caso peçam. Mas é importante tomar algumas precauções: um dia antes de viajar, imprima o saldo do cartão pré-pago e separe o saldo do cartão de crédito para somar às “provas”.

Quanto dinheiro levar para o Graspop Metal Meeting (3 dias) + 3 dias de estadia/turismo em Bruxelas?

 

Sua organização financeira deverá levar em consideração os gastos gastos óbvios, conhecidos e os não conhecidos. Dessa forma, sempre serão incluídos os gastos com alimentação e transporte. Caso tenha um orçamento relativamente folgado, faça também a previsão de gastos com souvenires, acessórios, lembrancinhas e as famosas futilidades.

Palácio de Bruxelas. Wikimedia Commons. Pic: Jaume Meneses

Agora, uma parte bem importante e necessária é a cota para gastos emergenciais. Nunca se sabe se você precisará trocar uma passagem emergencialmente, comprar algum remédio, ou comprar uma barraca nova porque a sua foi inundada, um cobertor, um carregador de celular… tantas coisas podem acontecer! A seguir, desenhamos uma tabelinha de previsão de gastos, e o quanto você deveria levar em grana.

*cálculo em euros
Em espécie
Em cartão pré-pago
Em cartão de crédito
Alimentação
180
150
Transporte
50
60
Compras de souvenir etc
80
50
Turismo ( museus etc)
50
Imprevistos
100
100
Um limite ideal para dar segurança em viagens internacionais é de pelo menos 1000 euros, ou +ou- 4mil reais.

Esta tabelinha é inspirada nas minhas experiências de viagem, de quanto mais ou menos eu gastei na minha estadia durante o Graspop e minha estadia em Bruxelas. Porém, cada pessoa pode chegar a valores diferentes, dependendo das necessidades de cada um. Por isso, recomendo a pesquisa neste site aqui, que te dá uma ideia precisa e atualizada de itens básicos e do custo de vida em várias cidades do mundo.

Enfim, onde e como comprar moeda estrangeira?

Comprar moeda estrangeira não é algo tão fácil, ainda mais que é preciso ter lugares de confiança e com boas taxas – afinal, este é um dos mercados mais rentáveis para as empresas do ramo financeiro. Por isso, a sua compra deve começar com uma pesquisa ampla das taxas praticadas em casas de câmbio da sua cidade. Calma! Isso é menos trabalhoso do que você imagina. Não fique com preguiça, pois já existe uma ferramenta para fazer essa ampla pesquisa das melhores taxas de câmbio para você. Clique aqui e confira as melhores taxas de câmbio para o Euro, Dólar e diversas outras moedas.

No caso do Graspop Metal Meeting, a moeda que você deve levar é o Euro. Não cogite comprar dólar ou outra moeda, para não perder no valor das taxas a cada conversão.

Para conseguir comprar moeda estrangeira com a melhor taxa de câmbio, você pode fazer uma pesquisa aqui. É possível encontrar a melhor taxa praticada pelas casas de câmbio da sua cidade e ainda fazer uma oferta para conseguir um preço mais baixo ainda

[jetpack_subscription_form title=”Gostou deste post? Temos muito mais pra você!” subscribe_text=”Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.” subscribe_button=”Quero!”]

Leave a comment