" /> O que significa Lollapalooza? | Festivalando
horarios do lollapaloozaAriel Martini/I Hate Flash/Divulgação

O que significa Lollapalooza?

Como é a experiência de ir ao Lolla (aqui no Brasil, em Paris, em Chicago, no Chile), como faz pra chegar, quanto custa, como sobreviver lá dentro – tudo isso você já sabe porque o Festivalando é praticamente um PhD no festival com enciclopédia e tudo. Mas é engraçado como nesses anos todos de ~estudos lollásticos~ ainda não tenha sobrado um espaço pra esmiuçar o que significa Lollapalooza.

Com um certo atraso, chegou a hora de fazer esse para casa tão básico.

Mas, então, amigue, o que significa Lollapalooza?

Vamos deixar a resposta com o dicionário. Mais precisamente, com dois deles: o Oxford, o dicionário dos dicionários de inglês, e o Merriam-Webster, um dos principais dicionários de inglês dos Estados Unidos.

Segundo o Oxford, a palavra Lollapalooza, um substantivo, significa

Pessoa ou coisa que é particularmente impressionante ou atrativa

O Merriam-Webster traz um significado de Lollapalooza similar e também um adicional diferente:

Algo ou alguém que é extraordinariamente impressionante; um exemplo excepcional

via GIPHY

O Merriam-Webster assinala que a palavra lollapalooza chegou a ser usada também dentro do contexto dos jogos de apostas. Neste caso, definia uma mão falsa usada para enganar jogadores inexperientes. Porém, o uso primário do termo é este que foi definido pelo dicionário.

Ainda de acordo com o dicionário, os etimólogos não sabem determinar precisamente a origem da palavra, mas estimam que o primeiro uso tenha ocorrido em 1896.

Ah, e se você alguma já se pegou escrevendo lollapalooza errado, sem fazer ideia de onde que dobra o “l” ou o “o”, não precisa sentir-se menos inteligente por isso. Saiba que há registros de muitas grafias ao longo da história:

  • lallapalooza
  • lalapalooza
  • lollapaloosa
  • lollapalotza
  • lalapaloozer

Falando em bom português, lollapalooza é como se fosse aquele TCHAN

Sabe a expressão “aquele tchan”, que a gente usa para expressar o elemento diferencial de algo, o que dá o feito WOW? Pois é. Não pude deixar de fazer a associação nem de perder a piada.

Em que medida essa viagem faz sentido ou não, vai lá saber. Beto Jamaica, que tem muita responsabilidade na coisa toda, define tchan como aquilo que é perfeito. Já no dicionário não consta a palavra.

Há, no entanto, o termo tchã, de grafia ligeiramente diferente mas pronúncia idêntica.  Se tchan (na grafia usada pelo É o Tchan) é uma variação coloquial de tchã (o que consta no dicionário), não se sabe. O fato é que a definição é a seguinte:

tchã (substantivo masculino)

Toque especial; requinte. Encanto pessoal; charme

Bom, não dá pra negar que o toque especial é certamente um atributo de algo ou alguém é extraordinariamente impressionante, néam? Ou viajei?

E como ficou definido que o Lollapalooza se chamaria assim?

Perry Farrel, criador do festival, disse que ouviu o termo num episódio dos Três Patetas. No entanto, há quem sustente que a versão é uma balela, pois até hoje nunca ninguém encontrou um episódio em que a palavra fosse de fato mencionada.

Por outro lado, a palavra tem registros de seu uso em diferentes suportes ao longo do século XX. Abaixo, alguns exemplos dentro de um contexto para ajudar a entender melhor o que significa Lollapalooza:

  • Em 1908, no livro “I’m from Missouri”, do escritor Hugh McHugh: “No sábado à noite, fizemos o desfile final, encerrado com fogos de artifício, e foi uma lollapalooza!”
  • Em 1951, em um artigo da New Yorker: “Embora eu tenha me esquecido há muito tempo das referências, dos personagens e da trama, lembro-me dele distintamente como uma lollapaloosa”
  • Em 2017, na imprensa, numa reportagem do seríssimo New York Times: “Após um julgamento lollapalooza, Marshall foi condenado por roubo em 2009 e passou alguns meses na prisão antes de sua morte em 2014”

Há uma variação também nos quadrinhos. Em 1936, o cartunista Rube Goldberg criou a tirinha Lala Palooza, mesmo nome de sua protagonista, uma mulher rica e não muito inteligente.

o que significa lollapalooza lala palooza

Como nome próprio para denominar o festival que a gente tanto ama, o uso de Lollapalooza data de 1991, ano em que aconteceu a primeira edição do festival, com Jane’s Addiction, Siouxsie and the Banshees, Living Colour, Nine Inch Nails, Violent Femmes , Ice T, Butthole Surfers, dentre outros. <3

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

Deixe seu comentário