Lollapalooza, Primavera Sound e The Town são três dos maiores festivais do país hoje e todos compartilham a mesma cidade: São Paulo. É comum a discussão sobre a concentração de grandes eventos na capital paulista, mas nos últimos dias esse debate foi um pouco além.
Comentando o cancelamento das turnês de Ivete Sangalo e Ludmilla, a crise no mercado de música ao vivo e os potenciais efeitos desse cenário nos festivais, uma fonte do mercado disse à Billboard Brasil que “nenhum estado brasileiro tem capacidade financeira para ter Lollapalooza, Primavera Sound e The Town num mesmo ano”.
Ganhe insights
Em quem você vota para eliminar?
Se o contexto atual é turbulento para os shows e festivais (com aumento de custos de produção, logística e cachês, saturação do mercado, pulverização de verbas de patrocínio e aumento da desigualdade entre pequenas e grandes produtoras), e a existência de três macrofestivais numa mesma cidade pode ser insustentável no longo prazo, poderíamos abrir mão de um deles?
Pois o Festivalando perguntou à sua comunidade no Twitter, formada por fãs de festivais, qual desses três eventos poderia deixar de existir sem causar saudade. O “convidado a se retirar”, com mais de 70% dos votos, foi o The Town.
Na discussão que acompanhou a enquete, houve pontos recorrentes nas justificativas de quem escolheu o festival que replica o Rock in Rio em São Paulo: falta identidade ao evento, e por isso ele perde sentido no meio de tantos festivais na cidade, mas poderia ter algum propósito se fosse para outro lugar como Brasília.
Paredão dos macrofestivais de SP
Uma fonte disse para a Billboard Brasil: “Nenhum estado brasileiro tem capacidade financeira para ter Lollapalooza, Primavera Sound e The Town num mesmo ano.”
Dito isso
❌Em quem você vota para eliminar do autódromo de Interlagos?
— Festivalando (@festivalando) May 16, 2024
Uma questão de preferência
É óbvio que esta foi apenas uma enquete hipotética. O destino de cada festival vai ser verdadeiramente determinado por uma dinâmica complexa que está longe de ser amplamente previsível.
Mas essa perspectiva apresentada pelo público indica que há preferidos e desqueridos. Os fãs podem até passar por cima de preferências e experiências com determinadas marcas de festival para ver seus ídolos se o line up tiver as atrações “certas”. Mas festival por festival, as prioridades estão bem demarcadas.
Crédito da foto em destaque: Tijs van Leur via Unsplash
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo