O ingresso social é uma modalidade de entrada com desconto para shows, festivais e eventos em geral que se tornou recorrente nos últimos anos no Brasil. Porém, mesmo já sendo comum e podendo ser adquirido por qualquer pessoa, ele ainda gera dúvidas no público.
A seguir você entende em detalhes o que é o ingresso social, as condições em que ele é oferecido e outras informações.
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O que é o ingresso social?
Como antecipado acima, o ingresso social é um tipo de ingresso com desconto vendido em shows, festivais e eventos de diversos tipos. O valor do desconto é definido pela organização do evento, mas é comum ficar entre 40% e 50% do valor da inteira.
A entrada social leva esse nome porque o desconto é concedido ao comprador mediante a realização de uma doação a uma causa social.
A doação pode ser de alimento, livro ou mesmo uma quantia em dinheiro para uma instituição social. Assim como acontece com o percentual do desconto, o tipo de doação é definido pela organização de cada evento.
Quem tem direito ao ingresso social?
Qualquer pessoa tem direito ao ingresso social. Ou seja, não é necessário atender a nenhum pré-requisito para ter direito ao ingresso social, ao contrário da meia-entrada, em que é preciso se enquadrar em um dos grupos definidos pela lei federal e por algumas leis estaduais (ser estudante, pessoa com deficiência, idoso, jovem cadastrado em programas sociais do governo, etc).
Quais são as regras do ingresso social?
Não há regras para a comercialização do ingresso social como há com a meia-entrada. Isso acontece porque, diferentemente da meia-entrada, que é regulamentada por lei, o ingresso social é uma categoria de ingresso que surgiu e foi se estabelecendo naturalmente pelas dinâmicas do mercado de eventos (mais sobre isso no tópico seguinte).
Dessa forma, o organizador de cada evento pode definir se vai ou não vender ingresso social. E caso decida fazê-lo, pode definir qual será o valor do desconto, o tipo de doação, a quantidade de ingressos desse tipo disponíveis e por quanto tempo eles ficarão à venda.
Considere como exemplo os dois maiores festivais do Brasil hoje, Rock in Rio e Lollapalooza. O Rock in Rio vende apenas meia-entrada e inteira, e pelo menos até a edição 2022 não oferecia ainda a opção de ingresso social.
Já o Lollapalooza tem a opção de entrada social, que consiste em um desconto de 45%, mais uma doação de R$ 40 no momento da compra para instituições que atuam no combate à fome. A entrada social do Lolla fica disponível por tempo limitado, normalmente até o início de fevereiro (condições para a edição 2023).
Como surgiu o ingresso social?
O ingresso social surgiu como um efeito colateral da meia-entrada. O desconto de 50% obrigatório pela lei da meia-entrada fez com que os eventos encarecessem o valor da inteira. Com isso, muita gente acabava adquirindo a meia entrada mesmo sem ter direito ao benefício.
Sem abaixar o preço da inteira para, automaticamente, também baratear a meia, a solução adotada foi oferecer uma outra categoria de ingresso com desconto que pudesse ser comprada por qualquer pessoa.
À medida que a prática foi se estabelecendo, ela também foi sendo aperfeiçoada. A mais notável foi a mudança nas condições estipuladas para a doação.
Levar alimentos não perecíveis na entrada do evento era um tipo comum de doação, mas na prática não era bem cumprida nem pelo público (que nem sempre levava o alimento) nem pelos eventos (que nem sempre faziam a exigência na entrada).
Assim, passou a ser mais comum a doação de uma quantia em dinheiro no momento da compra, assegurando que a função social desse tipo de ingresso fosse de fato cumprida.
Quando os eventos passaram a oferecer entrada social?
Na pesquisa para este texto, foi possível encontrar registros de eventos vendendo ingresso social em 2016. Já nos próprios arquivos do Festivalando, há registros de festivais vendendo entrada social em 2017.
Foi o caso do Coquetel Molotov daquele ano, que concedia desconto mediante doação de alimento, e do Lollapalooza Brasil, quando começou a vender ingressos para a edição do ano seguinte. Em sua primeira oferta de entrada social, o Lolla ofereceu 50 % de desconto para quem doasse R$ 30 no momento da compra para o projeto Criança Esperança.
O Lolla mantém a prática até hoje, enquanto outros festivais tiveram que se adaptar à nova realidade com o passar dos anos. Por exemplo, em seu retorno ao Brasil depois de cerca de cinco anos, tanto o Ultra quanto o Tomorrowland ofereceram ingresso social, diferentemente de suas últimas edições no país, respectivamente em 2016 e 2017, quando venderam somente inteira e meia.
Hoje, entre eventos grandes e pequenos, locais e nacionais, a oferta da entrada social é não só estabelecida como, muitas vezes, uma demanda do público, principalmente com o alto custo dos ingressos.
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Crédito da imagem de destaque: Tijs van Leur/Unsplash