Um dos maiores museus a céu aberto da Europa fica na Dinamarca e é de graça, por incrível que pareça. Nesse país onde tudo é tão caro que para comprar a janta você precisa vender o almoço, muitas atrações interessantes são gratuitas e a gente vai te dar dicas sobre elas. O Frilandsmuseet ou Museu Nacional da Dinamarca é uma delas. Quem vem para Copenhague, capital dinamarquesa, deve considerar uma visita a esse museu que fica a poucos minutos do centro, acessível por trem e ônibus.
Eu passo todo os dias na porta do museu e fico sempre com vontade de entrar de novo. Primeiro, pelo imponente moinho de vento, daqueles estilos europeus antigos, que se encontra logo na entrada. É o mesmo da foto de capa. Acho ele tão lindo que quase caio da bike ou quebro o pescoço de tanto ficar olhando para ele. E também pelo fato de o espaço estar sempre aberto para quem deseja fazer caminhadas ou pique nique. Há também um pomar com vários tipos de maçãs e algumas árvores castanheiras, tudo liberado para quem quiser comer. Acho que foi nesse pomar que provei as mais de 15 variedades de maçãs europeias.
Ganhe insights

Frilandsmuseet, um dos maiores museus a céu aberto da Europa e cheio de história
Trata-se de um dos maiores e mais antigos museus a céu aberto da Europa- são 86 acres de terra, nos quais estão espalhadas mais de 100 construções históricas. Foi fundado em 1987 por um inspetor de museus, entusiasta da história dos povos antigos e casas do interior da Dinamarca. O museu conta essa história em cores, arquitetura, cheiros e sensações. No espaço, encontram-se várias fazendas, casas, celeiros, moinhos… todas construções originais das terras escandinavas – incluindo Suécia e Noruega. Tudo data de 1600 a 1900.

Sensações
O cheiro exalado, obviamente, é bem coerente. As instalações cheiram a mofo e são tão frias quanto provavelmente eram as casas com sistemas menos eficientes de aquecimento. Há uma casa que mantém uma cozinha em funcionamento, para determinados eventos para relembrar a culinária tradicional dos povos nórdicos. No natal por exemplo, havia senhoras vestidas a caráter a fazer biscoitos dinamarqueses e pães tradicionais, além de cozinharem um ganso, abatido à moda antiga numa sala anterior.
Objetos, roupas, azulejos, utensílios, decoração e até mesmo uma revista feminina antiga são coisas que você encontra em algumas das casas. Os telhados típicos dos séculos 18 e 19 e todo o ambiente em que provavelmente viveram os famosos dinamarqueses Hans Christian Andersen, escritor, e o filósofo Søren A. Kierkegaard, na Dinamarca de apenas 1 milhão de pessoas…

Natureza
Em uma das entradas do museu há hortas com várias espécies de plantas, leguminosas, folhas, tudo o que era cultivado pelos nórdicos, tudo que resiste aos períodos mais frios e foi capaz de suprir as necessidades alimentares dos antigos. Há também espaço com animais que eram e ainda são domesticados naquela época. Lindas cabras e patos escandalosos foram os destaques da visita que fiz.

Lá também tem um café e restaurante, que ficam abertos durante o expediente do museu. Então, caso não seja adepto de pique nique, ainda há a possibilidade de sentar-se para conversar sobre as exposições em um lugar charmoso que também oferece a culinária nórdica contemporânea. Há também uma loja de souvenirs para você gastar boas coroas em pequenos objetos escandinavos – desde danish design moderno à miniaturas de casinhas ou objetos dos tempos antigos.
Recomendo muito o passeio. Uma visita durante o verão é mais prazerosa, uma vez que se pode fazer pique nique, olhar com mais cuidado os jardins e plantas, animais…então, aqui algumas informações para quem tem planos de vir à capital da Dinamarca:
Frilandmuseet – Museu Nacional da Dinamarca
Endereço: Kongevejen 100, 2800 Lyngby
Transporte: a estação de trem mais próxima é a de Sorgenfri. Os ônibus 184 e 194 param na entrada principal do museu
Abertura: varia. Mas por agora, de terça a domingo, de 10.00 às 16.00
Para mais informações sobre horários de abertura no verão, bem como facilidades e serviços para cadeirantes, dê uma olhadinha no site.
Entrada: Gratuita!
Vai viajar para a Dinamarca? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo