eurosonic noorderslag festivais na europaConferência Eurosonic Noorderslag. PH: Knelis

Eurosonic Noorderslag: Festivalando na plataforma de festivais na Europa

Todas as autoridades dos festivais na Europa se reúnem anualmente para o Eurosonic Noorderslag, em Groningen, na Holanda. Em 2017, a autoridade dos festivais no Brasil – leia-se nós, Festivalando, cof cof, fomos convidadas para fazer parte deste babado. Imagina se íamos dizer não para aquilo que é simplesmente a plataforma da inovação musical e da indústria dos festivais europeus? Pois bem, foi por isso que prolongamos nossa estadia na Holanda, país lindo de norte a sul, por sinal. Entre os dias 11 e 14 de janeiro, vamos participar deste evento que é obrigatório para quem respira festival de música – empreendedores, artistas, mídia especializada e público ávido por novidades.

eurosonic noorderslag festivais na europa

Eurosonic Noorderslag concertos. PH:Knelis

Durante os quatro dias de Eurosonic, essas pessoas que vivem pensando em festival 24 horas por dia, assim como nós, vão estar juntas para descobrir novas tendências e trocar experiências. O objetivo de tudo isso é conhecer ainda mais a indústria dos festivais para continuar sempre à frente – nunca é demais lembrar que o Festivalando foi o primeiríssimo site brasileiro especializado em festival de música e turismo musical. Já acumulamos um grande conhecimento do assunto, mas como conhecimento nunca é demais, dá-lhe Eurosonic para nós!

O Eurosonic Noorderslag existe em função de uma parceria com a Yourope, a associação dos festivais europeus, também com a Buma e Creative Europe. Para este ano, são esperadas 4000 delegações e mais de quatrocentos festivais internacionais. Olha só como foram os números do ano passado:

Visitantes:42,100

Participantes da conferência: 42,124

Nacionalidades: 40

Número de shows: 435

Mídia e jornalistas presentes: 425

Festivais de música presentes: 424

Festivais na Europa são levados muito a sério, como negócio

eurosonic noorderslag festivais na europa

Conferência Eurosonic Noorderslag. PH: Knelis

Aqui no mapa dos festivais pelo mundo já podemos deduzir um monte de coisas. Os festivais na Europa formam um bloco numeroso e notável . Também estão na Europa os festivais mais antigos ainda em atividade, como o Roskilde, na Dinamarca e o Sziget, na Hungria. Querendo ou não, o continente possui uma tradição nessa indústria e níveis de experimentação que se encontram em patamares diferentes dos demais lugares.

O surgimento de um evento como o Eurosonic Noorderslag no continente não é mera coincidência. A indústria europeia de festivais de música é levada a sério, afinal, eles são um dos grandes atrativos do verão europeu e movimentam bilhões de Euros a cada temporada. Existem associações, fundos de financiamento e eventos como o Eurosonic Noorderslag, que potencializam os conhecimentos gerados, fortalecem as redes e promovem iniciativas e artistas. A primeira grande função do Eurosonic é possibilitar trocas de experiências – em várias áreas, para quem trabalha com festival.

Conferências, debates e compartilhamento de conhecimento sobre os festivais de música

Uma das partes mais importantes do Eurosonic Noorderslag é a Conferência. Realizada de forma paralela ao festival de música, concentra painéis (mais de 150), palestras, mesas de debates, grupos de trabalho e várias outras possibilidades de interação entre os melhores profissionais da indústria de festivais. Existem outras mini conferências voltadas para interesses específicos. São elas:

EPIC

Tudo que existe em inovação no mundo dos festivais está aqui. Na EPIC estão presentes start ups, empresas, universidades e centros tecnológicos que pensam em produtos e soluções para os festivais de música. Nos painéis oferecidos aí, se pode ficar de fato por dentro do que há de mais moderno e interessante na indústria.

BUMA MUSIC MEETS TECH

Os paineis da BUMA são voltados exclusivamente para a junção entre música e tecnologia. Novas linguagens, novos aparatos e soluções para incrementar performances artísticas em festivais de música ou concertos em geral.

FUTURE OF THE MEDIA

todos os profissionais dos veículos especializados em festivais na Europa -e agora do Brasil, hahaha, estão aí. O foco é discutir estratégias de sobrevivência na selva da indústria cultural da música e dos festivais. Formas de atrair público, criar fidelidade entre outras coisas. Há uma parte muito legal, da qual vamos participar, que são como grupos de trabalho, onde os vários membros da mídia especializada sentam-se juntos para compartilhar o conhecimento adquirido, ajudar uns aos outros e discutir coberturas de festivais de música.

Vitrine da música e dos festivais na Europa

música europa eurosonic noorderslag

Jett Rebel no Eurosonic Noorderslag 2016.

O Eurosonic Noorderslag também é um festival estilo “show case”. Trata-se de uma das vitrines mais disputadas entre os programadores de lineup dos festivais na Europa. Nos palcos do Eurosonic já foram revelados artistas como Bastille, Dotan, Ibeyi, James Blake, Jett Rebel, Hozier, Milky Chance, Royal Blood, Seinabo Sey e Vök.

As apresentações acontecem sempre na parte da noite, logo depois da Conferência, em uma das melhores casas de espetáculo de Groningen, a De Oosterport. No total, são cerca de 300 artistas participando do evento.

Festival Awards e o reconhecimento dos melhores festivais na Europa

eurosonic noorderslag festivais europa

Eurosonic Noorderslag – Awards Show. PH: Jorn Baars

É também durante o Eurosonic Noorderslag que acontece a premiação dos melhores festivais europeus. São diversas categorias: melhor grande festival, melhor médio festival, melhor pocket festival, open air e mais. A gente fez um post para falar sobre como foi a premiação de 2015, explicando como são as categorias e como funciona a votação – inclusive, há categorias que são decididas pelo público.

Além disso, há também premiações de sustentabilidade, para os festivais mais responsáveis com o meio ambiente bem como premiação para artistas que fizeram a cabeça do público durante o ano.

Como faz para participar do Eurosonic Noorderslag?

Qualquer um pode participar do Eurosonic Noorderslag. Você pode decidir se quer participar do festival e conferência, ou apenas de um deles. Há tickets para todos os dias, bem como para dias específicos. É sempre bom dar uma olhada na programação, pois como o festival está tão cheio de coisas, pode ser que alguns dias interessem menos que outros.

Startups, organizações de festivais,universidades, associações e estudantes, todos podem participar como delegação. Assim, não apenas vão participar dos painéis como também podem vender o seu peixe, com um espaço dedicado para promover o seu negócio.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta