Eurosonic Noorderslag: O Oscar dos festivais da Europa

Festival na Europa é uma coisa tão levada a sério que, até mesmo um Oscar dos festivais europeus existe! O Festival Awards é uma premiação que acontece desde 2009 em parceria com a Yourope (associação européia dos festivais – tá vendo como é organizada a coisa?),e com o Eurosonic Noorderslag, que é tipo um super congresso das organizações de festivais. Para os europeus, festival de música é coisa importante não somente para uma movimentação cultural (como já dissemos no nosso manifesto festivaleiro, iluminadas pelo nosso muso Eric Hobsbawm), mas também para movimentação econômica. Os festivais fazem girar milhões de euros todos os anos na Europa e agitam o turismo, principalmente durante o verão. É festival-goer pipocando para tudo que é país, parando em hotéis, hostels, estações de trem, aeroportos! Os festivais de música definitivamente dão vida à Europa.

Eurosonic Noorderslag premia os melhores festivais do mundo

 

premio festival 1

 

 

Eu fiquei sabendo dessa votação quando o aplicativo do Sziget (que esqueci de deletar do meu smartphone) me avisou para votar: “Olha, a gente já sabe como a experiência no Sziget pode ser muito legal, então votem em nós…” e blablabla – mal sabendo eles que meu voto só seria direcionado ao Sziget caso a categoria ” festival uó” existisse. Mas não existe, infelizmente, o que nos impele a criar uma premiação aqui no Festivalando só para darmos esse tão merecido troféu para esses Húngaros…aff

 

oscar engracado

Festival Awards traz categorias em que você também pode votar

O Festival Awards traz um número de categorias bem compacto e, em muitas delas você pode votar – mas aí você pergunta: Eu nem fui nos festivais europeus, o que ganho com isso? Olha, você pode ganhar e pode ganhar muito. Votando você concorre a ingressos para ir nos festivais vencedores de cada uma das categorias. Além disso, você também pode ganhar um IPad Mini.

Mais de 300 festivais concorrendo em diversas categorias

Mais de trezentos festivais, que acontecem em 33 países europeus, concorrem nas seguintes categorias da premiação deste ano:

  • Best Major European Festival ( melhor grande festival europeu);
  • Best Medium-Sized European Festival ( melhor festival europeu de médio porte);
  • Best Small European Festival ( melhor festival europeu de pequeno porte);
  • Best New European Festival ( melhor novo festival europeu)
  • Best Indoor Festival (melhor festival em local fechado)
  • Newcomer Of The Year (novato do ano – artista)
  • Best Headliner (melhor atração principal)
  • Festival Anthem of the Year ( melhor hino, som do ano)
  • Best European Festival Line-Up ( melhor conjunto de artistas em um festival europeu)
  • Artist’s Favourite European Festival ( o festival favorito dos artistas)
  • Promoter Of The Year ( a melhor organização)

A gente pode votar na maioria das categorias por meio dessa plataforma on line aqui. Os vencedores são escolhidos não apenas pelos nossos lindos votinhos, mas a partir de uma combinação entre eles e o parecer de um júri composto por jornalistas especializados, profissionais da organização de festivais e empresários.

Além de votar no Festival Awards, ao entrar no site você também responde a uma pesquisa sobre os festivais em que foi. Ela é um pouco chatinha e leva de 15 a 20 minutos. Mas, vale a pena. Somente quando concluir as respostas é que você concorrerá efetivamente aos prêmios. o resultado desse sorteio será divulgado até o dia 20 de Dezembro. Outro ponto legal da pesquisa é que ela serve para indicar estratégias de melhorias para os próximos eventos, uma vez que faz perguntas  a respeito de preços e satisfação com ingressos, ofertas de comida e bebida, infra-estrutura, qualidade do casting de artistas, entre outros.

Entre os indicados, estão 3 dos festivais em que fomos: Roskilde Festival, Wacken Open Air e Sziget. Os três concorrem na mesma categoria, a do melhor grande festival europeu. O coração ficou bem balançado na hora de escolher entre o Roskilde e Wacken. Como o voto não é secreto aqui, votei no Wacken!

oscar wacken

Festivais que amamos entre ganhadores

No ano passado, quem levou o prêmio nessa mesma categoria foi o gigantão Exit festival, que acontece na Sérvia. Na categoria de médio festival, O Melt da Alemanha faturou. Já o prêmio para o festival de pequeno porte ficou na Romênia, com o Fusion. O festival novato ganhador foi o húngaro B.My Lake. O prêmio de melhor festival em local fechado também ficou com os germânicos, com o festival Metal Hammer Paradise.

Para a premiação desse ano, dá para notar que a Alemanha já é campeã nas indicações – são 35 festivais que acontecem por lá concorrendo nas diversas categorias. Os Países Baixos vêm logo em seguida. Quem sabe não seja esse prêmio também uma forma de escolhermos os países nos quais devemos nos concentrar para festivalar, não é mesmo?

Os festivais ganhadores, a gente só fica sabendo quais serão no dia 14 de janeiro de 2015, durante o Eurosonic Noordeslag, na Holanda.

Vou cruzar os dedinhos para os meus festivais preferidos aqui – Wacken e Roskilde! E você, em qual festival votaria?

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

2 comments

Add yours

Deixe uma resposta