Existem muitos paralelos turísticos entre Belo Horizonte e Oslo,  no que diz respeito ao roteiro do metal em BH e também na capital norueguesa. As duas cidades estão mais perto do que a gente imagina. Não se trata de um devaneio, nem de um suposto buraco no metrô Santa Tereza, em que você cai e chega à Sentralstasjon de Oslo. O fato é que, mais de 10.000 km, 15 horas de vôo, 40 graus a menos ou a mais na temperatura e um abismo entre os índices de desenvolvimento humano (IDH) definitivamente não vão separar essas duas cidades que acabo de ligar, por uma irmandade muito forte: a irmandade do heavy metal!!! =D Nossa, uma lágrima caiu aqui! rsrsrs.

Outro dia fiz um post falando sobre o roteiro alternativo da Noruega – um roteiro baseado numa nova categoria de turismo musical, especialmente desenhada para nós, seres metaleiros viajantes ou simpatizantes do rock e metal. Tem até nome, o “TROOrismo”. Visitar o país escandinavo, especificamente as cidades de Oslo, Bergen e Notodden numa rota TROOrística do metal não só é possível como foi aquilo que tentei fazer enquanto estive lá. E esse TROOrismo, categoria de turismo musical dedicada aos amantes da música pesada, não é privilégio só da Noruega.

Muitas outras rotas com esse intuito ainda podem ser feitas em diferentes partes do mundo. Várias delas pipocaram na minha cabeça. E daí, outro dia no facebook me pula aos olhos um cartaz do Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, anunciando os horários de visitas guiadas. Daí pensei: Quer capital mais propícia ao TROOrismo no Brasil do que Belo Horizonte? Acho que não tem não! É ela, uma cidade que vem mudando e renascendo de maneira surpreendente. ~BH é igual a Oslo, uai! ~

Caso você ainda não conheça a capital dos mineiros, uma ótima pedida é dar uma olhada nos festivais que acontecem na cidade (ou em distritos vizinhos) ao longo do ano e, a partir disso planejar sua visita aos locais históricos mais importantes do metal mineiro – e, sem querer puxar a sardinha mas já o fazendo, alguns dos lugares mais importantes da história do metal brasileiro! E é por isso que desenho aqui uma roteiro metal em BH, chamando atenção para os pontos paralelos ao roteiro do turismo do metal pesado na Noruega.

Cogumelo Records

Em Oslo a gravadora e loja de discos que fez barulho foi a Helvete – ou atualmente chamada Neseblod Records – em Belo Horizonte a loja e gravadora de discos mais importante da cidade e da história do metal é a Cogumelo Records. Em 1980 a Cogumelo discos surge no centro de Belo Horizonte, na avenida Augusto de Lima e vira o ponto de encontro da cena do metal e rock mineiro da década de 1980.

É dessas tardes de sábado na porta da Cogumelo que surgem os embriões das bandas mais importantes do metal do país – Sepultura, Sarcófago, Overdose, Mutilator, Holocausto, Chakal, Witchhammer e por aí vai… De ponto de encontro e loja de discos, a Cogumelo passou a investir nos talentos locais. Foi assim então que nasceu a Cogumelo Records e o split album mais famoso – e um dos mais valiosos do mercado de vinis: o split Sepultura/ Overdose, Bestial Devastation/Século XX.

roteiro metal em bh
Cogumelo Discos, ponto de parada obrigatório para os metalheads. Photo: Marcel Marçal

Mais tarde a Cogumelo se mudou para dentro de uma galeria na mesma região, ainda na Augusto de Lima. E é sem dúvida um dos lugares mais recomendando da peregrinação do metal em BH. Além de encontrar grande variedade de cds e vinis específicos no segmento do rock e heavy metal – inclusive os mais raros lançados pela gravadora, que custam uma nota no mercado europeu. Por exemplo, Sarcófago, Sepultura, Mutilator…[ imagina levar de souvenir dessa visita um maravilhoso e raro vinil desses?

Pit stop na Patti Songs

Além de tudo, sempre há atendentes educados e você pode dar a sorte de encontrar o João ou o João filho por lá e bater um bom papo sobre o metal de BH. E se você ainda tiver tempo, aconselho a dar um pulo em outro lugar, ainda no centro de BH: a loja Patti Songs que fica na Galeria Praça 7, ou galeria do rock de BH. A Pat  Pereira é dona dessa loja e é uma das mulheres mais importantes do metal de BH. Ela estava junto com o João à frente da Cogumelo quando tudo aconteceu! Também foi fotógrafa do início da carreira de algumas bandas, especificamente, do Overdose. Além de ser uma pessoa extremamente simpática e carismática, ela vai te contar casos com entusiasmo!

Endereço Cogumelo Records

Av. Augusto de Lima, 555 (Loja 32), Belo Horizonte, MG, 30190-000, Brasil.
Horário de funcionamento: 10.00 às 13.00 e depois das 15.00 às 19.00
Telefone: +55 31 3224-0493
Mais: http://www.cogumelo.com/pt/

Patti Songs

Rua Rio de Janeiro, 630 lj 52, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: 09.00 às 19.00
Telefone:+55 31 3222-6283
Mais: https://www.facebook.com/pages/Patti-Songs/111951118889083?sk=info&tab=overview

Cemitério do Bonfim

Uma imagem vale mais do que mil palavras então aí vai essa:

roteiro metal em bh

Pronto. Uma das capas mais virais no underground, metal e black metal mundiais, eu diria. Essa foto do Sarcófago para o álbum INRI foi tirada no Cemitério do Bonfim, no bairro do Bonfim em Belo Horizonte.

Trata-se de uma das obras mais importantes e vanguardistas do metal. Os mineiros disputam, inclusive, a responsabilidade pela criação dos blast beats, ou a famosa metranca na bateria. E olha que o DD Crazy, então baterista da banda, treinava em uma bateria improvisada com cabos de vassoura. Não se sabe ao certo se foi ele ou foi o Pete Sandoval o pai das blast beats. O importante é que o Sarcófago é uma das bandas brasileiras mais ouvidas no mundo do metal, ao lado do Sepultura.

Antes local de “profanação” metaleira, hoje o cemitério virou um lugar de “devoção” e “peregrinação” dos fãs do metal mineiro. Não é raro ver os metalheads por lá, tirando foto na aclamada tumba do INRI. Até nós quando fomos gravar o Ruído das Minas, documentário que conta a origem do metal em BH e do qual sou co-autora, escolhemos exatamente essa locação para entrevistar o pessoal do Sarcófago. Fãs e outras bandas sempre estão por lá, marcando presença, fazendo ensaios, tirando foto para futuras capas de cd …

roteiro metal em bh
Banda Dunkell Reiter no Bonfim. Foto: Juliano Rodrigues.

 

visita bonfim
Edson Osso, metalhead paulista que fez sua visita ao Bonfim.

Passeio guiado

Inaugurado em 1897, antes mesmo da fundação da cidade de Belo Horizonte, o cemitério reúne um conjunto das mais belas artes necrópoles. O Bonfim oferece o serviço de visitas guiadas com duração de três horas. A visita é acompanhada pela historiadora e professora Marcelina das Graças de Almeida e poderá ser agendada por email ou telefone ( te passamos as informações logo abaixo ). Mas antes, aprecie essas fotos fantásticas, que foram nos enviadas por amigos leitores que também são fotógrafos.

INRI sarcofago
Sepulcro que inspirou a capa de INRI, do Sarcófago. Photo: Vittória do Carmo
11004603_951103721574363_6339886190632645978_o
Cemitério do Bonfim. Photo: Lucas Marri
cemitério do bonfim
Cemitério do Bonfim, Belo Horizonte – Photo: Lucas Marri

Endereço

Rua Bonfim, nº1120 – Bairro Bonfim, Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil.
Horário de funcionamento:
Telefone: +55 31 3277-5398 ou +55 31 3277-6040
Mais: https://www.facebook.com/CemiterioDoBonfimBh?fref=ts
Email para agendamento de vaga nas visitas guiadas: agendaparques@pbh.gov.br

Bairro Santa Tereza/Restaurante Bolão

Assim como Grünerløkka é o bairro alternativo de Oslo e também um dos destinos boêmios das bandas do black metal norueguês, o Santa Tereza é definitivamente um dos bairros com grande efervescência cultural em Belo Horizonte, desde muito tempo. Foi ele a sede dos encontros metálicos mais importantes da história.

Nas praças e bares do bairro os ainda moleques integrantes das principais bandas de metal de BH se encontravam, seja para tocar, tretar ou beber. E alguns deles até moravam nesse bairro, como no caso de alguns integrantes do Sepultura (Paulo, Max e Igor Cavalera).

roteiro metal em bh
Sepultura Santa Tereza. Foto: Vanda Gui.

E é também no Santa Tereza que fica o primeiro restaurante do Bolão, inaugurado em 1961. O lugar serve comida mineira e um espaguete daqueles de não se colocar defeito. Sempre ficou aberto nas madrugadas – 24 horas, de segunda a sábado, e daí virou um dos lugares mais frequentados por algumas bandas, dentre elas, o Sepultura. E acredite, a banda está devidamente homenageada por lá, com pôsteres e outros elementos que remetem à banda na parede do bar. O baixista do Sepultura, Paulo Xisto sempre retorna ao restaurante quando rola um tempinho. Foi lá também que o entrevistamos para o Ruído das Minas.

roteiro metal em bh
Bolão Santa Tereza. Photos: Arquivo Ruido das Minas/ Thiago Urbhan

Pela comida mineira de excelente qualidade e pela história, vale a pena passar por lá:

Endereço Bolão

Rua Adamita, 140 – Santa Tereza, BH, Minas Gerais, Brasil.
Telefone: +55 31 3463- 0719
Mais: www.restaurantebolao.com.br

Estúdio BZ Tatuagem – Bozó

E se tem gente que sai do interior de Minas Gerais para ir até a Noruega tatuar o E do Emperor com o tatuador e ex-baterista da banda, oTrim, por que não sairá um gringo da Noruega para tatuar o S do Sepultura com o criador? Pois é! Foi o Bozó quem desenhou uma das logos mais bonitas de uma das bandas mais fodas do metal brasileiro.

sepultura logo
Logo S do Sepultura

Além de ter criado esse S famoso do Sepultura, Bozó foi a voz à frente da banda Overdose. Ao lado do Sepultura, o Overdose foi uma das principais bandas do metal mineiro, conhecido como o “Iron Maiden de BH”.

O cara ainda é uma figuraça super engraçada (já tive o prazer de entrevistar pessoalmente). Assim, além de você fazer o S com “o cara”, ainda pode aproveitar para escutar histórias e se divertir muito, por que ele é um piadista nato!

bozo tatuagem
Bozó tatuagem. Foto by Eduardo Meniconi.

Endereço BZ Tatuagem

Av. Cristóvão Colombo, 519 / 807 – Savassi, Belo Horizonte
Telefone: +55 31 36468223 ou +55 31 9956-8223
Mais: https://www.facebook.com/BZtatuagem.bozo2?fref=ts
Horário de funcionamento: segunda à sexta, de 11.00 às 18.00

Uma escapada de rota no roteiro metal em BH

Uai, mas cadê as igrejas queimadas????? –  Oh, igreja queimada pelo pessoal do black metal não tem em BH não – nem estou dando ideia aqui viu!? Mas se você quiser ver uma igrejinha que nem parece igreja de tão bonita e moderna, dê um pulo lá na Pampulha e visite a Igreja e todo complexo arquitetônico feito pelo Niemeyer,pois vale muito a pena. E só para constar, nem pegar fogo a igreja da Pampulha pega pois é toda de concreto. Então, pare com essas bubiça de Varg Vikernes feelings! 😛

Para saber mais sobre o metal mineiro e ver que não sou a louca a endossar sozinha toda a importância dele:

Documentário Ruído das Minas: A origem do heavy metal em Belo Horizonte

O doc é um projeto de conclusão de curso de jornalismo da UFMG, feito por mim e dois outros colegas jornalistas, Filipe Sartoreto e Rafael Sette Câmara. Foi a primeira iniciativa a contar a história da música pesada de BH.

Blog Desova

Um blog muito bacana e bem escrito, feito pelo jornalista Sávio Vilela. O blog tem uma seção especial chamada Iron Minas. A seção é dedicada ao metal mineiro e traz entrevistas exclusivas.

Catálogo Cogumelo 30 anos

Livro com fotos e uma coletânea comemorativa dos 30 anos da gravadora.
Pode ser adquirido pelo site da mesma, ou no contato: vendas@cogumelo.com

* Agradecemos pelas fotos e informações para esse post à Thiago Urbhan, Marcel Marçal,  Vanda Gui, Vittória do Carmo, Edson Osso, Banda Dunkell Reiter, Lucas Marri, Silvana Monteiro, Bozó, Eduardo Meninconi, Juliano Rodrigues.

13 Comments

  • Igor Podrao
    Posted 24 de fevereiro de 2015

    Mto top!

  • H.H.
    Posted 28 de fevereiro de 2015

    Dicas excelentes! Se tratando de música pesada, o nome Cogumelo vêm á tona. Um dos melhores Metais é o brasileiro, sem dúvida alguma. Sepultura, Sarcófago, OverDose, The Mist, Chakal, Holocausto, Witchhammer, Drowned, etc…fazem parte das maiores bandas da história da música e a Cogumelo o selo mais significativo pro gênero. Inclusive, LP’s e CD’s da Cogumelo hoje em dia são ”mosca-branca”. Valem uma nota! Aqui e principalmente lá fora, valem uma boa fortuna…mais do que merecido! Vida longa a Cogumelo e ao verdadeiro Metal !

    • Gracielle Fonseca
      Posted 1 de março de 2015

      Obrigada pela leitura e pelos elogios, H.H! Vida longa, e também renovação de qualidade para o metal nacional \m/

  • Marco bhm turismo
    Posted 5 de março de 2015

    Muito bom! Importante essa nova geração saber onde tudo começou. Amanhã tenho tattoo com Bozó, mas não é o S rs… Long live rock n roll

    • Gracielle Fonseca
      Posted 5 de março de 2015

      Haha, que demais, Marco!!!Obrigada pela leitura!! E boa sessão de tattoo!!

  • whelton soares
    Posted 5 de novembro de 2015

    Muito legal essas dicas! sou de Fortaleza e sempre sonhei em conhecer BH justamente por causa da importância da cidade na história do metal nacional, então já anotei o endereço de todos esses lugares.melhor e mais barato do que ir pra noruega! kkk

    • Gracielle Fonseca
      Posted 5 de novembro de 2015

      Olá, Whelton!!! Nossa, que demais saber que você curtiu!!! Pois venha, será muito bem vindo aqui em BH! Amamos nossos queridos amigos e irmãos de Fortaleza!!! E eu amei a sua cidade, quero voltar rapidinho =)

      Venha e aproveite toda essa história do metal, que está em várias esquinas de BH, com certeza \m/

  • stn
    Posted 13 de dezembro de 2017

    Gostei da matéria. E o Ruído das Minas é um doc muito bom! Assisti um tempo atrás.

  • Thiarles
    Posted 24 de julho de 2019

    Animal

Leave a comment