festivais gratuitos na américa do sulJazz Buenos Aires/ Divulgação

6 festivais gratuitos na América do Sul

Não se pode mesmo ignorar a crise, dólar e euro nas alturas. A contenção de gastos parece ser uma tendência para o momento, mas, nem por isso você precisa sair por aí sacrificando todos os seus sonhos – dentre eles, o de viajar (e viajar para um festival). Quando se planeja, a viagem pode ser bem mais barata do que se espera. Uma das fases mais importantes do planejamento é justamente conhecer o seu destino. Assim, fica fácil saber onde e com o que economizar por lá. A América do Sul é o nosso destino escolhido para hoje. E sabe o que é o melhor de tudo isso? Existem festivais maravilhosos bem aqui, em nosso continente. Além de maravilhosos, existem festivais GRATUITOS na América do Sul! Por isso, separamos 6 deles, passando por algumas das cidades mais cobiçadas pelos turistas: Buenos Aires, Medelim, Bogotá e Montevidéu.

Uma viagem dentro do nosso próprio continente já é por si só uma viagem econômica: nossa moeda é mais valorizada, em geral – o que faz com que possamos ter uma aliviada em algumas compras e pagamentos, por conta da diferença do câmbio; as distâncias costumam ser menores – isso indica que vai ser menos tempo de viagem, bem como as tarifas dos vôos dentro da América do Sul serão naturalmente mais baratas do que as tarifas cobradas para vôos para a europa; as burocracias de entradas nos países são bem menores – mostre apenas sua carteira de identidade ou o seu passaporte e pronto, já é bem vindo na casa dos hermanos. E aí, ainda vem o Festivalando e te dá a dica de 6 festivais gratuitos nesse destino… Assim fica mais fácil economizar na viagem, não?

Vamos à seleção dos festivais sulamericanos com ingressos a $0

Festival de Jazz de Buenos Aires

Onde: Buenos Aires, Argentina
Quando: Novembro
Estilo: Jazz

festivais gratuitos na américa do sul

Divulgação

Cinco dias inesquecíveis de muita música e cultura em plena capital Argentina. Buenos Aires Jazz Festival já é tradicional, com os concertos de jazz contemporâneos de artistas locais e de todo o mundo. Além disso, há também apresentações de teatro, dança. Além de tudo isso, você vai ter uma série de pontos turísticos e museus a sua disposição nessa capital exuberante, que ainda tem uma vida noturna super agitada, com bares, danceterias e restaurantes. A maioria dos shows do festival é gratuita. Mas, existem algumas apresentações em que são vendidos ingressos. Vale a pena conhecer mais sobre o festival, e ficar de olho nas atrações confirmadas para a edição deste ano, no site oficial.

Veja nossa seleção de hotéis em Buenos Aires e faça sua reserva

Roque al Parque

Onde: Bogotá, Colômbia.
Quando: Julho ( antigamente era em agosto, mas mudou esse ano)
Estilo: Rock, metal, indie, punk.

Separamos sugestões de hotéis em Bogotá para facilitar sua reserva

Roque al Parque é certamente um dos maiores festivais gratuitos de rock em toda América Latina, se não for o maior. São três dias de festival, com mais de 70 atrações, dentre elas bandas internacionais. O line up de 2015 contou, por exemplo, com Behemoth, Nuclear Assault, Melechesh, P.O.D, I’ll Niño, entre outras. Os produtos musicais nacionais e da vizinhança sulamericana também marcam presença no festival, importante para destacar os novos talentos. No ano passado rolou show do Nosferatu, Ataque en Contra, Revenge e muitas outras pratas da casa, A.N.I.M.A.L, Los pericos e outras bandas da Argentina. Outras bandas da Venezuela e Chile também tocaram.

Além de um line up muito diverso dentro dos estilos extremos do metal e do rock, bem como ska e reggae, o evento ainda conta com uma série de oficinas e palestras sobre música e produção cultural. O festival já está na 20ª edição e faz parte das políticas públicas de promoção da cultura do governo local. Os shows acontecem no parque Simón Bolívar e também no teatro ao ar livre La Media Torta. Mais informações no site oficial do evento.

XVI Festival Internacional de Música Contemporânea

Onde: Santiago, Chile.
Quando: Janeiro
Estilo: Música contemporânea

Veja os hotéis que separamos em Santiago e faça sua reserva

Santiago é uma das capitais mais bonitas da América do Sul. Sendo a sétima mais populosa, não faltam infraestrutura e opções de cultura e lazer. O Festival Internacional de Música Contemporânea é uma delas, que acontece todos os anos na cidade, em janeirol. O evento é produzido e fomentado pelo Centro de Extensão Artística e Cultural da Universidade do Chile, sendo de grande importância para a revelação de novos talentos na região. E não se esqueça: em Santiago, você está pertinho daquela belezura que é a Cordilheira dos Andes!Ótima opção de turismo para festival, não acha? Mais informações no site oficial.

Alta Voz Fest

Onde: Medelim, Colômbia
Quando: Janeiro
Estilo: Rock, pop, jazz, blues e outros.

Reserve hotéis em Medellín aqui.

Muitos estilos se misturam nos três dias de festival que também é um dos festivais gratuitos mais legais e importantes da Colômbia. São mais de 60 mil pessoas assistindo a mais de 55 apresentações de artistas variados. Alta Voz é resultado de um programa estratégico da Secretaria de Cultura e Cidadania de Medelin. Pelo visto, uma inciativa de sucesso e grande importância para a juventude e cultura local. O festival acontece desde 2007, no aeroparque Juan Pablo II, local que disponibiliza um amplo espaço e uma boa infraestrutura para artistas e público. Para saber mais, consulte o site.

Festival Musica de La Tierra

Onde:Montevidéu, Uruguai
Quando: Outubro
Estilo: Folk

Reserve hoteis em Montevidéu aqui.

Projeto nascido em montevidéu em 2011, o Festival Música de La Tierra tem um profundo sentimento regional, que busca valorizar as tradições musicais sulamericanas. Durante os três dias de festival, tocam artistas vindos de vários lugares, especialmente aqueles que compartilham o patrimônio musical entre Brasil, Argentina e Uruguai. Os estilos das apresentações variam entre o erudito e o popular, com grande diversidade e abertura para os novos talentos.
A formação de novos públicos, inclusive dentre a juventude, é um dos grandes objetivos do festival que vem crescendo a cada ano. A média de público é de dez mil pessoas. O evento acontece em um espaço maravilhoso a apenas 30 minutos do centro de Montevidéu, o Parque de Jacksonville. Saiba mais no site oficial.

Festival de Musica en Plaza Vaticano

Onde:Buenos Aires, Argentina
Quando: Janeiro e fevereiro
Estilo: Música contemporânea e jazz

Veja nossas dicas de onde ficar em Buenos Aires

Um festival que acontece em pleno centro histórico da movimentadíssima e cultural Buenos Aires. Musica en Plaza Vaticano teve a sua segunda edição no início do ano, e já é um dos festivais mais queridos dos argentinos. Foram 19 apresentações, dentre elas concertos, dança e teatro. Fino, não? E ainda por cima tudo 100% gratuito. Planeje-se para estar lá durante o próximo festival 😉 . Mais informações aqui.

Vai viajar para um país sul-americano? Faça agora o seu seguro viagem. É uma forma de garantir que você vai ter assistência em qualquer imprevisto com a sua saúde sem ter que se preocupar com os gastos incalculáveis que um problema desses fora do Brasil pode ter. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.

 

Assinar blog por e-mail

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta

Close