volta do tomorrowland brasilTomorrowland Brasil/Divulgação

A novela ainda sem capítulo final da volta do Tomorrowland Brasil

Desejo de muita gente com saudades do que viveu (ou não), a volta do Tomorrowland Brasil passou de vontade a suspeita três anos após a realização da última edição do festival no país. Informações públicas, outras de bastidores, além de indícios indiretos nos últimos cinco meses meses sugerem que, no mínimo, a possibilidade de uma nova edição do Tomorrowland no Brasil está sendo avaliada.

A volta do Tomorrowland Brasil: uma timeline

Ainda sem capítulo final, a novela da volta do Tomorrowland Brasil teve até agora os seguintes capítulos:

Junho: reunião com a prefeitura de São Paulo

No dia 25 de junho, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, recebeu em seu gabinete representantes do Tomorrowland nas Américas e da Time For Fun (T4F), além dos secretários de turismo e de relações internacionais e duas advogadas.

É interessante notar aqui que a reunião foi com a prefeitura de São Paulo, enquanto as edições anteriores do Tomorrowland no Brasil ocorreram em outro município, Itu.

Julho: negociações durante o Tomorrowland na Bélgica

De acordo com o site Wonderland in Rave, houve um acordo entre a produção belga e a T4F durante o Tomorrowland na Bélgica.

Outubro: pesquisa sobre festivais

No início de outubro, a T4F divulgou uma pesquisa de interesse em festivais de música eletrônica. Ela continha perguntas genéricas sobre eventos desse tipo e uma seção dedicada somente ao Tomorrowland.

Dentre outros detalhes, a pesquisa buscou saber se o público chegou a participar das edições do Tomorrowland no Brasil, os motivos para tanto e também se teve a oportunidade de ir ao Tomorrowland na Bélgica.

O questionário também incluía questões para avaliar a preferência do público sobre o local do festival: se na cidade de São Paulo (em espaço aberto ou fechado) ou se fora da cidade de São Paulo (em espaço aberto ou fechado).

Havia também uma questão sobre preferência de datas. As opções eram: em um fim de semana comum, em um fim de semana nas férias, um fim de semana prolongado ou na chamada Semana do Saco Cheio (em outubro, próximo ao feriado do dia 12 e ao dia dos professores, no dia 15).

Novembro: site reativado com layout básico

Na segunda quinzena de novembro, o site tomorrowlandbrasil.com passou a apresentar uma mensagem de modo de manutenção. Dias depois, a mensagem deu lugar a um layout básico em formato tradicional de blog com postagens em inglês datadas de novembro de 2019.

Futuro em aberto

Um novo ponto nessa linha do tempo pode ser adicionado em dezembro. Segundo o site Wonderland in Rave, um estudo de viabilidade do festival no Brasil deve ser concluído no próximo mês.

Vale lembrar que, em 2015, a produção do Tomorrowland Brasil afirmou que o festival estava garantido no Brasil até 2020. Porém, somente duas edições foram realizadas, em 2015 e 2016. Quando a edição 2017 foi cancelada, um dos motivos alegados foi o momento econômico ruim do país. Naquela época, o dólar beirava os R$ 3,40, ainda longe dos R$ 4,20 atuais.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário