Maior metrópole da América do Sul, São Paulo é abundante em tudo, do que pode haver de bom e de nem tão bom assim, e essa profusão vale também para pontos turísticos e outras atividades voltadas para quem está na cidade como visitante.
Para filtrar um pouco esse mundo de possibilidades, segue abaixo uma seleção com sugestões de pontos turísticos e outras atividades para fazer em São Paulo (e além).
Um catálogo de festivais e viagens para consultar quando quiser
Assine o Festivalando e tenha acesso livre a inúmeros guias, dicas e tendências sobre festivais e viagens. Não assinantes têm direito a 1 artigo somente.
Os prédios
É natural que uma cidade que costuma ser chamada de Selva de Pedra tenha nos grandes edifícios alguns de seus principais pontos turísticos — por isso essa seleção começa com eles. Em todos eles é, inclusive, possível ter uma visão panorâmica dessa dita Selva de Pedra nas alturas.
O Edifício Itália (com um tradicional restaurante italiano no topo), o Copan (com seu centro comercial) e o Farol Santander (antigo Banespão, com seu mirante e centro cultural) são os representantes dessa vertente de ponto turístico em São Paulo.
Como destacado, todos são mais do que prédios somente para “passar o olho” e têm seus próprios atrativos para fazer uma visita imersiva.
Os museus
Os pontos turísticos mais icônicos de São Paulo incluem museus e, inclusive, um dos meus museus favoritos no mundo fica lá: o Museu da Língua Portuguesa. Pertinho dele está a Pinacoteca. O MASP é outra recomendação óbvia e batida, porém inescapável.
Mas vale sempre fazer uma pesquisa antes da viagem para saber quais as grandes exposições em cartaz em São Paulo no momento da sua visita. A cidade sempre recebe exposições importantíssimas, que às vezes circulam o mundo.
Não deixe também de prestar atenção à arte nas estações do metrô de São Paulo sempre que estiver se deslocando pela cidade. Você vai ter boas surpresas.
As várias caras da cidade
É possível passar por diferentes regiões de São Paulo, muitas delas relativamente próximas umas das outras, e se deparar com “cidades” praticamente diferentes convivendo no mesmo lugar.
Para fazer esse exercício, uma combinação possível é o centro histórico da cidade, com sua arquitetura de diversos estilos do passado; o bairro da Liberdade e toda sua herança japonesa; os bares e a arte urbana da Vila Madalena; e o respiro verde do Parque Ibirapuera.
Para fechar, experimente caminhar pela avenida Paulista de ponta a ponta. Fiz isso em uma das minhas primeiras viagens a São Paulo e, apesar de parecer simples, é um dos passeios que mais ficou na minha memória tantos anos depois.
Os monumentos e pontos turísticos clássicos
Não custa nada repetir outros lugares óbvios mas também importantes, como o complexo histórico do Pateo do Collegio; o Mercado Municipal (toda cidade tem um lugar legal desses para visitar, né?); o Viaduto do Chá e a Ponte Estaiada, dois ícones da arquitetura de momentos históricos diferentes da cidade; o Mosteiro de São Bento; e o Museu do Futebol.
Para além de São Paulo
Quem tem mais tempo para ficar em São Paulo pode aproveitar para fazer excursões de um dia para destinos próximos. É possível, por exemplo, subir a serra e conhecer Campos do Jordão, ou descer para o litoral até a Ilha de Santo Amaro para visitar três praias do litoral paulista.
Reserve passeios pelos pontos turísticos de São Paulo
Aproveite e reserve transfers em São Paulo
Crédito da imagem de destaque: PX Here