roteiro de um dia no norte da holandaVolendam . Ph: Anton_Ivanov via Shutterstock

Roteiro de um dia no norte da Holanda: Alkmaar, De Rijp e Volendam

O roteiro de um dia no norte da Holanda que vou propor aqui tem a ver com minhas lembranças sentimentais com o passeio que fiz em três cidades, em um só dia. Sentimentais porque ali estava acompanhada de pessoas que amo muito. Foi um dia tão agradável que nunca sairá da minha memória. Por isso, também achei interessante compartilhar por aqui.

É também um roteiro muito fácil para se fazer para quem parte de qualquer cidade do norte, inclusive Amsterdã. Com estradas super rápidas e bem sinalizadas, tudo fica bem convidativo para alugar um carro e descobrir o país em detalhes que só o interior vai te mostrar.

Pegamos um carro e viajamos partindo de Bergen (NL). Passamos por Alkmaar, De Rijp e Volendam, para fechar o dia. Esta rota, entretanto, não é uma rota simples de se fazer via transporte público, apesar de ser uma opção possível, porém, bem mais trabalhosa. Em alguns casos, como por exemplo uma viagem feita com um grupo de pessoas, a melhor opção para visitar lugarzinhos especiais, escondidos pelo norte do país, vai ser mesmo alugar um carro.

De alguma maneira, além de sentimentais, as minhas lembranças são também gastronômicas, pois tomo como referência os locais em que paramos para cada uma das refeições do dia. E elas também foram inesquecíveis! Por isso, essa dica de roteiro também se confunde com dicas de lugares para comer bem e em restaurantes típicos.

Roteiro de um dia no norte da Holanda, começando por Alkmaar

roteiro de um dia no norte da holanda

Alkmaar Cheese Market. Ph: nutcd32 via Shutterstock

Alkmaar é uma cidade de quase 100 mil habitantes, no norte da Holanda. Portanto, tem um tamanho considerável. Sua indústria é basicamente relacionada à produção de derivados do leite, principalmente queijos. Aliás, os queijos produzidos aí são muito famosos, e deliciosos! Tradicionais mercados de queijo acontecem na praça Waagplein, que fica bem no centro da cidade e é bem bonitona. A abertura é na primeira sexta-feira de abril, durando até a última sexta-feira de setembro. Inclusive, na rua de frente para o mercado de queijos existem vários pubs que fervem de turistas durante o verão.

Mais atrações imperdíveis

Mas não só por isso a cidade é famosa e atrai um monte de turistas. Há muitas construções medievais ainda intactas, que fazem a cidade ter aquele ar de contos e cenário de rpg. Uma das construções medievais mais famosas é a torre Grote of Sint-Laurenskerk, onde várias pessoas se casam na cidade, inclusive. É realmente linda! Ah!Não tem nada a ver com construção medieval, mas Alkmaar também tem, em tamanho reduzido, o seu Red Light District.

Reuni alguns pontos turísticos essenciais na cidade aqui no mapa abaixo. Obviamente, não deu para eu visitar todos e entrar em todos os lugares para ver os detalhes – vale destacar o museu nacional da cerveja , bem como o museu dos Beatles, onde dizem que a primeira guitarra de John Lennon foi construída em Alkmmar.

roteiro de um dia no norte da holanda

De Vlaminck. Ph: Reinier Sierag via wikimedia commons

Nosso tempo foi relativamente curto e, um dos maiores objetivos era comer as batatas fritas de um lugar chamado De Vlaminck. Foi chegando aí, sentindo o cheiro e colocando na boca a minha primeira batatinha é que senti o drama: Vlaminck, em Alkmaar, é simplesmente o lugar em que eu comi as melhores batatas fritas de toda a minha vida (só de escrever já tenho vontade de uma outra porção xl)!

Eu passei pelo mercado de queijo, pela torre Grote of Sint-Laurenskerk, também fui ao De Vlaminck comer batatas fritas até não poder mais. O mapa acima eu deixei para que cada pessoa possa personalizar o seu roteiro dentro de Alkmaar, podendo até gastar mais dias na cidade, caso suja interesse.

Reserve hoteis com ótimo custo/benefício em Alkmaar.

Segunda parada do roteiro de um dia no norte da Holanda: De Rijp

De Rijp é uma vila super charmosa, ainda com construções de traços medievais. Antes de ter seus lagos drenados, em ambos os lados da cidade, era um lugar portuário e que complementava as atividades comerciais de vilarejos próximos, assim como de Alkmaar. A viagem até aí é muito bonita. Dá um pouco de medo por ser uma planície toda entrecortada por pequenos canais. A área rural ao redor da cidade é uma gracinha.

roteiro de um dia no norte da holanda

De Rijp. Ph: Arch via wikimedia commons

Já na entrada da cidade, vemos uma bela ponte, uma torre imponente (Grote Dam) e uma igreja pequenina, com a controversa atribuição de “grande” (Grote Kerk). Aí tem um lugar muito interessante, a “balança” (De Waag) onde não somente eram pesadas mercadorias. A História diz que, entre 1500 e 1600, também foram pesadas mulheres. As que estavam muito abaixo do peso considerado normal, tipo 50 kg, eram consideradas bruxas e encaminhadas para a fogueira. Terrível, não?

Natal e mais comilança

roteiro de um dia no norte da holanda

Wapen Van Munster, De rijp/divulgação.

A vila fica linda durante o Natal, com um ambiente super acolhedor. Além de tudo, existem alguns cafés e restaurantes muito legais. Neste dia, como já havíamos comido batata frita como “almoço” em Alkmaar, decidimos que tomaríamos um chá ou chocolate quente em um dos cafés mais interessantes da cidade, o Wapen Van Munster. Meus sogros queriam muito que eu comesse uma torta de maçã aí, pois diziam que era uma das melhores que tinham experimentado em toda a Holanda. E era verdade. Mesmo maravilhada e boquiaberta com a decoração de instrumentos musicais no teto, logo estava mastigando essa torta deliciosa, com boas doses de chantilly. Dieta? Não foi nesse dia, carxs leitores!

Reserve hoteis em De Rijp.

Volendam, uma das cidades históricas mais imporantes da Holanda

roteiro de um dia no norte da holanda

Art Hotel Spaander/ Divulgação

Volendam é uma cidade tipicamente portuária, uma das cidades históricas e turísticas mais importantes da Holanda. No início, foi uma vila fundada por pescadores e marinheiros. Existe todo um ambiente boêmio e de festa na cidade. Chegamos aí com o objetivo de jantar em um hotel muito especial. Trata-se do Art Hotel Spaander! Trata-se de um hotel todo cheio, em cada um dos seus espaços, de obras de arte. A lenda diz que, um grupo de ricaços estavam tomando aquele porre no restaurante. Porém, eles estavam tão empolgados, tomaram tanto que a conta ficou em um valor estratosférico. O que fizeram? Decidiram pagar ao dono com as obras de arte de sua coleção. O dono aceitou e elas estão aí, enfeitando o local até hoje.

Além de ser um dos hoteis mais legais para se ficar na cidade, com vista para o mar e tudo e um restaurante nota 1000 ( não só para o jantar, mas também para um delicioso brunch), o Spaander é um ponto turístico da cidade. Até os atendentes do hotel estão vestidos com aquelas roupas típicas holandesas.

Boemia e música em Volendam

Na cidade, também há uma série de bares, cafés e pubs ao longo de um calçadão que fica de frente para o porto. E como não poderia faltar, o roteiro da música está garantido: Volendam é conhecida por sua música típica, chamada Palingsound (lieralmente, som das enguias e moreias). Muitos artistas mundialmente reconhecidos nos anos 60 vieram de lá, assum como o grupo The Cats. Assim, há vários pubs de música, e até karaokês para quem quer se divertir.

 

No mapa, separamos alguns lugares interessantes para se visitar. Como se trata de um roteiro de um dia no norte da Holanda, pode ser que não seja possível ver tudo. Mas você pode escolher o que mais lhe convier. Destaque para o museu da cidade, e também para as lojas de fotografia com roupas típicas, onde você pode se passar por uma pessoa holandesa, pelo menos na foto. Ah, já ia me esquecendo de um dos lugares mais fofos da cidade, a Dolhoolf, uma espécie de concentração de pequenas ruas holandesas – ruelas, bequinhos muito charmosos.

Reserve hoteis com o melhor custo/benefício em Volendam.

Decidiu fazer o roteiro de um dia no norte da Holanda?

Então, não se esqueça de tomar algumas providências para a sua viagem. Mesmo se for uma viagem curta, que inclua fazer o roteiro de um dia no norte da Holanda, algumas ações de planejamento e execução são necessárias. O Festivalando tem uma central de marcações para te ajudar. Lá você pode comprar passagens, reservar hoteis, fazer um seguro viagem e comprar moeda estrangeira.

Também é possível que você tenha se interessado em alugar um carro. Nesse caso, a gente tem uma lista com as melhores locadoras, e com ótimos descontos.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário no mundo sobre Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Comecei a ir em festivais de metal internacionais em 2009. Desde então, viajar em busca da música, essa outra paixão, tornou-se um projeto profissional que hoje chamamos de Festivalando.

2 comments

Add yours

Deixe seu comentário