Respect festivalRespect Festival/ Divulgação. Ph: Murilo Ganesh

Conheça o Respect, festival brasileiro de trance que caminha para o sold out no seu 12º ano

A partir de hoje, o Festivalando fica um pouco mais perto da cena de festivais de música eletrônica do Brasil. O primeiro da lista é o Respect Festival, que já está em sua 12ª edição. E essa aproximação vai rolar pelos olhos do fotógrafo Cauê Diniz, nosso mais novo colaborador. O Cauê nos apresentou um projeto de captar o feeling dos festivais de música eletrônica – e também outros, por meios de suas lentes. Esperamos que vocês curtam esse primeiro post, bem como os que estão por vir!

Por dentro do Respect Festival 2018 – Por Cauê Diniz

Se você é do universo Festivaleiro, em algum momento já ouviu falar dos festivais de trance. A maioria destes festivais têm um espírito mais alternativo e ambiente que mistura música eletrônica 24h com espaços de arte, cura, terapias holísticas e um clima geral de muita camaradagem. Podemos dizer que eles são dos poucos que estão ativos, de maneira ininterrupta, há pelo menos 15 anos na cena nacional.

Nascido em 2006, o núcleo Respect é certamente um dos mais tradicionais deste segmento. O festival se inspira nos gringos Boom e Transcendence , além de contar, há algum tempo, com o apoio do Universo Paralello. Iniciando com edições “festa” e depois chegando ao formato de festival, o Respect já está em sua 12ª edição. Segundo números oficiais, 150.000 pessoas já dançaram os pezinhos por vezes descalços na somatória de suas versões.

Respect Festival – Ilha Comprida – Feriado de Páscoa

respect festival

Respect Festival/ Divulgação.Ph: Murilo Ganesh

A edição deste ano volta à praia de Ilha Comprida, no litoral Sul de SP, à 262 km da Capital. O lugar é pé na areia total, com opção liberada de dar uma saidinha do festival direto para o mar. A estrutura do festival é toda montada do zero, em uma área de areia e (alguma) grama, que é cercada para o evento. Tudo rola numa proximidade de 100 metros da água!

Música e sustentabilidade

A preocupação com sustentabilidade é grande desde os primórdios da festa: bio-construções são a base das instalações do festival, que ainda utiliza técnicas de permacultura para minimizar ao máximo o impacto ao ecossistema local.

Durante o dia, espere vertentes do psytrance como full-on, progressive e Goa. Na parte da noite, ritmos mais acelerados e hipnotizantes como o dark e forest reinam, deixando alguns aproveitarem pra dar uma pausa, com aquele momento de descanso na barraca, enquanto outros se acabam na madruga.

Destaque Chill-out

A grande pedida é conferir também o palco Chill-out . De alguns anos para cá, o Chill-out tem se transformado mais num palco alternativo, com apresentações de bandas de reggae, brasilidades, forró e rock. Neste ano, Peixelétrico, Big Up, Maria’z são algumas das bandas que darão um tempo nos bpms para a galera. Vai rolar também show do Pink Floyd Cover SP, fazendo uma infusão de outro tipo de psicodelia na atmosfera do festival.

Corre que vai dar sold-out

respect festival

Respect Festival/ Divulgação. Ph: Murilo Ganesh

O line-up do palco principal ter uma proposta um pouco diferente: conta com DJs nacionais e internacionais alternativos, sem preocupação com o  apelo comercial. Apesar disso, o renome do festival junto ao público que frequenta raves e festivais do gênero é muito grande. Para se ter uma ideia, a organização anunciou, na semana passada, o último lote de apenas 200 ingressos dos 2.000 inicialmente disponíveis.

O camping está incluso na compra do seu ingresso. Então, se você está afim de outro programa que não a tradicional bacalhoada com a família na Páscoa, confira com a gente as informações práticas sobre o evento:

Serviço Respect Festival

Quando: 29/03 a 01/04
Onde: Boqueirão Sul – Ilha Comprida – SP
Quanto: R$290,00 (passe livre para todos os dias – não há ingressos avulsos por dia)
Como ir: da Capital, pegar a Régis Bittencourt sentido Curitiba e sair perto de Registro. Caronas via BlaBla são uma boa pedida (inclusive se você vai com seu carro), e há excursões no site oficial.
Ingressos  e Site oficial

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Festivalando

Festivalando é o primeiro site brasileiro sobre viagens para festivais de música. Viajamos o mundo todo para oferecer um mix de dicas, ferramentas, relatos, informação e opinião sobre o universo dos festivais.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário