A partir de hoje, o Festivalando fica um pouco mais perto da cena de festivais de música eletrônica do Brasil. O primeiro da lista é o Respect Festival, que já está em sua 12ª edição. E essa aproximação vai rolar pelos olhos do fotógrafo Cauê Diniz, nosso mais novo colaborador. O Cauê nos apresentou um projeto de captar o feeling dos festivais de música eletrônica – e também outros, por meios de suas lentes. Esperamos que vocês curtam esse primeiro post, bem como os que estão por vir!
Por dentro do Respect Festival 2018 – Por Cauê Diniz
Se você é do universo Festivaleiro, em algum momento já ouviu falar dos festivais de trance. A maioria destes festivais têm um espírito mais alternativo e ambiente que mistura música eletrônica 24h com espaços de arte, cura, terapias holísticas e um clima geral de muita camaradagem. Podemos dizer que eles são dos poucos que estão ativos, de maneira ininterrupta, há pelo menos 15 anos na cena nacional.
Ganhe insights
Nascido em 2006, o núcleo Respect é certamente um dos mais tradicionais deste segmento. O festival se inspira nos gringos Boom e Transcendence , além de contar, há algum tempo, com o apoio do Universo Paralello. Iniciando com edições “festa” e depois chegando ao formato de festival, o Respect já está em sua 12ª edição. Segundo números oficiais, 150.000 pessoas já dançaram os pezinhos por vezes descalços na somatória de suas versões.
Respect Festival – Ilha Comprida – Feriado de Páscoa

A edição deste ano volta à praia de Ilha Comprida, no litoral Sul de SP, à 262 km da Capital. O lugar é pé na areia total, com opção liberada de dar uma saidinha do festival direto para o mar. A estrutura do festival é toda montada do zero, em uma área de areia e (alguma) grama, que é cercada para o evento. Tudo rola numa proximidade de 100 metros da água!
Música e sustentabilidade
A preocupação com sustentabilidade é grande desde os primórdios da festa: bio-construções são a base das instalações do festival, que ainda utiliza técnicas de permacultura para minimizar ao máximo o impacto ao ecossistema local.
Durante o dia, espere vertentes do psytrance como full-on, progressive e Goa. Na parte da noite, ritmos mais acelerados e hipnotizantes como o dark e forest reinam, deixando alguns aproveitarem pra dar uma pausa, com aquele momento de descanso na barraca, enquanto outros se acabam na madruga.
Destaque Chill-out
A grande pedida é conferir também o palco Chill-out . De alguns anos para cá, o Chill-out tem se transformado mais num palco alternativo, com apresentações de bandas de reggae, brasilidades, forró e rock. Neste ano, Peixelétrico, Big Up, Maria’z são algumas das bandas que darão um tempo nos bpms para a galera. Vai rolar também show do Pink Floyd Cover SP, fazendo uma infusão de outro tipo de psicodelia na atmosfera do festival.
Corre que vai dar sold-out

O line-up do palco principal ter uma proposta um pouco diferente: conta com DJs nacionais e internacionais alternativos, sem preocupação com o apelo comercial. Apesar disso, o renome do festival junto ao público que frequenta raves e festivais do gênero é muito grande. Para se ter uma ideia, a organização anunciou, na semana passada, o último lote de apenas 200 ingressos dos 2.000 inicialmente disponíveis.
O camping está incluso na compra do seu ingresso. Então, se você está afim de outro programa que não a tradicional bacalhoada com a família na Páscoa, confira com a gente as informações práticas sobre o evento:
Serviço Respect Festival
Quando: 29/03 a 01/04
Onde: Boqueirão Sul – Ilha Comprida – SP
Quanto: R$290,00 (passe livre para todos os dias – não há ingressos avulsos por dia)
Como ir: da Capital, pegar a Régis Bittencourt sentido Curitiba e sair perto de Registro. Caronas via BlaBla são uma boa pedida (inclusive se você vai com seu carro), e há excursões no site oficial.
Ingressos e Site oficial
[jetpack_subscription_form title=”Gostou deste post? Temos muito mais pra você!” subscribe_text=”Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.” subscribe_button=”Quero!”]
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo