Há dez anos eu fui apresentada ao mundo dos ear plugs e à necessidade de tornar um hábito o uso de protetor auricular para shows e festivais. Foi no primeiro giro do Festivalando pela Europa. Nas passagens pelo Roskilde e pelo Montreux Jazz Festival, me surpreendeu o trabalho de conscientização dos eventos para a proteção da audição — com direito à distribuição gratuita de ear plugs.
Os anos se passaram e, felizmente, a prática segue viva entre os festivais na Europa e comigo mesma. Já ganhei protetores de brinde no Rock Werchter e no Primavera Sound Barcelona. E, sejam recebidos ou comprados, eles passaram a fazer parte da minha lista de itens para levar na mala de viagem e na bolsa de festival.
Ganhe insights
Ainda precisamos falar sobre isso
Apenas lamento que nesse intervalo de dez anos esse não seja ainda um assunto difundido pelos festivais daqui. Sei que há parte do público ciente da importância de proteger sua audição, mas não me deparei ainda com nenhuma ação de conscientização ampla promovida por um festival. Se você tem algum exemplo, me conte.
O fato é que perdemos naturalmente a capacidade auditiva à medida que envelhecemos, e a exposição a níveis altíssimos de decibéis, como a música ao vivo, pode acelerar esse processo. O ruído de um show varia entre 100 e 120 decibéis, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipula que 55 decibéis são o máximo que a audição suporta sem correr risco de danos.
Além do volume, o tempo de exposição também intensifica a perda auditiva. Quanto mais alto, menos tempo é necessário para haver um dano à audição. Segundo a OMS, a exposição a um ruído de 100 decibéis, como o de um show, só é segura por 20 minutos. Nos 120 decibéis, o tempo cai para 7 segundos. Em um show ou festival, os ouvidos ficam expostos por horas a esse volume.
Escolha o seu protetor auricular para show
O protetor auricular para shows está aí para que a gente possa curtir a música ao vivo sem prejudicar a audição. Como todo produto, há opções com preços, materiais e formatos diferentes. Mas de acordo com a OMS, os mais simples e baratos já são suficientes para oferecer proteção. Confira a seguir as alternativas disponíveis:
Alta fidelidade

Este tipo de protetor auricular para shows é o mais caro, mas também é o modelo desenvolvido especialmente para a experiência de música ao vivo. Eles reduzem o volume sem abafar o som, daí o nome alta fidelidade. Veja aqui modelos de alta fidelidade especiais para shows e festivais.
Silicone

São consideravelmente baratos. O principal efeito deles é abafar o som. É comum que os modelos venham com um cordão, o que é útil para garantir que você não vai perdê-los caso caiam da orelha. Veja aqui modelos de protetores feitos de silicone.
Espuma

Estes são os mais baratos de todos e muito fáceis de encontrar. Também vão abafar o som, mas conforme dito acima, a OMS os considera opções igualmente adequadas. Veja aqui os modelos mais baratos para proteger a audição.
Leia também: a melhor bolsa de festival
Crédito da imagem em destaque: Sebastian Ervi via Unsplash
Deixe seu nome na lista
Receba um email semanal do Festivalando sobre os principais festivais do Brasil e do mundo