playlist de viagem para buenos airesPatagoniaLandscapes via Shutterstock

Playlist de viagem para Buenos Aires: de Iggy Pop a MC Igu (e com Gardel, claro)

O fascínio que algumas cidades exercem sobre o imaginário de seus moradores e visitantes pode ser medido de várias formas. Estou começando a me convencer que uma delas é a quantidade de músicas sobre a cidade ou país em questão. Ao fazer a seleção para a playlist de viagem para Buenos Aires, me surpreendeu a quantidade e a diversidade de músicas sobre a capital da Argentina ou o próprio país.

Como já tinha adiantado no roteiro de turismo musical em Buenos Aires, tudo começa em tango mesmo. Não tem jeito. Dos clássicos Gardel e Piazzolla ao moderno, eletrônico e cheio de camadas do Gothan Project, é o tango que puxa a fila da playlist. Todos expressam sua admiração pela cidade, um sentimento que não fica restrito aos locais.

Joan Baez, Madonna, Iggy Pop e o rapper brasileiro de origens nipônicas MC Igu falam de Buenos Aires e da argentina também.

Mini-roteiro musical

Nessa playlist de viagem para Buenos Aires, passamos por lugares famosos. Um deles é o controverso Caminito (Gardel), um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Também passamos pelos bairros mais conhecidos da CABA (Ciudad Autónoma de Buenos Aires, nome oficial).

Primeiro, a Recoleta (Buenos Aires Project, outro representante do tango modernizado). Depois, o histórico bairro de San Telmo (Sexteto Milonguero, mais tango clássico). Em seguida, Palermo (com o francês Benjamin Biolay) e terminamos em Puerto Madero (com o mexicano DJ Straw).

Se você seguir esta lista de coisas pra fazer em Buenos Aires, vai passar por todos esses pontos e entender melhor porque eles foram dignos de transformarem em canções.

A viagem musical termina num caminho meio torto. Poderia ser uma música sobre o Boca, poderia ser uma música sobre a Bombonera – um ponto turístico da capital argentina. Mas a escolhida foi uma das músicas mais sensacionais do Mano Negra, “Santa Maradona”. Além de ser mais legal que as músicas sobre o time ou o estádio, é um hino de exaltação a um dos argentinos mais famosos do mundo, que fez parte da sua história nestes dois símbolos de Buenos Aires.

Playlist de viagem para a Argentina: aperte o play, por favor

Ouça as playlists de viagem do Festivalando e siga a gente no Spotify 😉

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário