Ao lado de nomes como o Abril Pro Rock (PE), Porão do Rock (DF) e Goiânia Noise (GO), o MADA (RN) é um dos festivais mais importantes do Brasil. Não somente por ser um dos mais longevos – pois em 2018, completam-se 20 anos de história. O Música Alimento da Alma, nome completo dessa entidade carinhosamente abreviada em MADA, chegou pleno à juventude. Mas também, porque junto com esses outros festivais, ele é responsável por deslocar o eixo dos festivais no Brasil, tradicionalmente concentrados no sudeste.
E o MADA é essa preciosidade do mundos dos festivais nacionais, pois está em um dos destinos de turismo mais desejados pelxs brasilierxs. Porém, pode ser que algumas pessoas ainda não estejam familiarizadas com o festival. Então, vamos apresentá-lo, para quem ainda não conhece. Ou relembra-lo, para quem achava que ele não comemoraria 20 aninhos.
Este ano, a edição marcada para os dias 12 e 13 de outubro vem com grandes comemorações e mudanças. Assim, não só clama por nossa presença, como torna o festival ainda mais interessante.
MADA, um festival para alimentar as almas com boa música
O MADA estreou em 1998, quando o movimento indie brasileiro começava a mostrar suas asinhas. Enquanto nem todo festival tupiniquim pensava em apostar nesse nicho, o MADA investiu. Apostou na efervescência desta nova cena. E foi assim que abriu espaço para muitos artistas indie nacionais e internacionais.
A partir desta aposta autêntica, conquistou um público fiel e antenado às novidades musicais. Com esmero de produção, tornou-se o festival de maior público no Rio Grande do Norte, e um dos maiores do nordeste.
Além disso, o MADA também foi responsável por movimentar a vida cultural do histórico bairro da Ribeira. Para quem vai à Natal, o bairro continua sendo uma referência de turismo, inclusive musical.

Quem passou pelo MADA fez história
A lista não é pequena. Afinal, foram mais de 600 artistas passando pelos palcos do festival. Há grandes nomes nacionais e ainda gringos – bandas dos Estados Unidos, França, Uruguai e Canadá pisaram em solo brasuca pra tocar no MADA. Mais legal do que isso, o festival foi palco de consagração de artistas como: Planet Hemp, Nação Zumbi, Pitty, Cansei de ser Sexy , Autoramas, Mundo Livre S/A, Móveis Coloniais de Acaju, Seu Jorge, Emicida e mais.
Também marcaram presença nomes contemporâneos de peso, tais como Tulipa Ruiz, Far From Alaska, Baiana System, Karol Conká e por aí vai…
O que esperar da edição de 20 anos?
Nesta edição, a organização promete promover um festival marcante. Assim, uma das primeiras ideias foi ampliar o evento, que passa a ser realizado em todo o espaço da Arena das Dunas, um dos estádios mais modernos construídos no país.
Além de muito espaço, nova Feira Mix, ativações de marcas e surpresas, serão mais de 20 atrações anunciadas para os dois dias do evento.
Os palcos, como sempre, seguem lado a lado com a mesma produção, em respeito a todos os artistas, seja de médio ou grande porte. E quem ganha com isso também somos nós, convenhamos, não é?
Há pelo menos 5 razões pelas quais você deve ir ao MADA este ano
#1 – Antes de tudo, o MADA vai comemorar 20 anos. Por isso, a organização está prometendo uma super edição!
#2 – Em segundo lugar, o MADA rola em Natal (RN), um dos destinos turísitcos mais bonitos do Brasil. Além das lindas praias da cidade, há vários outros paraísos nos arredores: em um pulo você pode estar no Recife, Paraíba, Sergie, Alagoas, Ceará… já pensou?
#3 – Ainda, é preciso reforçar que o MADA acontece durante um dos melhores feriados deste ano: 12 de outubro é na sexta! Asim, você tem ainda sábado e domingo para desfrutar tudo o seu destino de festival tem.
#4 – Este ano, O MADA acontece na Arena das Dunas, um dos melhores estádios construídos no Brasil.
#5 – Por fim e não menos importante: vamos estar lá! 😉 #FestivalandonoMADA
Serviço MADA
Onde: Estádio Arena das Dunas, Natal (RN)
Quando: 12 e 13 de outubro