lineup do lollapalooza brasil 2022I Hate Flash/Mangabeira

Lineup do Lollapalooza 2022: o que perdemos e o que ganhamos na programação

O lineup do Lollapalooza 2022 saiu. E tal qual esse mundo quase-mas-ainda-não-muito-pós-pândemico, ele é uma mistura de como as coisas eram antes da pandemia com o que é possível ser nesse momento de transição.

Das 70 atrações que se apresentariam no festival em 2020, antes que ele fosse cancelado por causa da pandemia, só 35 permaneceram no lineup do retorno do Lolla em 2022. Pela matemática óbvia, as outras 35 deram tchau. Outras 33 entraram no lugar.

As mudanças eram de se esperar. Afinal, teve artista que adiou turnê, artista que mudou data de turnê, artista que trocou um festival por outro. Tudo isso tendo como pano de fundo a escalada do dólar no Brasil, comprometendo bastante a organização de um festival que se ampara fortemente em atrações internacionais. Este é o lado do festival.

O lado do fã é o de quem comprou ingresso ainda em 2019, ou no mais tardar no início de 2020, segurou ele por praticamente dois anos e agora tem diante de si uma lista de artistas que não corresponde ao que ele investiu lá atrás. Mas que ao mesmo tempo pode corresponder a algumas boas mudanças. Sim ou não?

As “perdas” e “ganhos” do lineup do Lollapalooza 2022

Perdas e ganhos, nesse contexto aqui, são conceitos bem flexíveis que variam conforme o gosto musical de quem olha o lineup. Cada um vai ter o seu saldo final.

O fato é que o festival tentou ao menos manter a intenção geral nas letras grandes do cartaz, que são os principais chamarizes.

Trocou duas headliners mulheres (Lana Del Rey e Gwen Stefani) por outras duas mulheres (Doja Cat e Miley Cyrus). Trocou um mega rapper por outro mega rapper (A$AP Rocky entra no lugar de Travis Scott).

Saiu um dinossauro do rock para entrar outro (Foo Fighters no lugar de Guns ‘n’ Roses). E saiu um mega DJ (Armin Van Buuren) para entrar outro (Alesso)

No recheio, o lineup recebeu Jup do Bairro, Gloria Groove, Wombats, Black Pumas, Kaytranada. Deu tchau para Kali Uchis, Jaden Smith, Cage the Elephant, Vampire Weekend.

O pancadão do WC no Beat não vai ter mais Ludmilla, a principal convidada escalada em 2020, e retorna em 2022 com um time ligeiramente modificado.

Ah, o dono do festival, Perry Farrell, continua no lineup, naquele esquema “igual, mas diferente”: tocaria em 2020 com sua Perry Farrell’s Kind Heaven Orchestra e agora volta em 2022 com o Jane’s Addiction.

Nesse entra e sai de atrações, o que é perda e o que é ganho pra você? Dê uma olhada na tabela e faça o seu próprio balanço.

FICARAMSAÍRAMENTRARAM
A Day To Remember
509-E070 Shake
Alan WlakerAJRA$AP Rocky
Ashibah
Armin Van Buuren
Alessia Cara
BarjaBrockhamptonAlesso
Beowülf
Cage the Elephant
Alexisonfire
Boombox Cartel
Charli XCXAlok
Cat DealersCity and ColourAshnikko
Chemical SurfDenzel CurryBlack Pumas
Chris LakeGuns n’ RosesCaribou
Clarice FalcãoGwen StefaniDeorro
DjongaHayley KiyokoDetonautas
EdgarIlleniumDJ Marky
EmicidaJaden SmithDoja Cat
EvokingsJames BlakeFoo Fighters
Fancy Inc
Kacey Musgraves
Gloria Groove
FatnotronicKali UchisJack Harlow
FractaLL x Rocksted
King PrincessJane’s Addiction
FresnoLana del ReyJup do Bairro
GoldfishLauvjxdn
IdlesMadeonKaytranada
JãoMasegoKehlani
JetlagMikaKing Gizzard & the Lizard Wizard
LP
Perry Farrell’s Kind Heaven Orchestra
Lagum
MALIFOOR3hab
Machine Gun Kelly
Martin Garrix
Rex Orange County
Marina
MC ThaRezzMatuê
menores atosRita OraMeca
Pabllo VittarSan HoloMiley Cyrus
RashidThe Hu
Phoebe Bridgers
SilvaThe LumineersPlanta & Raiz
Terno ReiTravis ScottRemi Wolf
The StrokesTwo FeetThe Wombats
Victor Lou
Vampire Weekend
Turnstile
VINNEWallows
WC no Beat + Kevin O Chris + Haikaiss + PK + Felp 22 + MC TH + Hyperanhas*
Yungblud

*Esta é a configuração de 2022, com ligeiras mudanças. Em 2020, o previsto era WC no Beat + Ludmilla + Kevin O Chris + Haikaiss + Filipe Ret + PK + Felp 22

O saldo final do Lollapalooza Brasil 2022

Feitas as substituições, o lineup do Lollapalooza Brasil 2022 ficou com essa cara aí embaixo, já com a divisão das atrações por dia.

Os ingressos estarão à venda a partir do dia 18 de novembro — os preços ainda não foram anunciados. Antes disso, entre os dias 3 e 16 de novembro, quem comprou ingressos diários para a edição de 2020 poderá fazer a troca para um novo dia, no site do festival. O Lolla 2022 acontece nos dias 26, 27 e 28 de março de 2022.

lineup do lollapalooza brasil 2022

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

2 comments

Add yours
  1. Miguel Angelo 29 outubro, 2021 at 14:40 Responder

    Torcendo aqui para que o mundo quase-mas-ainda-não-muito-pós-pandêmico vire logo um mundo pós-pandêmico!
    Obrigado pelas sempre ótimas reportagens.

Deixe seu comentário